Nike

Nike é uma das marcas de maior notoriedade no que se refere a calçados, roupas e acessórios desportivos. Paralelo a isso, é uma palavra que nos remete a lendas, mitos e até mesmo eventos históricos. Quando foi fundada, em 1964, era chamada de Blue Ribbon Sports. No ano de 1971, trocou seu nome para Nike.

símbolo nike

Deusa Nike

É sabido que o símbolo da Nike tem como representação uma asa estilizada que, por sua vez, alude à Deusa Grega da Vitória. Essa deusa, cujos atenienses eram especialmente devotos, era representada como uma jovem alada. De acordo com os historiadores, a Deusa Nike tinha a habilidade de voar e correr em grandes velocidades.

Vale mencionar que os atenienses ergueram templos em sua glória, visando perpetuar as vitórias militares que iam sendo acumuladas.

Segundo os historiadores, quando a Batalha de Maratona foi vencida pelos Atenienses, Filípedes, o melhor corredor, foi designado para levar a notícia à cidade de Atenas. Essa informação era extremamente urgente, visto a promessa dos Persas: ao chegarem em Atenas, violariam as mulheres, torturariam todos os que encontrassem pelo caminho até a morte e destruiriam a cidade. Diante disso, se porventura os soldados atenienses perdessem a batalha, as mulheres ficariam incumbidas de matar seus descendentes e se suicidariam em seguida.

Veja também. Significado do símbolo ->  Nuvem

Nessa perspectiva, Filípedes, o mensageiro, percorreu o caminho que separava Maratona de Atenas, cerca de 42 quilômetros. Ele parou apenas quando chegou ao local mais alto e importante da cidade, cujo nome é acrópole, e gritou “Nike!” (Vitória!). Feito isso, anunciou ao povo que os atenienses ganharam a batalha contra os persas.

Ainda segundo os pesquisadores, o mensageiro morreu de esgotamento e deixou como legado o anúncio que hoje muitos esportistas carregam.

Tendo em vista todo esse contexto histórico, a marca norte-americana alude à deusa Grega Vitória, visto que o símbolo Nike, além de remeter às asas dessa divindade, também representa o vestido da Deusa ao vento.

Vale acrescentar que, na Antiguidade, era corriqueiro utilizar como cumprimento um sinal que era feito unindo todos os dedos com a mão aberta e excetuando o polegar. Desse modo, formava-se um V assimétrico, representação similar à marca de esportes.

Significado do símbolo da Nike

Em 1971, um dos fundadores e ex-CEO da empresa, Phil Knight, que era professor de contabilidade à epoca, solicitou a uma estudante de design que criasse uma logomarca, e que não fosse semelhante à da Adidas, empresa alemão que também atua no ramo esportivo. A escolhida, chamada Carolyn Davidson, entregou o trabalho com a ideia do Nike Swoosh, a marca de “certo” ou “check”. A intenção era indicar movimento e velocidade e, concomitantemente, aludir à deusa grega Nike.

Veja também. Significado do símbolo ->  Anéis Olímpicos

O símbolo foi vendido pela estudante por apenas 35 dólares. De acordo com o site da Nike, Knight disse na época: “Eu não amo isso, mas isso vai crescer em mim”. Após alguns anos, o símbolo passou a representar um marco para a história dos artigos esportivos e marketing. Além disso, segundo investidores, a marca é apontada como a mais valiosa do mundo.

Veja também o significado do símbolo Adidas.

Logo Nike

A marca Nike é cheia de símbolos e significados. No que tange ao slogan “Just do it” (Faça isso!), ele foi desenvolvido em 1988. Essa frase traduz a ideia de que não há obstáculos para atletas que treinam arduamente.

Desde o início da trajetória, a Nike vinculou atletas em potencial à marca, bem como equipamentos desportivos.

nike logo

A empresa, cuja sede está situada nos Estados Unidos da América, atualmente patrocina mais de 30 seleções e times de futebol pelo mundo. Além disso, a marca patrocina diversos jogadores de futebol que possuem carreira consolidada no meio futebolístico, como Cristiano Ronaldo, Neymar e teve Ronaldo Fenômeno como principal garoto propaganda da empresa nos anos 1990.

Veja também. Significado do símbolo ->  Arraia Maori

O símbolo é sinônimo de sucesso devido a razões que fazem diferença para o atleta, como qualidade e conforto, por exemplo. Simultaneamente, as campanhas de marketing colaboram para sua consolidação no mercado, o que contribui ainda mais para o sucesso.

Faz-se importante destacar que, em 2018, a Nike, pela primeira vez em sua história patrocinou um atleta profissional com paralisia cerebral. Justin Gallegos, estudante e atleta da Universidade de Oregon. O vídeo para celebrar tal contrato foi lançado em 6 de outubro, Dia Mundial da Paralisia Cerebral.