Olho

É difícil imaginar nossa vida sem o sentido da visão. É através dos olhos que nos orientamos, contemplamos belezas, aprendemos e evoluímos. Nossos olhos expressam amor, temor, coragem, ira, dúvida e curiosidade. Talvez seja por isso que a humanidade, desde os tempos antigos, tenha atribuído ao símbolo do olho um significado especial e, por vezes, místico.

Substantivo masculino, que vem do latim oculus, o olho é um dos dois órgãos do corpo humano que nos permite usar o sentido da visão.

simbolismo do olho

Considerados “os espelhos da alma”, os olhos atraem tanta curiosidade e encanto que têm seu poder imortalizado em pinturas, poemas e canções, como “os olhos de mar”, de Luciana ou os “olhos de ressaca”, de Capitu. Da antiguidade até os dias atuais, os olhos dizem muito mais do que podemos imaginar.

O olho nas expressões populares

O significado do olho é tão grande em nossa vida que está presente em incontáveis expressões populares. Conheça algumas:

  • Estar de olhos bem abertos – estar atento.
  • Ficar de olho – vigiar movimentos.
  • Custar “os olhos da cara” – ter um preço muito alto.
  • “Comer com os olhos” – cobiçar.
  • Ter o olho maior que a barriga – comer por gulodice.
  • Encher os olhos – agradar a vista.
  • Não pregar o olho – passar a noite em claro.
  • Ir para “o olho da rua” – ser expulso de algum lugar.
  • No olho do furacão – no centro da confusão.
  • Num piscar de olhos – de repente.
  • Ser a menina dos olhos de alguém – ser muito importante para essa pessoa.
Veja também. Significado do símbolo ->  Raio

O simbolismo do olho

O olho simboliza, para diversos povos, a percepção intelectual e a clarividência. Para os orientais, o olho direito representa o Sol, a ação e o futuro, sendo que o olho esquerdo representa a Lua, a passividade e o passado.

Embora com simbolismos opostos, olho direito e olho esquerdo se unificam na mesma visão, pelo terceiro olho, também chamado de olho de Shiva, que tem o poder de proporcionar uma visão interior.

Veja também os significados dos símbolos Shiva, Sol e Lua.

O Olho que tudo vê

Em diversas doutrinas religiosas, “o olho que tudo vê” representa conhecimento espiritual e sabedoria. Também conhecido como “olho da providência”, é formado pela imagem de um olho dentro de um triângulo.

No Cristianismo, o “olho que tudo vê” também é conhecido como “olho de Deus”. Cercado por raios de sol, representa a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo e a onipresença de Deus.

Esse símbolo também aparece inserido no Hamsá, um dos mais populares símbolos esotéricos. Também chamado de Mão de Fátima, o Hamsá é representado por uma mão aberta e é considerado um amuleto poderoso contra energias negativas.

Já na Maçonaria “o olho que tudo vê”, está associado ao “Grande Arquiteto da Humanidade”, que acompanha e vigia as ações de seus membros para que ajam corretamente.

Veja também os significados dos símbolos Olho que Tudo Vê, Hamsá e Mão de Fátima.

O Olho de Hórus

A simbologia do olho no Antigo Egito remete ao Olho de Hórus, que está associado ao deus dos Céus, Hórus, filho de Osíris e Íris. Na mitologia egípcia, o Udjat (olho direito) representa o Sol e Wedjat (olho esquerdo) representa a Lua. Juntos, os dois olhos simbolizam a força do Universo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Fogo

Muito popular em joias e adereços, o Olho de Hórus é usado como amuleto de proteção, representando o olhar justiceiro de Hórus, que confere ao seu portador coragem, sabedoria e clarividência.

Na religião Wicca, é usado como energizador, trazendo ao usuário equilíbrio e poder de cura.

O Terceiro Olho

Entre os hindus, budistas e indianos, o terceiro olho simboliza iluminação e sabedoria interior. Inserido como um ponto ou tatuagem entre as sobrancelhas, o terceiro olho é conhecido também como Ajna ou “o olho da sabedoria”. Atua como um sexto chakra e, segundo a tradição hindu, acentua a nossa capacidade intuitiva e percepção.

Veja também o significado do símbolo Terceiro Olho.

Olho Grego

Também conhecido como Olho Turco, trata-se de um amuleto de proteção contra inveja e mau olhado. Não tem associação com qualquer religião, mas é muito popular no mundo todo, sendo encontrado com mais frequência em países do Oriente Médio.

Usado como amuleto ou em tatuagens, o Olho Grego é um símbolo de sorte e proporciona proteção contra energias negativas.

Mau olhado

Para algumas religiões e crendices, o olhar tem grande poder, tanto para o bem quanto para o mal. Um olhar de inveja pode sugar a energia de alguém, causando mal a essa pessoa.

Veja também. Significado do símbolo ->  Peixe

O olho gordo ou mau olhado simboliza a capacidade de prejudicar alguém, de forma intencional ou não, a partir do olhar.

No Islamismo, acredita-se que o mau olhado pode chegar a causar a morte de alguém. Na Umbanda, religião de origem afro, banhos de descarrego ou de sal grosso protegem contra o mau olhado. E as benzedeiras do tempo da vovó eram conhecidas por tirar o olho gordo, benzendo com galhos de arruda.

A tatuagem de olho

A tatuagem de olho, na maioria das vezes, é uma escolha de fundo místico ou esotérico. Quando se opta por uma tatuagem assim, a mais procurada é o “Olho que tudo vê”, que traz uma mensagem de retidão e compromisso espiritual.

Representada por um olho dentro de um triângulo, essa tatuagem tem um simbolismo espiritual, como se fosse “o olho de Deus”, protegendo e ao mesmo tempo guiando o tatuado.

Outra tatoo de olho muito comum é o “Olho de Hórus”, representado por um olho estilizado. Essa tatuagem simboliza proteção, clarividência e cura. Também a tatuagem de “Olho Grego” representa a busca de proteção contra mau olhado e inveja.

Veja também os significados dos símbolos