Dragão

Os dragões são criaturas místicas que povoam a nossa imaginação desde que somos crianças, não é verdade? Sempre os imaginamos como animais enormes, amedrontadores e que normalmente cospem fogo pela boca. É possível encontrá-los na literatura, em filmes e séries de TV, em objetos de decoração, em estampas de roupas e em diversos estilos de tatuagem.

simbolismo do dragão

Ficou interessado e quer descobrir mais sobre este ser místico? Confira este texto que preparamos para você!

Símbolo Dragão

O dragão é um dos vários símbolos que são comuns em diversas culturas por todo mundo, aparecendo em mitos da China, Japão, Coréia, Europa, Oriente Médio e até mesmo na América pré-colombiana. O termo dragão vem do verbo grego “drakein”, cujo significado é “aquele que enxerga longe”, referente à crença de que eles são guardiões de enormes tesouros.

Basta uma rápida pesquisa na internet para perceber que, geralmente, os dragões são retratados como grandes serpentes ou lagartos cheios de escamas e com asas. Sua aparência conta com alguns elementos místicos que pessoalizam seus atributos mágicos.

É um tipo de figura lendária que representa um animal com cauda de serpente, garras e asas. É uma mistura de serpente com pássaro, que é comumente encontrada em mitos e lendas, principalmente, as orientais.

Veja também. Significado do símbolo ->  Paz

Significado do Dragão

Mas qual é o significado desta criatura tão mística e cheia de mistérios?

O dragão é uma criatura enigmática e que causa terror na maioria das pessoas, pois é gigantesco e tem o poder de soltar fogo pela boca. Sua espetacular aparência gera interesse e muita curiosidade, pois o animal também é símbolo de força. Além da figura mitológica, dragão é uma palavra que pode ser utilizada de forma ofensiva para falar da má índole ou feiura de uma pessoa.

Na cultura grega, por exemplo, existe Ládon, também conhecido como o Dragão das Hespérides, que foi abatido por Hércules para que o herói conseguisse uma maçã de ouro. Há também o dragão derrotado por Jasão para conseguir o Velocino de Ouro.

Dragão oriental

O dragão é encontrado nas diversas culturas orientais, sendo apresentado em cada uma delas com diversas modificações. É bem fácil percebê-las, e podemos notar também na grafia dos diferentes locais, pois “dragão” em chinês é lon, yong ou ryong; em coreano e em japonês ryu. No Brasil, o dragão recebe a alcunha de oriental graças à nossa perspectiva ocidental. No entanto, no Japão, por exemplo, ele é visto apenas como o dragão de Tóquio. Por aqui, o dragão oriental às vezes também é chamado de dragão chinês.

Veja também. Significado do símbolo ->  Real

dragão símbolo

Nos países orientais, o dragão tem um simbolismo milenar de sabedoria, poder, nobreza, riqueza, força e proteção, representado como uma serpente gigantesca, envolta por escamas de carpa, dispondo de garras de águia, patas de tigre e dentes caninos que saem de sua boca. Por simbolizar a beleza, o dragão oriental é muito estimado como motivo para tatuagens. Algumas chegam a cobrir grande parte do corpo com desenhos envolvendo a enorme criatura mitológica oriental.

Dragão nos sonhos

Sonhar com dragão significa que suas amizades são verdadeiras e irão te proteger. Se você viu um dragão no seu sonho, fique tranquilo, pois seus amigos são leais a você e dispõem de muita influência. Isso significa que você está protegido.

No entanto, se eram vários dragões, não se distancie da pessoa amada, há um perigo de rompimento sem volta. Quando, em sonho, você é atacado por um dragão, significa que sairá vitorioso em um embate contra um forte adversário. Derrotar um dragão é um alerta para que não deixe a vaidade comandar a sua vida.

Se você viu um dragão atacando outra pessoa, fique bem atento, pois alguém em quem você confia tentará te trair. Ver um dragão morto em sonho significa que é sinal de recomeço, reconciliação e de renascimento.

Veja também. Significado do símbolo ->  Sereia

Dragão medieval

Na Europa medieval, os dragões eram vistos como criaturas enormes, que cospem fogo, invadem vilas e cuja ferocidade aterroriza as pessoas. Esta criatura povoava o imaginário das crianças e adultos, que viviam com medo de que algo pudesse lhes acontecer.

Tatuagem de Dragão

Os significados das tatuagens de dragão são muitos. Em uma cultura, ele pode ser apontado como um ícone de sabedoria e força. Já em outras, pode simbolizar o mau agouro. O dragão japonês e o chinês são os mais conhecidos, tais como os celtas. Geralmente realizada por pessoas que dispõem de uma personalidade forte, as tatuagens de dragão podem ser feitas tanto por mulheres quanto por homens. O tipo de desenho mais procurado é o de estilo chinês.

tatuagem de dragão