Chave

A chave é um objeto tão corriqueiro em nosso dia a dia que não paramos para pensar sobre sua importância e utilidade. Comumente associada a portas que se abrem, o que quer dizer oportunidades, começos e recomeços, a chave também serve para fechar portões, cofres, baús e cadeados. Por isso, também pode simbolizar algo muito bem guardado.

Quando queremos definir algo sigiloso, dizemos que está “guardado a sete chaves”.

chave símbolo

A chave também está presente em diversos contos infantis: as chaves que a bruxa usou para trancafiar João e Maria e as chaves do cômodo secreto de Barba Azul. Estas são apenas algumas delas. Mas sempre que aparece em um conto, a chave simboliza o elemento que guarda algo de valor incalculável ou a possibilidade de transpor uma barreira para o desconhecido.

Conheça agora algumas curiosidades e simbolismos da chave e suas interpretações em nossa vida.

Simbolismo da chave em nosso dia a dia

Entre outros significados, a chave simboliza mudança, passagem para o outro lado, descobertas e revelações. Ela nos permite descobrir o que existe atrás da porta, ou seja, o futuro. Abrir portas é também sair do isolamento e seguir para a vida.

A chave também encerra um duplo simbolismo: ao mesmo tempo que abre e revela, pode fechar, trancafiar e aprisionar. Pode ainda proteger: ao fecharmos a porta de nossa casa com a chave, evitamos perigos, invasões e roubos.

Com tanta riqueza de significados, podemos citar como simbologia da chave a conquista, o conhecimento e a prosperidade, bem como o segredo, a proteção, o isolamento e o mistério.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ampulheta

A chave no Cristianismo

No cristianismo, a chave é associada a São Pedro, o apóstolo, que dizem ser o guardião do Reino dos Céus. Com suas chaves, São Pedro teria o poder de abrir ou fechar as portas do Paraíso, recepcionando todos que lá chegam.

O símbolo da chave também está presente nos brasões do Papa e do Vaticano, compostos de duas chaves cruzadas, nas cores ouro e prata, representando a ligação entre o céu e a terra.

Também simboliza a capacidade de se abrir ao conhecimento e a novos aprendizados acerca da vida.

Veja também os significados dos símbolos Ouro e Prata.

A chave na Mitologia Romana

Na mitologia romana, a chave é símbolo de Janos, deus do Princípio e do Fim, também chamado de Guia das Almas. Deus solar, Janos fechava as portas de seu templo em tempos de paz e as abria em tempos de guerra.

Considerado pelos romanos o Deus das Portas, em sua imagem ele carrega uma chave na mão esquerda e, na direita, uma vara para afastar inimigos. Também possui duas faces, o que indica sua capacidade de enxergar céu e terra, interior e exterior.

Por outro lado, a chave de Janos apresenta um duplo significado (saída e entrada), dando a ele o poder de abrir portas e orientar caminhos.

A chave na Mitologia Grega

Entre os gregos, a chave aparece no mito de Hades, filho de Cronos, o deus do submundo e dos mortos. Casado com Perséfone, tem como símbolos a chave, o cetro, a cornucópia e o cão de três cabeças, Cérbero. Na literatura ateniense, ele é chamado Plutão ou Dis Pater (pai rico).

Veja também. Significado do símbolo ->  Âncora

A chave também tem presença na história de Hécate, considerada pelos gregos a rainha dos mortos. Deusa da feitiçaria, Hécate era guardiã do reino de Hades. Representada com três cabeças e segurando tochas, uma faca sagrada e uma chave, sua imagem era colocada nos portões das cidades e portas de casa, como símbolo de proteção.

Veja também os significados dos símbolos Hades, Cronos e Perséfone.

Simbolismo da chave no Esoterismo

No esoterismo, a chave está relacionada ao saber, à iniciação espiritual. Indica um elemento essencial para abrir as portas do conhecimento, o acesso a informações acerca da vida e do universo. Símbolo importante na Maçonaria, a chave representa a sabedoria oculta, algo que não se revela a qualquer um. Chaves cruzadas também indicam a liberdade e o saber, devido a dois poderes: abrir e fechar (guardar).

Já no baralho cigano, a chave é a carta de número 33, que simboliza mudanças e o fechamento de um ciclo para início de outro. Aconselha o consulente a não ter medo de ousar, nem se deixar levar pelo pessimismo. Ter coragem de usar a chave e abrir as portas para um novo futuro.

símbolo chave

Sonhar com chave

Quase todo elemento tem um significado positivo e outro negativo. No caso da chave, sonhar com uma geralmente é um sinal de boas notícias.

Veja também. Significado do símbolo ->  Maçã

Se onde existe chave, tem uma fechadura e uma porta, sonhar com esse objeto pode significar a solução de problemas, a abertura de novos caminhos e possibilidades de vitórias. Por outro lado, como a chave representa algo bem guardado, pode trazer um conselho para que você não se exponha demais para a(s) pessoa(s) errada(s).

Tatuagem de chave

Assim como a chave é um dos símbolos mais antigos que se conhece, a tatuagem de chave também remete a tempos ancestrais.

Já foi muito popular entre velhos marinheiros e praticantes de antigas religiões, onde representa segredos, mistérios e uma personalidade enigmática. Principalmente se for uma mulher, a tatoo de chave transmite a imagem de uma pessoa romântica, mas difícil de se deixar conquistar.

Essa tatuagem também apresenta diversas variações, podendo ser representada sozinha ou associada a outros elementos como coração, flores, fechadura ou frases. Vai depender da criatividade de cada um.

Outro significado da tatoo de chave é o fim ou início de um ciclo e a possibilidade de abrir novas portas.

Veja também: