Gueixa

Certamente você já ouviu falar em Gueixas, como referência a uma tradição secular cultura japonesa. Também deve ter visualizado em imagens, livros e filmes essa figura feminina vestida em trajes típicos, com maquiagem característica, em atitude servil e expressão serena no rosto. Mas você sabe o significado de gueixa?

Um dos mais poderosos e populares símbolos japoneses, elas são cercadas por uma aura de mistério que intriga o mundo ocidental. Já em seu país de origem, são reverenciadas como motivo de orgulho e um dos principais ícones culturais.

Conheça a origem, significados e curiosidades sobre o símbolo da gueixa.

Qual é o significado da Gueixa?

A palavra gueixa vem do termo japonês geisha ou geiko e tem como significado “pessoa das artes” ou “artista”. Assim são conhecidas no Japão as mulheres preparadas desde muito jovens para desenvolver variados talentos artísticos como dança, música e pintura e que têm como função entreter clientes em casas de chá e outros estabelecimentos.

símbolo gueixa

Uma das características mais marcantes da gueixa é o jeito muito peculiar de se vestir, pentear e maquiar, o que pode levar horas até o resultado. Ao contrário do que se pode imaginar, pela placidez de seus gestos e expressão, não é nada fácil o ofício de uma gueixa. O treinamento e preparo é exaustivo e pode durar anos até que a jovem seja considerada apta a exercê-lo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Palhaço

Como “nasce” uma Gueixa?

Gueixas não nascem prontas. Elas começam a ser treinadas entre os 10 e 16 anos. No início, são chamadas de maiko (aprendiz) e durante o treinamento recebem aulas de canto, dança, música, arte japonesa e etiqueta, além de tarefas domésticas. Elas passam anos aprendendo como ser uma excelente anfitriã e como encarnar o personagem à perfeição.

Misteriosas e enigmáticas, com sua maquiagem pesada, de rosto muito branco e lábios em forma de coração, seu charme está justamente na dualidade entre a sedução e o recato, a submissão e o poder. Assim podemos definir as gueixas: são submissas, para conquistar e recatadas, para dominar.

O que é uma Gueixa?

Ser uma gueixa na cultura japonesa nada mais é do que interpretar um personagem, que começa desde a sua caracterização: roupa, cabelo, maquiagem até seus gestos refinados e discretos que tanto atraem e desafiam nosso olhar. O papel da gueixa é incorporar a perfeição em forma de mulher. Isso, é claro, dentro do contexto e dos valores da cultura oriental.

Para o mundo ocidental, tanta docilidade e submissão presentes no comportamento de uma gueixa pode soar estranho. Muitas pessoas, por desconhecimento, as veem como prostitutas ou cortesãs de luxo. No Japão, no entanto, as gueixas são consideradas guardiãs de uma tradição e costume secular japonês, sendo tratadas com admiração e respeito.

Representação de uma Gueixa

Em uma gueixa, a maquiagem excêntrica, constituída de pele alvíssima e lábios vermelhos em formato de coração, sobrancelhas escuras e olhos muito marcados, resulta numa verdadeira obra de arte viva. Também os cabelos, são penteados com esmero e arrematados com elegantes adornos. Muitas usam perucas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Rosa

Sua vestimenta típica, um quimono de seda, é arrumado com perfeição. Seus gestos são recatados e conservam uma expressão serena no rosto. Tudo na gueixa é milimetricamente estudado e representado. Elas dominam perfeitamente a arte de entreter e encantar. O resultado: um show de grande valor artístico e um patrimônio de seu país.

Origem histórica da Gueixa

Embora seja, hoje, um símbolo marcadamente feminino, o ofício das gueixas não começou com mulheres. Em sua origem, era exercido por atores e músicos (homens). Eram os chamados Otoki Geishas, que se apresentavam em festas e banquetes para pequenos grupos no Japão do século XVII. Seu papel era entreter pequenas plateias, dançando e cantando e encenando histórias.

Os homens desempenhavam esse papel porque naquela época o palco era proibido para mulheres. Por isso, quando elas passaram a atuar como artistas, seu espaço manteve-se restrito a festas privadas, em locais fechados. Surgiram assim, por volta de 1700, as Onna Geishas, mulheres no ofício de gueixa como é conhecido até os dias atuais.

As Gueixas na Literatura, Cinema e Teatro

Existem vários livros sobre gueixas, no gênero ficção e não ficção. No segundo gênero, temos Memórias de uma Gueixa, um romance escrito por Arthur Golden, que conta a vida de uma gueixa desde a infância. Embora seja um livro de ficção, dizem que se inspirou em uma das mais famosas gueixas japonesas, Mineko Iwasaki. A história virou um belo filme homônimo, dirigido por Rob Marshal. A temática gueixa também deu origem à famosa ópera Madame Butterfly, de Puccini.

Veja também. Significado do símbolo ->  Baleia

Veja também os significados dos símbolos Samurai e Daruma.

Significado da tatuagem de Gueixa

Como representam delicadeza, tradição e feminilidade, as gueixas são grande fonte de inspiração para quem gosta de tatuagens. A gueixa tatoo é uma das mais procuradas por mulheres, pelo fato de representar uma dualidade entre feminilidade e força; delicadeza e sensualidade. Embora seja também associada à submissão, quem escolhe uma tatuagem de gueixa, valoriza mais o aspecto cultural e misterioso do símbolo, do que propriamente essa atitude servil das gueixas do mundo real.

tatuagem de gueixa