Andorinha

Andorinha é o nome que descreve um grupo de aves passeriformes, conhecida por ser a mais migratória do mundo. Com cerca de 80 espécies, esse animal apenas não é encontrado na Antártida pela questão da baixa temperatura.

Em geral, a andorinha é predominantemente azul com o peito de um tom acinzentado claro. Como ave de pequeno porte, ela possui asas mais longas e pontiagudas, com uma cauda que pode ser bifurcada. andorinha símbolo

Significado místico da andorinha

A simbologia da andorinha está atrelada com estes aspectos:

  • Esperança,
  • Boa sorte,
  • Amor,
  • Fertilidade,
  • Ressurreição,
  • Alegria,
  • Luz,
  • Pureza,
  • Primavera,
  • Renovação,
  • Família,
  • Romantismo,
  • Lealdade,
  • Metamorfose,
  • Verão.

A andorinha na China está associada com a fertilidade. Há uma lenda onde diz que Confúcio, pensador e filósofo, nasceu a partir de um ovo de andorinha.

Além disso, na China antiga, um casal de andorinhas era considerado um símbolo de fidelidade. A relação da chegada e partida de tais aves correspondia à data dos equinócios; o dia em que as andorinhas retornavam, no equinócio de primavera, remetia à ocasião de rituais de fecundidade.

A andorinha na mitologia grega tem ligação com Ísis – a deusa da fertilidade, da maternidade e da natureza – que, às vezes, se transformava nesta ave. Como esposa de Osíris e mãe de Hórus, conta-se que Ísis se transformava em andorinha durante o período da noite para voar ao redor do sarcófago de Osíris para lamentar sua morte.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cronos

Os gregos ainda consideravam as andorinhas um elemento excelente para o equilíbrio ambiental, pois elas eram capazes de combater insetos nocivos.

Já a andorinha no Mali, país africano, considera esse pássaro o símbolo da pureza, sendo a manifestação de Faro, o senhor das águas, do verbo e da pureza. O simbolismo da andorinha, nesse caso, se associa com a fertilidade da terra e da mulher, que recolhe o sangue das vítimas que são oferecidas nos sacrifícios a Faro e o leva até os céus – o retorno vem em forma de chuva.

O símbolo da andorinha ainda aparece na cultura islã, pois essa ave é conhecida como “pássaro do paraíso”, representando a renúncia e a boa companhia.

Já para os persas, a andorinha significava a solidão, a separação dolorosa e da emigração, provavelmente por conta da própria migração característica da ave.

Existe uma lenda popular na Valônia, região no sul da Bélgica, que diz que uma andorinha retirou, com a ajuda de seu bico, um a um os espinhos que machucavam a testa de Jesus Cristo. Por isso, derrubar um ninho de andorinhas traria uma punição do céu.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pirâmide

Na cultura de Portugal, é possível encontrar a imagem da andorinha em vários locais, decorando murais e artesanatos, assim como presente em canções e poesias, o que provavelmente se deve ao passado dos navegadores portugueses e suas atividades de descobertas de novas terras.

Por fim, a andorinha tem um comportamento bastante interessante quando associada ao amor e fidelidade, pois ela é uma ave monogâmica, isto é, ela permanece com um parceiro durante toda a existência.

Sonhar com andorinha

Sonhar com andorinha significa paz e harmonia na vida.

Ver um bando de andorinhas pousadas remete à paz no cotidiano e momentos felizes, enquanto que ver andorinhas voando é sinal de mudanças.

Andorinha ferida ou morta em sonho é um prenúncio de tristeza fatal.

Se uma andorinha entra na casa do sonhador, o sonho sinaliza a visita de uma pessoa querida.

Migrações das andorinhas

A migração das andorinhas acontece em grupos pequenos ou grandes, pois é uma forma de as andorinhas se protegerem dos predadores e como uma forma de garantia de companhia no lugar de destino.

Portanto, as andorinhas são vistas como aves que não gostam de solidão.

O início da migração ocorre em setembro e dura em torno de dois meses, com uma estimativa de viagem de aproximadamente 71 mil quilômetros por ano.

Veja também. Significado do símbolo ->  Baleia

Curioso frisar que, por ser conhecida como a “ave da partida e do regresso”, a migração das andorinhas se liga ao conceito de Yin Yang, com base na questão sazonal: o inverno (yin) é o período em que as andorinhas se refugiam e o verão (Yang) é o momento em que elas começam suas “viagens”.

Veja também o significado do símbolo Yin Yang.

Tatuagem de andorinha

A tattoo de andorinha começou a ser apreciada ainda no início do século XX – porque os marinheiros sabiam que estavam próximos de terra firme quando eles viam andorinhas voando em alto mar, levando ao significado de boa sorte nesta nova terra.

andorinha tattoo

Segundo uma lenda, os marinheiros que morreram em alto mar tinham suas almas levadas pelas andorinhas.

Atualmente, a andorinha em tatuagem é símbolo de lealdade, amor, sorte, renovação e fidelidade.

Veja também os significados dos símbolos: