Esfinge

A Esfinge era uma figura muito presente tanto na arquitetura egípcia quanto na Mitologia Grega. Considerada uma criatura mítica, o simbolismo da esfinge está relacionado ao poder e à sabedoria. Normalmente, eram usadas como proteção nas portas dos templos e das pirâmides. Sua imagem é descrita como um leão com a cabeça de uma pessoa (normalmente de um faraó).

O que é uma Esfinge egípcia

Na cultura egípcia, as esfinges são vistas como guardiãs dos palácios, túmulos, templos e estradas sagradas. Elas são descritas de duas formas: Androsfinge (corpo de leão com cabeça de pessoa) e Hierocosfinge (corpo de leão com cabeça de falcão). Como as pirâmides do Egito, esses monumentos também eram usados como uma demonstração de poder.

esfinge egípcia

O significado de esfinge relaciona-se, portanto, com o poder soberano, o sol, o Faraó e a realeza. Normalmente, elas eram construídas para que seu rosto contemplasse o ponto onde nasce o sol e, assim, reafirmar sua posição como guardiãs das entradas. São figuras que representam o Rei e o Deus Solar através das características do próprio leão, o Rei das Selvas.

Veja também o significado do símbolo Leão.

A maior e mais famosa esfinge do Egito, e de toda história, está localizada no continente africano, no planalto de Gizé, a oeste do rio Nilo. Acredita-se que a Esfinge de Gizé, como é conhecida, tenha sido construída mais 3 mil anos antes de Cristo. Com seus 57 metros de comprimento, 6 de largura e 20 de altura, ela é a maior estátua esculpida em pedra que existe no mundo. O rosto da esfinge é considerado como sendo a cabeça do faraó Quéfren ou possivelmente de seu irmão, o faraó Djedefré.

Veja também. Significado do símbolo ->  Tridente

Veja também o significado do símbolo Pirâmide.

Mistérios da Esfinge de Gizé

Pesquisadores afirmam que a estrutura interna da estátua é muito maior do que se pode imaginar. Portanto, acredita-se que a esfinge ainda possua muitos túneis e passagens secretas que não foram descobertos.

Apesar de muitos estudiosos afirmarem que ela foi construída por volta de 3 mil anos antes de Cristo, a data real ainda é um mistério. Alguns estudiosos defendem que foi erguida muito antes do que conta a história oficial, cerca de 10 mil anos a.C..

Um dos mistérios mais recentes identificado pelos pesquisadores são as erosões de água no corpo da estátua. O vento e areia do deserto provocam erosões horizontais, mas foram verificadas marcas erosivas verticais, típicas das provocadas pela água. O curioso é que essas marcas só foram encontradas na esfinge.

Nariz da Esfinge de Gizé

Devido à ação do tempo e das explorações ao longo dos séculos, a esfinge apresenta diversos pontos danificados, um deles é o seu nariz que parece como se estivesse cortado. Há muitas teorias em relação a como o nariz da esfinge foi quebrado, uma delas é de que ele foi arrancado pelos turcos durante exercícios de tiro ao alvo, no período em que dominavam o Egito.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cegonha

Essa história desmente o que se conta sobre terem sido as balas de canhão do exército de Napoleão que infringiram o dano. Além disso, alguns desenhos pré-napoleônicos revelaram que o nariz já estava perdido muito tempo antes da chegada das tropas francesas ao Egito.

Esfinge grega

Na Grécia Antiga, a simbologia da esfinge possui uma conotação negativa, pois representa uma criatura destrutiva e carregada de má sorte. Segundo a Mitologia Grega, a besta maligna e tirana era um demônio filho de Quimera e de Ortros, porém, há quem diga que, na verdade, ela era descendente de Tifão e Equidna.

Diferentemente do que diz a cultura egípcia, a esfinge de origem grega é representada como um leão alado com uma cabeça de mulher, uma cauda de serpente e asas de águia.

Essas criaturas aladas eram tidas como uma representação cruel e traiçoeira da feminilidade pervertida. Elas assombrava a cidade de Tebas, utilizava enigmas e, quem errasse a resposta, era morto. O símbolo da esfinge grega era muito comum em pinturas de vasos e baixos-relevos.

Enigma da Esfinge

Segundo a lenda, uma esfinge foi enviada para a cidade de Tebas para punir um crime antigo. Lá, ela ficava na porta da cidade e perguntava aos que passavam o quebra-cabeça mais conhecido da história, chamado de “Enigma da Esfinge”. Ela dizia: “Decifra-me ou devoro-te: Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três?”

Veja também. Significado do símbolo ->  Bússola

As pessoas que não conseguiam responder, ou errava a resposta de seu enigma, eram espremidas, estranguladas e devoradas. É daí que vem a origem do nome esfinge, que deriva da palavra grega sphingo, cujo significado é “estrangular”.

esfinge desenho

Cansado da monstruosidade da esfinge, o rei de Tebas ofereceu a realeza para quem conseguisse destruí-la, e um jovem chamado Édipo resolveu o quebra-cabeça com a seguinte resposta: “O homem – que engatinha quando bebê (quatro pés), anda sobre dois pés na idade adulta e usa bengala quando é ancião (três pés)”

A esfinge, furiosa com tal resposta, teria cometido suicídio ao se atirar de um precipício. Outra vertente da lenda diz que ela devorou a si mesma.