Arraia Maori

A arraia é um animal marinho, cuja leveza enquanto nada chama a atenção. Parecida com uma pipa, a arraia é bastante bela e faz parte da família dos tubarões, sendo um ser calmo.

No entanto, quando é ameaçada ou se sente testada de alguma maneira, pode reagir de forma instintiva e aplicar uma ferroada com o espinho que existe em sua cauda.

Por sua distinção, a arraia está presente em várias culturas. Uma delas é a cultura maori.

O que significa arraia maori

O significado de arraia maori faz referência a um dos vários animais considerados sagrados para os povos nativos da Nova Zelândia, que, no caso, eram os povos indígenas conhecidos como tangata whenua, que na língua Maori quer dizer “povo da terra”.

Curiosamente, a Nova Zelândia foi um dos últimos países a serem colonizados, o que proporcionou uma cultura basicamente livre das influências exteriores, garantindo a presença de todas as suas tradições.

Para a cultura maori, os animais faziam parte de sua simbologia, podendo aparecer em seus rituais ou também em suas tatuagens – processo muito simbólico e marcante para tal povo. As tatuagens eram capazes de expressar posição social, sabedoria, nobreza, conhecimento, habilidade e até experiência pessoal.

Veja também. Significado do símbolo ->  Lua

Ou seja, quanto mais um guerreiro fosse tatuado em seu corpo e cabeça, mais nobre ele era.

Qual o significado da arraia maori?

O significado da arraia maori demonstra a sabedoria e a proteção. No entanto, o símbolo da arraia maori pode também ser um sinal indicativo de perigo, pois esse animal pode atacar certeiro e fatalmente seu opressor graças ao espinho venenoso em sua cauda.

Inclusive, existe um ditado dos povos maori que diz que: “Sábio é o homem que deixa a arraia em paz”.

O significado místico e espiritual da arraia maori é, em suma, a representação do perigo, da sabedoria e da proteção. A arraia maori simboliza o quanto sua sabedoria é sutil, em especial pela sua leveza quando se movimenta na água, não esquecendo porém sua complexidade e seu lado perigoso graças ao ferrão em seu corpo.

Dessa forma, a simbologia da arraia maori é ao mesmo tempo representar tal perigo e indicar a proteção, pois ela reage contra uma ameaça.

Tatuagem de arraia maori

Assim como para o antigo povo maori, a arraia maori é uma das opções mais buscadas para tatuagens, tanto em homens quanto mulheres. Vale mencionar que outros animais em suas versões maori conquistam muitos que procuram uma tatuagem diferenciada e com muito significado.

Veja também. Significado do símbolo ->  Formiga

Tratando-se da tatuagem de arraia maori, a simbologia envolve as seguintes ideias:

  • Símbolo de sabedoria, em especial para pessoas que se identificam ou mesmo possuem uma ligação forte com essa qualidade,
  • Símbolo de proteção, quando a pessoa sente que faz parte de seu comportamento colocar sempre a sua proteção em primeiro lugar,
  • Símbolo de perigo, representando quem se identifica com a questão de proteção e perigo ao mesmo tempo, sendo um ponto de vista de autocuidado,
  • Símbolo de leveza e elegância, cujas características podem combinar com pessoas que as apresentam durante o cotidiano.

Uma tatuagem de arraia maori pode conter outros elementos importantes e que possuem também simbologias para tais povos antigos. Geralmente, a arraia pode vir acompanhada da água-viva (que significa calma e serenidade), tartaruga (que representa a família), tubarão (que expressa determinação e força) e koru (que quer dizer recomeço).