Arca

Arca é uma antiga forma de mobiliário, conhecida também como baú. Geralmente, é uma estrutura retangular oca com uma tampa móvel. Sua utilização era principalmente para o armazenamento de roupas finas, comida, armas e até itens de valor.

simbolismo da arca

Inclusive, uma arca pode até guardar tesouros escondidos, como popularmente se diz.

Simbologia da arca

O simbolismo da arca está atrelado à (ao):

  • Renovação,
  • Transformação,
  • Proteção,
  • Divino,
  • Destino,
  • Renascimento.

O símbolo da arca é feminino e por isso representa o seio materno.

A arca simboliza ainda a transmutação dos metais na alquimia, por ser relacionada ao vaso alquímico, recipiente com este propósito.

A arca também aparece em mitos de heróis, pois representa a viagem em que eles são trancados em uma arca e entregues ao seu próprio destino, o que posteriormente mostra que os heróis passaram por um processo correspondente ao renascimento.

Arcas é o nome do filho de Zeus e de Calisto, na mitologia grega. De acordo com a lenda, a mãe foi transformada em ursa e em uma das versões fala-se de que Arcas quase a mata ao alvejá-la com uma seta.

Veja também. Significado do símbolo ->  Papagaio

Na mitologia grega, Arcas e sua mãe foram transportados juntos para o céu e transformados nas constelações Ursa maior e Ursa menor.

Veja também o significado do símbolo Zeus.

Arca da Aliança

Arca da Aliança é um símbolo da fé dos judeus, sendo o mais famoso artefato do Tabernáculo, do Templo de Salomão e do Templo de Herodes.

Esta arca era um grande baú de madeira revestido de ouro, confeccionado conforme as instruções de Deus, que ordenou Moisés de fabricá-la pelas mãos de Bezalel – artífice-mor dos hebreus daquela época.

A Arca da Aliança é conhecida por ter guardado as tábuas da lei (os Dez Mandamentos), a vara e amendoeira de Aarão e um vaso com maná.

De acordo com o texto bíblico, se a Arca da Aliança fosse tocada por sacerdotes ou levitas não puros, eles poderiam morrer fulminados. Apenas quem foi purificado por Deus poderia tocar ou se aproximar Dele, pois a arca representava a presença de Deus.

De toda forma, a Arca da Aliança foi o símbolo da proteção divina. Na Bíblia, ela ainda recebeu outros nomes, como: Arca do Senhor, Arca de Deus, Arca do Testemunho e Arca da Tua Força.

Veja também. Significado do símbolo ->  Boneco Daruma

Veja também os significados dos símbolos Selo de Salomão e Ouro.

Arca de Noé

A Arca de Noé está relatada na tradição cristã como um dos símbolos da misericórdia de Deus, sendo também um símbolo rico que representa o divino e a igreja, indicando a presença de Deus.

Na história bíblica, a Arca de Noé é o barco que, em Gênesis, aparece na narrativa do dilúvio. Construído por Noé, conforme instruções de Deus, tal arca serviu para salvar sua vida, de sua família e de todos os animais durante o dilúvio.

Sete dias antes do dilúvio, Deus disse a Noé que entrasse na Arca com a família e animais.

A partir disso, há a narração da navegação arca durante a tormenta até o recuo total das águas, fazendo com que a Arca de Noé ficasse encalhada no Monte Ararat.

A história representa a renovação, pois é sobre as águas do dilúvio que Noé carrega todos os elementos essenciais para que se restaure a vida, para que todo o ciclo dela seja garantido e que o desenvolvimento da espécie humana continue.

Veja também. Significado do símbolo ->  Fauno

Assim, a Arca de Noé é um símbolo da morada de Deus, uma aliança entre este ser superior e os homens.