Cruz de Caravaca

A Cruz de Caravaca é um símbolo cristão bastante antigo, aparecido misteriosamente numa região espanhola chamada Caravaca, na época da dominação dos mouros. Por conta da sua lenda, que será narrada neste texto, a Cruz de Caravaca simboliza a providência divina, que vem em pronto socorro de quem tem fé – isso também a faz ser associada com a cura de muitas doenças e a realização de muitos milagres.

símbolo cruz de caravaca

Vamos ver neste texto um pouco da simbologia da Cruz de Caravaca, que explica por que ela continua sendo tão popular atualmente, inclusive para tatuagens. Continue lendo!

A lenda da Cruz de Caravaca

Numa época em que os árabes dominavam a Espanha (algumas versões apontam o ano de 1232; outras, alguma data do século XIV), morava no castelo da cidade de Caravaca de la Cruz um sultão ou príncipe muçulmano.

Dentre os cristãos mantidos prisioneiros nesse castelo, estava o pároco Gines Pérez Chirinos. Ao saber disso, o sultão, querendo conhecer os rituais cristãos, tomou todas as providências para a celebração de uma missa na sala do castelo, à qual compareceram ele, sua família, servos e amigos mais próximos. No entanto, só quando Gines chegou à sala, viu que faltava o mais importante: uma cruz. Desesperado, disse (em algumas versões, nem conseguiu falar, de tão atônito) que não tinha como realizar a missa, o que deixou o sultão frustrado. De repente, viu-se pela janela a chegada de dois anjos transportando uma cruz de ouro e pedrarias, salvando a situação.

Veja também. Significado do símbolo ->  Árvore

Diante disso, todos os muçulmanos presentes converteram-se imediatamente ao cristianismo.

Em 1934, a cruz original desapareceu e foi substituída por uma fornecida pelo Papa Pio XII, que teria sido feita de dois fragmentos da cruz onde Jesus foi crucificado. A partir daí, ela passou a ser associada a vários santos.

Veja também os significados dos símbolos Crucifixo.

Formato da Cruz de Caravaca

A Cruz de Caravaca é formada por uma barra vertical e duas horizontais, colocadas mais próximas do topo. A superior é de comprimento menor e mais larga, enquanto a inferior é mais estreita e comprida. Assim, distingue-se da cruz latina, que é a cruz mais comumente associada ao cristianismo, com apenas uma barra horizontal, mais para o centro.

Há várias explicações para esta cruz ter duas barras. Uma diz que, por ela ter vindo do Oriente, tratava-se da cruz patriarcal (referência à Igreja Cristã Ortodoxa do Oriente, cujo equivalente do papa é o patriarca). Popularmente, diz-se que a cruz dupla significa fé redobrada e foco.

Completam dois anjos ajoelhados ou voando na base, um de cada lado. Pode ou não trazer Jesus crucificado – neste caso, aparece a inscrição INRI logo acima da cabeça dele. Ele pode ser substituído em algumas pela sigla JHS.

Veja também o significado do símbolo INRI.

Outros nomes da Cruz de Caravaca

O culto à Cruz de Caravaca foi se espalhando rapidamente pela Europa, e assim ganhou os nomes de Cruz de Lorena e Cruz de Borgonha.

Veja também. Significado do símbolo ->  Formiga

No caso do Brasil, os frades que introduziram o simbolismo da Cruz de Caravaca já estavam na esquadra de Martim Afonso de Sousa, que chegou ao Nordeste em 1532. Mais tarde, em 1549, frades jesuítas de origem espanhola chegaram ao sul da América do Sul (região do Rio Grande do Sul, Uruguai, Paraguai, Argentina) para fundar suas missões, sendo que, na de São Miguel, foi feita uma grande Cruz de Caravaca de pedra. Por isso, esta cruz por aqui também recebe os nomes de Cruz das Missões, Cruz de São Miguel e Cruz Missioneira.

Diferença entre a Cruz de Caravaca e a Cruz de Lorena

Apesar de muita gente usar estes dois nomes para a mesma cruz, elas são ligeiramente diferentes uma da outra.

A Cruz de Lorena não tem os anjos na base. Na verdade, o símbolo da barra vertical cortado com duas barras horizontais foi usado durante muito tempo em brasões, muito antes da difusão do culto à Cruz de Caravaca, começando pela corte bizantina do oriente. Ela pode também ser representada, dependendo do brasão, com as duas barras horizontais exatamente iguais.

Cruz de Caravaca no México

Os frades jesuítas espanhóis levaram a Cruz de Caravaca a todas as suas colônias americanas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pedra Bruta

No México, acredita-se que a cópia da Cruz de Caravaca foi a primeira cruz que entrou naquele país. É muito popular o uso da Cruz de Caravaca como amuleto, ou seja, as pessoas lhe pedem proteção ou que realize desejos.

Curiosamente, os astecas já conheciam e utilizavam o símbolo da Cruz de Caravaca, para outras finalidades.

Cruz de Caravaca na Umbanda

Levando em conta que a Cruz de Caravaca afasta os mais diversos tipos de doenças e protege quem pede através dela com muita fé, alguns Pretos Velhos da Linha de Omulu gostam de contar com ela no seu arsenal de ferramentas de trabalho.

Tatuagens de Cruz de Caravaca

Quem escolhe fazer uma tatuagem de cruz, no geral, quer celebrar a sua fé no cristianismo, ou invocar a proteção divina constante.

Tattoos de Cruz de Caravaca são algumas das mais famosas nesse sentido, e representam a prontidão da providência divina para quem tem fé.

Veja também: