Shiva

shiva símboloShiva é um deus do hinduísmo e um símbolo da trindade hindu. O significado de Shiva é muito complexo e, muitas vezes, os ocidentais não conseguem entendê-lo. Shiva, no hinduísmo, é um deus supremo, e seu simbolismo está ligado como o destruidor e regenerador. Simboliza o poder da regeneração e da destruição ao mesmo tempo.

A simbologia de Shiva também o descreve como o “benéfico” e como o criador do Yoga, em razão de sua condição de transformador tanto do físico, quanto do emocional e espiritual.

O deus Shiva pertence à suprema trindade da religião hindu, composta também por Brahma, o deus da criação total, e Vishnu, o deus da preservação.

As representações de Shiva são inúmeras, mas a mais comum é como gênero masculino, sentado em cima de uma flor de lótus. Nessa imagem, Shiva está com as pernas cruzadas e possui quatro braços, dois deles estão pousados sobre as pernas enquanto um outro segura um tridente, simbolizando a trindade mencionada anteriormente, e o último braço está com a mão em sinal de benção na altura do peito.

Veja também os significados dos símbolos Flor de Lótus e Tridente.

Em cima de sua cabeça, contém uma vasilha para representar o poder da água que foi dado à humanidade, simbolizando o rio sagrado dos hindus, o Rio Ganges. E, ainda, acima de sua cabeça, está uma lua crescente, simbolizando que a natureza sempre se renova, figurando assim o principal poder se Shiva, que é o da regeneração, depois da destruição. Por isso, Shiva é considerado um deus dos ciclos da natureza.

Veja também. Significado do símbolo ->  Duende

Veja também o significado do símbolo Lua.

Abaixo de Shiva, existe uma pele de tigre que simboliza a força e a vitória de Shiva. Em muitas imagens de representação de Shiva, existem algumas cobras enroladas em seu pescoço e corpo que significa o poder da imortalidade, a energia vital, a chamada energia Kundalini.

símbolo shiva

Quantos ao cabelo e olhos de Shiva, existe uma lenda de que ele possuía cabelos compridos pois nunca os havia cortado. E nos cabelos existia o poder, energia e até mesmo magia de Shiva. O coque de Shiva é muito semelhante a uma coroa. O olho na testa de Shiva representa o fogo da destruição e os raios das tempestades da natureza, que, para os hindus, simbolizam esclarecimento e inteligência. O chamado terceiro olho.

Veja também os significados dos símbolos Tigre, Fogo e Raio.

Shiva também é representado de diversas outras formas, como por exemplo Shiva Nataraja, que é a representação de Shiva dançando como o rei da dança e da meditação. Shiva, sendo um grande dançarino cósmico, realiza sua belíssima dança só para destruir tudo que necessita ser destruído no mundo e no universo, para que o deus Brahma estabeleça novamente a criação ou que o próprio Shiva faça a regeneração.

Veja também. Significado do símbolo ->  Samurai

Shiva realizada a dança da bem-aventurança dentro de um arco de fogo, dança essa que realizada enquanto o universo todo era criado por Brahma. Dança em cima de um demônio representado por um homem pequeno, chamado de Apasmara, que representa a vitória sobre a ignorância e a escuridão.

Essa imagem toda representa uma mensagem para ir além das aparências, vencer a ignorância e enxergar a verdade através do terceiro olho.

Shiva Bhairava é a representação de Shiva irado, em contrapartida à destruição do mal. Sempre representado junto de um animal, veste uma pele de tigre e um avental constituído por ossos. Outro aspecto é um cachorro que ele utiliza como seu veículo cósmico divino.

Veja também o significado do símbolo Cão.

Existe até uma lenda de que, por uma ocasião, Shiva teria se irado contra Brahma e se tornado Shiva Bhairava, acabando por decapitar uma das cinco cabeças de Brahma. Por isso, em algumas representações Shiva Bhairava está representado com uma cabeça em suas mãos que seria a quinta cabeça de Brahma. Como castigo, ele teria sido condenado a levar consigo a cabeça por milênios até que Brahma lhe absolvesse.

Veja também. Significado do símbolo ->  Árvore

Entre as lendas de Shiva, a mais famosa é a com Parvati, sua esposa. Sempre que ele está representado com ela ao lado, a imagem significa a dualidade do universo, o masculino e o feminino, o dia e a noite, o frio e o calor, o branco e o preto. Logo, Shiva também pode ser considerado como o deus da fertilidade, quando está com sua esposa.

Veja também o significado do símbolo Yin Yang.

Quando está representado como deus da fertilidade, é colocado na imagem o órgão reprodutor masculino, chamado de Linga de Shiva, e simboliza a energia vital Kundalini, que parte do chakra básico que fica na altura no órgão e sobe em espiral pela coluna vertebral até atingir a glândula pineal. Quando isso ocorre, o ser atinge a Iluminação.

Junto de sua esposa Parvarti, Shiva teve um filho, um elefante chamado de Ganesha, que é o deus da fortuna e riqueza.