Prata

Prata é o nome de um elemento químico. Embora não se saiba corretamente quem descobriu a prata, entende-se que ela é conhecida pelo homem desde a Pré-História. O símbolo químico da prata é Ag, com número atômico igual a 47 e massa atômica de 107,87.

Assim como o ouro, a prata é um metal precioso que se encontra em minerais ou de forma nativa, além de obtê-la a partir do trabalho em minas de ouro, chumbo, cobre e outros metais.

símbolo prata

Entre as principais características da prata está a sua cor, sua ductilidade e maleabilidade, além de ser um excelente metal condutor de correntes elétricas e calor.

Veja também o significado do símbolo Ouro.

Simbologia da prata

O principal simbolismo da prata vem de sua representação da Lua e de ser um princípio feminino, isto é, é lunar, passivo e branco se colocado em oposição ao ouro (que por sua vez é solar, ativo e amarelo, um princípio masculino).

Veja também o significado do símbolo Lua e Sol.

O símbolo da prata também está associada com a sua transparência e limpidez, assim como a água, representando:

  • Pureza,
  • Franqueza,
  • Fidelidade,
  • Consciência tranquila.

Na sua comparação com o ouro, a prata simboliza a sabedoria divina, enquanto que o ouro representa o amor divino para com os homens. Isso quer dizer que ouro e prata são exatamente fogo e água, dois exatos opostos.

Veja também o significado do símbolo Fogo.

A prata para os egípcios é considerada como o material dos ossos dos deuses, enquanto a carne deles é feita de ouro.

Veja também. Significado do símbolo ->  Flamingo

Já a prata na mitologia grega aparece nas flechas de Ártemis – deusa da Lua, da Virgindade e da Caça – que caça com arco e flecha. Ártemis é irmã gêmea de Apolo, deus do Sol.

prata símbolo

A prata e o Rei Nuada está presente na mitologia celta está relacionada com a dignidade real. Conta-se que quando o Rei Nuada estava impossibilitado de assumir o trono por causa de seu braço amputado (na primeira batalha de Moytura), seu médico lhe colocou uma prótese: um braço de prata.

Veja também o significado do símbolo Flecha.

Assim como deformidades e mutilações eram formas de desqualificar as pessoas naquela época, sua prótese de prata garantiu o reinado do Rei Nuada.

A representação da prata, quando vista sob a perspectiva da cromoterapia, trata de noções abstratas e espirituais:

  • A prata para os muçulmanos simboliza a eloquência e a fluidez. Na cultura islã, vestimentas na cor prata são usadas como forma de honrar pessoas inteligentes,
  • A prata no Cristianismo tem vários significados, pois depende do tempo a ser tratado.

De modo amplo, a cor prata simboliza a verdade – como, por exemplo, as palavras de verdade que foram ditas pelos lábios prateados de Abraão.

Em outro momento, a prata é sinônimo de luto, pois se refere às cinzas do fim da vida, bem como a ideia da velhice.

  • A prata no Hinduísmo está relacionada com a espiritualidade ou com a lua, quando em um contexto de solidão, já que ela é considerada uma deusa solitária que ilumina o planeta por piedade.
Veja também. Significado do símbolo ->  Triquetra

Na cultura do povo hindu, a cor prata não é recomendada para mulheres, pois pode sinalizar um apelo à viuvez ou indicar que já se encontra viúva.

Na psicologia em si, a cor prata é abordada como uma cor delicada e de requinte. A cor também pode mostrar que a pessoa possui uma vida solitária, mas que tem grande sabedoria e inteligência.

Misticismo da prata

Dentro da medicina antroposófica, a prata é considerada um remédio, pois auxilia no alinhamento dos corpos físico e astral, favorecendo uma melhora nos problemas digestivos e intestinais.

A prata também é vista como um produto regenerador do organismo, liberando-o de reações alérgicas.

Além disso, o metal pode estimular o tecido neurológico do cérebro, fazendo com que a energia flua pelos meridianos, isto é, há uma relação com as energias.

De acordo com a antroposofia, a prata reestrutura os corpos físicos e energéticos, pois os alinha com a inteligência universal, elimina as energias tóxicas da aura, energiza e equilibra a circulação da energia e equilibra os órgãos internos.

Utilização da prata

Como elemento químico, a prata surge em várias aplicações, como na fabricação de utensílios de cozinha, que é algo do cotidiano do ser humano, bem como:

  • Na produção de moedas,
  • Fabricação de certas armas, como punhais,
  • Em contatos elétricos,
  • Em ligas para solda,
  • Em materiais para odontologia,
  • Para fotografias antigas, quando precisam ser reveladas há a necessidade de uso dos sais de prata,
  • Na fabricação de espelhos,
  • Na fabricação de circuitos impressos,
  • Para a semeadura de nuvens a fim de forçar a ocorrência de chuva usa-se o iodeto de prata, muito embora o método e sua eficácia sejam contestados por especialistas,
  • Em baterias de alta capacidade.
Veja também. Significado do símbolo ->  Estrela-do-mar

Há nanopartículas de prata que são usadas em aplicações quando se precisa de propriedade antibacteriana.

Nas joias, a prata é um dos elementos mais populares ao lado do ouro: “Prata 950” e “Prata 925” são os dois tipos de pratas de lei, isto é, joias de qualidade e que apresentam pelo menos 80% de pureza. No caso, a “Prata 950” tem 95% de prata legítima e 5% de outros metais; já “Prata 925” tem 92,5% de prata pura e o resto vem de outros metais.

Veja também: