Nuvem

É comum a crença de que as Nuvens são formadas diretamente pelos vapores d’água, mas não é bem assim. A nuvem é formada por gotículas da água presentes na atmosfera. Quando elas entram em contato com a água que se evaporou na Terra, essas gotas se resfriam e se condensam, solidificando-se em nuvens.

símbolo da nuvem

A meteorologia as classifica por altura em relação à Terra, cor, tamanho e posição (vertical ou horizontal). As de chuva são as cúmulos-nimbus, mais baixas em relação à Terra, escuras e grossas.

A nuvem é um elemento natural que está relacionada a fenômenos naturais, como a evaporação da água, a vinda da chuva, relâmpagos, trovões e raios. Por tudo isso, nossos antepassados atribuíram muitos significados ao símbolo da nuvem, e alguns deles permanecem associados a ela até hoje.

Quer saber mais sobre o simbolismo da nuvem? Então, continue a leitura!

Simbologia da nuvem

Em diversas mitologias, a nuvem atua como um intermediário entre os mundos humano e divino. Por exemplo, em mitologias que imaginam a morada dos deuses (o Monte Olimpo dos gregos ou a Asgard dos vikings), ou ela é cercada de nuvens ou é constituída por elas.

Nas Bíblias judaica e cristã, há vários momentos em que Deus aparece dentro de uma nuvem ou em forma de uma para interagir com os homens, coisa que também se percebe na iconografia cristã a partir do século XII (antes disso era proibida a representação de Deus), onde o símbolo para ele é uma nuvem com um olho ou mão saindo de dentro dela, cujos dedos podem soltar raios, que seriam as graças derramadas sobre a multidão.

Veja também. Significado do símbolo ->  Orquídea

Uma possível explicação para Deus só se mostrar aos homens em forma de nuvem pode estar no misticismo islâmico, religião que incorporou muito da cultura judaico-cristã. Assim como a nuvem filtra a luz para que ela não seja excessiva aos nossos olhos tapando o Sol, Deus pode se apresentar sob essa forma porque a visão integral dele de uma vez poderia aniquilar o ser humano, que não estaria preparado para compreender todo o seu poder. É por isso que momentos de epifania sempre se dão sob a sombra de uma nuvem, ainda segundo essa doutrina.

Outro significado de nuvem é a fertilidade. Para os antigos gregos, elas seriam a manifestação do princípio masculino da fertilização, o Pai Celeste que fecunda a Mãe Terra por meio da chuva. Os chineses as associam com boa sorte, por serem esse símbolo da fertilidade, e à metamorfose, normalmente relacionada a mudanças positivas, por causa do seu aspecto de impermanência.

Os hindus fazem esta mesma ligação. Para eles, nuvem simboliza volubilidade e desapego, por nunca ficar do mesmo jeito durante muito tempo.

Assim, o símbolo da nuvem também representa confusão, nebulosidade, realidade indefinida, misteriosa, difícil de descrever ou oculta.

Veja também. Significado do símbolo ->  Timão

Nas histórias em quadrinhos, a nuvem costuma ser usada para representar os pensamentos de um personagem.

Nuvem na tecnologia

Atualmente ganha cada vez mais popularidade trabalhar e armazenar dados em nuvem. Mas, afinal, o que seria isso?

Nuvem na tecnologia é um conceito que permite que qualquer pessoa tenha acesso a aplicativos sem precisar instalá-los em sua máquina, e assim possa trabalhar remotamente, de qualquer aparelho. Ao armazenar dados que produza, pode acessá-los a partir de qualquer computador, porque eles estariam não num disco rígido específico, e sim numa rede que conecta todos os aparelhos ligados à Internet, que é o que se chama “nuvem” nesse contexto.

Além disso, no mundo dos emojis, a nuvem simboliza referência a condições climáticas ou a pensamentos.

Tatuagem de nuvem

Geralmente, são mulheres que a fazem. Os significados podem abranger ligação com o mundo celeste ou espiritual, consciência da impermanência das coisas do mundo material, prática do desapego, leveza, ludicidade, mundo onírico. A nuvem pode estar presente tanto como complemento a uma paisagem como protagonista do desenho; neste caso, é muito comum à sua associação com a chuva.

Sonhar com nuvem

Para conseguir interpretar o seu sonho, observe aspectos como cor da nuvem e seus movimentos. Alguns exemplos:

  • Sonhar com nuvens brancas: seus objetivos e metas, principalmente se forem na área profissional, serão alcançados. Se entre elas houver um arco-íris, significa que você tem muito claro na cabeça aonde quer chegar, o que é excelente.
  • Sonhar com nuvens escuras: estas nuvens mostram que você está passando por um período difícil, devido a um estado depressivo ou de confusão mental. Isso tornará mais difícil a realização dos seus objetivos, até porque você não está em condições de decidir nada. Sua prioridade agora deve ser voltar a um estado em que você se sinta melhor consigo mesmo, antes de tratar dos seus outros objetivos de vida.
  • Sonhar com nuvens em movimento: preste atenção em pessoas ou energias que estão entrando na sua vida agora, pois elas podem ser a chave para você obter coisas que sempre quis. Aproveite logo essas oportunidades, pois, tal como as nuvens, elas não vão durar muito tempo.
  • Sonhar com nuvens caindo: você descobrirá segredos inesperados, que te deixarão fora do prumo por algum tempo.
Veja também. Significado do símbolo ->  Urso