Máscara

A Máscara é um acessório ou artefato popularmente utilizado para cobrir o rosto ou parte dele, com o objetivo de servir como disfarce, como objeto artístico, lúdico (em bailes, por exemplo), religioso ou de natureza prática (como as máscaras de proteção).

Uma máscara pode ser produzida com vários materiais, como papelão, pano, couro, madeira, entre outros. Tudo depende da ocasião e do seu simbolismo.

símbolo máscara

Simbologia da máscara

O simbolismo da máscara irá variar conforme os costumes nela propostos, afinal este é um artefato que tanto pode servir para revelar ou esconder uma identidade, como também transformar tal identidade e a vida de quem está por trás dela.

Isso pode ser visto nas histórias em quadrinhos, quando os super-heróis a vestem para se transformar naquilo que não são perante outras pessoas, disfarçando sua verdadeira identidade.

As máscaras são usadas de maneira tradicional em rituais ou procissões sazonais, bem como na representação de mitos de origem. Costumes cotidianos também podem estar relacionados às máscaras.

Na parte oriental do planeta, encontram-se de maneira mais comum os seguintes tipos de máscaras: as funerárias, as carnavalescas e as de teatro (que são as mesmas das danças sagradas).

Veja também. Significado do símbolo ->  Terceiro Olho

Máscara de Teatro

O símbolo da máscara como um elemento cênico teve seu surgimento no teatro grego, durante o século V a.C. A máscara simboliza, nesse contexto, os dois principais gêneros de teatro da época – a tragédia e a comédia: duas máscaras lado a lado que mostram um rosto triste e outro sorridente.

A máscara triste, do gênero de tragédia, abordava os temas relacionados à natureza humana, assim como o controle dos deuses sobre o destino dos seres humanos. Já a máscara do gênero de comédia, a máscara feliz, era basicamente um instrumento de crítica à sociedade e política de Atenas.

Essas máscaras de teatro eram trocadas várias vezes pelos atores durante os espetáculos para representar uma emoção ou um estado do personagem.

Máscara de Carnaval

A máscara de Carnaval surgiu com os nobres em Veneza, pois eles não queriam ser reconhecidos durante a festa e se misturavam assim com a camada inferior da sociedade.

As máscara carnavalescas contam um aspecto satânico na aparência para a expulsão do mal, como se fosse um catarse.

Para certas culturas, como as chinesas e africanas, as máscaras não podem ser manuseadas de qualquer forma, afinal elas são usadas em rituais e exigem cuidados especiais.

Veja também. Significado do símbolo ->  Buda

Atualmente, as máscaras de Carnaval são usadas no Brasil com grande popularidade nas festas de carnaval de salão.

máscara símbolo

Máscara Grega

Na Grécia Antiga, a máscara era um adereço que aparecia em várias situações, mas o mais tradicional e marcante era a máscara de teatro, como símbolo de identificação e representação de um personagem.

As máscaras eram maiores do que a cabeça do ator e evidenciavam o caráter do personagem.

Ainda na cultura grega, a máscara aparece durante as festividades do deus do vinho, Dionísio. Durante essas festas, os gregos usam máscaras feitas de folhas de parreira, pois acreditam que Dionísio está presente entre eles.

máscara grega

Veja também o significado do símbolo Vinho.

Máscara Funerária

Máscara funerária (ou mortuária) é uma espécie de máscara que era muito utilizada no antigo Egito, onde afirmava-se que a morte supostamente se reintegra, ou seja, ela servia para reter na múmia o alento dos ossos.

Os olhos das máscaras, nessa cultura, eram furados com o intuito de simbolizar o nascimento da alma do falecido em um outro mundo – era a representação do renascimento.

máscara funerária

Veja também o significado do símbolo Esfinge.

Máscara de Peste Negra

A máscara de peste negra ficou bastante conhecida durante o episódio da Peste Negra, na Idade Média, por ser semelhante a uma cabeça de ave com um bico enorme. Os médicos a utilizavam com o único propósito de não ficarem doentes e serem capazes de ajudar aqueles que já sofriam com a doença.

Veja também. Significado do símbolo ->  Alfa

No interior da máscara havia um composto de ervas, como a cânfora e mirra, para combater o processo de contaminação.

máscara peste negra

Tatuagem de Máscara

A tattoo de máscara possui uma imensa variedade de projetos faciais únicos ou distorcidos, com ideias demoníacas ou angelicais. Geralmente, uma tatuagem de máscara é feita para simbolizar a união de duas personalidades distintas de uma pessoa – quando esta mostra determinadas qualidades em seu meio social, enquanto outras ficam ocultas.

A dualidade dentro de um ser faz da máscara uma tatuagem muito procurada.