Âncora

A Âncora é representada como símbolo de firmeza, esperança e fidelidade. Portanto, ela simboliza a parte estável de cada indivíduo que, em meio às tormentas da vida, opta sempre por manter a serenidade.

Significado de âncora

O significado da âncora tem vínculo com a sua utilidade, impacto e objetivo no que tange a instrumento utilizado em embarcações.

É sabido que essa peça de ferro fixada em uma corda ou corrente é utilizada para imobilizar um transporte flutuante. A âncora, que é composta por uma argola e duas ou mais pontas, geralmente é pesada e maciça e tem por objetivo manter a embarcação imobilizada.

simbolismo âncora

A âncora pode ser usada quando há a necessidade de fazer uma parada no meio do caminho, manter a estabilidade da embarcação ou em momentos de turbulência. Quando isso ocorre, a âncora mantém a embarcação estabilizada. Outro momento em que a âncora pode ser utilizada é quando a embarcação aporta em solo terrestre. Sendo assim, a ferramenta é fixada próximo às margens terrestres para que as pessoas possam desembarcar em segurança.

Ainda nesse seguimento, quando observamos os navegantes dizerem “lançar ou levantar a âncora”, pode-se entender, também por analogia, a atitude de permanecer ou ir para outro lugar. Tal frase pode ser entendida de outra forma, como mudança de atitudes ou tomada de decisões importantes. Essa frase, pode remeter, também, a alguma circunstância imutável, estável.

Veja também. Significado do símbolo ->  São Valentim

Simbologia da âncora

Tendo em vista a utilidade da âncora no ambiente aquático, ao fazermos uma analogia, pode-se entender que o significado está correlacionado com a estabilidade, segurança, firmeza, equilíbrio, força, garra e pausa.

A âncora pode estar relacionada, também, com a força existente no interior de cada indivíduo, que nos dá firmeza e equilíbrio perante às adversidades da vida.

Tatuagem da âncora

A tatuagem de âncora é considerada uma das tatuagens mais tradicionais.

Ainda que, inicialmente, ela fosse vista mais em corpos de indivíduos que tivessem relação com o mar, hoje isso não existe mais. Atualmente, o desenho de âncora está presente em corpos de indivíduos que tenham afinidade com o simbolismo do objeto.

Posto isso, a âncora pode ser tatuada com vários propósitos, como amuleto, homenagear alguém que trabalhe em alto mar ou simbolizar um relacionamento, por exemplo.

âncora símbolo

Há casais que optam por escolher esse desenho como forma de reafirmar o companheirismo e a fidelidade conjugal.

O local a ser feita a tatuagem pode variar conforme a preferência de cada um. Geralmente, mulheres optam por imagens mais delicadas nas extremidades do corpo. Já os homens preferem desenhos em grandes proporções, em lugares visíveis e mais detalhistas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cronos

Quando é feita em comum acordo entre duas pessoas, tendem a ser desenhadas nos tornozelos ou na panturrilha.

Significado bíblico da âncora

É possível encontrar mensagens referentes à âncora na bíblia. Na maior parte, elas aparecem no sentido figurado.

Nas escrituras, no livro de Hebreus, a âncora aparece no sentido de manter a esperança em dias melhores. Sendo assim, neste livro, a ferramenta utilizada em embarcações sugere que a coragem seja mantida até o cumprimento da promessa feita para aquele povo por Deus.

Âncora na religião

No que versa ao campo religioso, a âncora pode ser vista sob algumas perspectivas.

Uma delas é que pode ser entendida como uma cruz, a qual simboliza uma realidade atingível e contínua. No que tange ao semicírculo, o lado voltado para cima representa o mundo espiritual.

Âncora na amizade

A âncora pode ser escolhida para simbolizar uma amizade sólida e firme. Diante disso, quando duas ou mais pessoas decidem fazer uma tatuagem de âncora, significa que ela é baseada na lealdade e companheirismo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ouro

Significado de âncora com coração

As âncoras costumam ser a forma de mostrar o amor ao mundo para muitos casais. Isso se dá porque essa ferramenta representa a tranquilidade, uma base sólida e parceria.

Sendo assim, para reforçar ainda mais todos os sentimentos envolvidos, os casais decidem estampar na pele os sentimentos. Essa marcação é feita através da tatuagem de coração na âncora. Logo, quem observar esse tipo de tatuagem, saberá que o porto seguro daquela pessoa já foi encontrado.

Vale acrescentar que, no ramo jornalístico, o termo “âncora” conta com outro significado. Âncora é uma designação dada para um apresentador televisivo. Diante disso, espera-se que esse indivíduo possa transmitir as notícias com seriedade, celeridade e confiança, que são características típicas da ferramenta.