Círculo

Símbolo da espiritualidade. O ciclo da vida.  A representação do todo absoluto. São algumas das definições do Círculo, uma das formas geométricas mais antigas de que se tem notícia.

Para o Islamismo, o círculo é a forma perfeita. Para os hindus, está associado à evolução humana. Para a maçonaria, representa o cosmo e a totalidade, também conhecido como “o Olho Fechado de Deus”. Na tradição persa, o círculo é visto como uma simbologia do destino, e entre indígenas norte-americanos, como uma analogia do tempo.

círculo

Na Umbanda e Candomblé, o círculo traçado no chão é um espaço sagrado para as entidades. Entre os budistas, representa o ciclo contínuo da vida: nascer, morrer e renascer. Tantas interpretações do círculo em diversas culturas e doutrinas comprovam como esse símbolo vem influenciando a humanidade desde antes da Era Cristã. Mas você sabe o significado de círculo? Vamos dar literalmente uma voltinha ao redor do tema.

O que é Círculo?

A origem etimológica do termo círculo vem do latim circulus, que significa redondo. Uma das mais populares figuras geométricas, antes de ser reproduzido pela mão do homem, o círculo já existia na natureza, nas mais diversas formas, como o “miolo” de uma flor, a íris do olho humano, algumas espécies de frutos. Hoje, identificamos a forma circular em inúmeros objetos, como o prato, o pandeiro, a forma de uma pizza ou um disco de vinil.

Veja também. Significado do símbolo ->  Valknut

Na Geometria, chamamos de círculo a figura formada por um plano rodeado por uma circunferência. Muitos confundem círculo com circunferência, por serem ambos de forma redonda. Mas, para simplificar, podemos dizer que a circunferência é a borda (margem) de um círculo. E o círculo é a parte plana, que “preenche” a figura. Geometria à parte, o que interessa para nós nesse artigo são os mistérios e curiosidades presentes no símbolo de círculo.

Simbologia do Círculo

Desde a Antiguidade, o círculo é associado ao mundo espiritual, ao misticismo e à fé. Enquanto o quadrado representa a Terra, o elemento material, o círculo se relaciona diretamente à alma. E a razão para isso está exatamente em sua forma. Assim como o espírito, o círculo é indivisível, não tem começo nem fim. É perfeito e imutável.

Entre os esotéricos, o círculo simboliza a totalidade do universo: o todo absoluto, aquilo que é perfeito em si mesmo. Por acreditarem que ele possui poderes mágicos, é utilizado em vários rituais, representando a proximidade com Deus. Conheça algumas aplicações do círculo em doutrinas e rituais esotéricos:

O Pentáculo

Associado à magia e ao ocultismo, o pentáculo, do latim pentaculum, é um elemento tão antigo que há registros de sua presença em hieróglifos do Antigo Egito. Hoje é bastante usado em rituais de bruxaria moderna (Wicca), como um amuleto que protege contra o mal.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz de Nero

É composto de uma estrela de cinco pontas inserida dentro de um círculo, onde o ponto superior representa o espírito e os quatro outros se relacionam aos quatro elementos: Terra, Fogo, Água e Ar. Seu principal significado é a união do lado profano com o lado espiritual.

círculo pentagrama

O Escudo da Trindade

O Escudo da Trindade, que vem do latim scutum fidei, é um símbolo muito respeitado do cristianismo. É formado por 3 elementos (círculos) que se interligam na Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), sendo que o quarto círculo da imagem representa a unidade: as três partes que formam um só Deus.

Mandala – o círculo mágico

Também chamada de Círculo da Vida, a mandala é uma obra artística de origem muito antiga e de grande simbolismo espiritual. Seu nome, de origem sânscrita, significa círculo e é usada para meditação por hindus, budistas e monges tibetanos. Com seu desenho concêntrico, a mandala dá ideia de movimento permanente, como uma espécie de círculo espiritual.

Veja também o significado do símbolo da Mandala.

Outros símbolos que utilizam o círculo em sua composição:

Triplo Círculo – Esse símbolo é usado como amuleto e para saudar a deusa tripla (Donzela, Mãe, Anciã) nos rituais Wicca. Também chamado de Triskle Celta, está relacionado à natureza e aos quatro elementos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Naipe

Veja também o significado símbolo Triskle.

círculo triskle

Lua Tripla – Usado na Bruxaria Wicca, sua imagem é representada por três Luas: Crescente, Cheia e Minguante. Também conhecida como Lua Tríplice ou Triluna, faz parte da cultura celta e representa o ciclo da vida.

Círculo do Espírito – Também chamado de Círculo Espiritual ou Círculo da Deusa, é utilizado em rituais de Bruxaria Wicca. Sua imagem é formada por um círculo, que envolve duas linhas que se cruzam como se fossem flechas apontando em quatro direções, representando os quatro elementos: Água, Terra, Fogo e Ar.

Tatuagem de Círculo Zen

Muitos adeptos de tatuagem buscam entender o significado de círculo zen. Esse símbolo se origina do zen-budismo e é representado por uma imagem de círculos concêntricos que representam as etapas do desenvolvimento interior. Portanto, a principal mensagem do círculo zen é a busca da perfeição e da evolução espiritual.