Figueira

Figueira é uma arvoreta que alcança no máximo seis metros de altura. Esse tipo de planta gera frutos – o figo – e se caracteriza por folhas verde-escuras que possuem pêlos finos e uma cor esbranquiçada na parte inferior.

Originária do Sul da Arábia, a figueira tem sua maior produção no Brasil no estado de São Paulo, onde é podada para que fique menor ainda do que o seu tamanho original para que colheitas, pulverizações, podas e até a incidência de luz sejam facilitadas.

símbolo figueira

A figueira se adapta muito bem em climas semiáridos, subtropicais e tropicais, não suportando geadas fortes.

Simbologia da figueira

De modo geral, o símbolo da figueira representa:

  • Prosperidade,
  • Abundância,
  • Castidade,
  • Segurança,
  • Fecundidade,
  • Imortalidade.

A figueira simboliza uma conexão com o sagrado e, por conta disso, aparece em várias religiões e como um elemento de inspiração para muitas civilizações.

A figueira no Cristianismo, por exemplo, aparece na Bíblia, sendo a terceira árvore a ser comentada no Antigo Testamento. Nele, é citado que Adão e Eva fizeram uso das folhas de figueira para criarem suas vestimentas, após ingerirem o fruto do conhecimento.

Além disso, a folha da figueira era usada para cobrir a área mais íntima de ambos, o que acabou trazendo a ideia de castidade para essa planta.

Veja também. Significado do símbolo ->  Shiva

figueira símbolo

O simbolismo da figueira na Bíblia também faz referência à prosperidade e segurança, pois era uma árvore muito nutricional e econômica nos tempos antigos.

Para o Budismo, a figueira também é uma árvore sagrada, pois significa “instrução moral”. A figueira no Budismo provavelmente descreve a própria árvore (Jaya Sri Maha Bodhi) que serviu de abrigo para Buda, quando este passou seu tempo meditando até encontrar a iluminação suprema.

Veja também o significado do símbolo Buda.

Por curiosidade, é considerada a árvore mais antiga do mundo plantada pelo ser humano e é vista como uma relíquia sagrada do Budismo, sendo um local onde muitos budistas e adoradores fazem orações.

Por isso, a figueira pode simbolizar a imortalidade e poder.

Representações da figueira

A figueira, em outras culturas, conta com representações distintas. O próprio fruto – o figo – é classificado como um recurso excelente para a alimentação. Isso porque, mesmo com seu processo de secagem, ele ainda permanece adequado à alimentação durante muitos meses.

Por exemplo no Egito, as figueiras eram reverenciadas por se associarem à abundância, prosperidade, fecundidade e à sabedoria espiritual.

Ainda para os egípcios, o fruto da figueira era um alimento utilizado para engordar os gansos a fim de produzir o foie gras – o fígado de ganso gordo. Também, o figo era um componente na preparação de pães, sendo eles acrescentados à massa.

Veja também. Significado do símbolo ->  Macaco

Em rituais de iniciação do Egito, os figos secos eram levados pelos faraós às suas sepulturas.

Na Roma Antiga, a técnica de engordar os gansos também ocorria, com o uso do fruto da figueira.

Na Grécia Antiga, em especial em Esparta, o figo (junto do queijo e da cevada) era um alimento de grande destaque.

Para as culturas maia e asteca, o uso da casca das espécies de figueiras nativas dessas regiões se dava na produção do papel que seria usado nos livros sagrados.

Certas espécies da figueira são relacionadas com o poder de cura por causa de suas propriedades, que estão presentes não só nos frutos, mas também em suas raízes, caules e folhas.

Figueira e os brasões

Duas nações no planeta possuem a figueira como parte de seus brasões.

Uma delas é a Indonésia, país do sudeste asiático. Em seu brasão de armas, a figueira (a espécie figueira-de-bengala) aparece no canto superior direito e tem como significado a unidade da diversidade, suas distintas vertentes culturais, com suas raízes e galhos acima do solo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cabeça

A figueira neste brasão é chamada de beringin.

O outro país é Barbados, país insular do Caribe Oriental, que tem a espécie figueira barbada (Ficus citrifolia) em seu brasão de armas, que foi incluída nele pela questão da beleza e vasta presença desta árvore na costa da referente ilha.

Fruto da figueira

O fruto da figueira é o figo, dono de propriedades nutricionais muito favoráveis à saúde. O figo é doce e possui poucas calorias, gerando vários benefícios ao corpo humano, como em controlar os níveis de colesterol e a pressão arterial, além de regular o intestino.

Rico em fibras, ácidos graxos e antioxidantes, o figo também contém alto teor de potássio, que contribui para o tônus muscular.

O figo ainda é uma fruta que pode ajudar no emagrecimento por gerar saciedade.