Cavalo

O Cavalo é um animal vertebrado, mamífero ungulado, fazendo parte dos equinos junto com as zebras, burros, asnos e pôneis. Os cavalos já fazem parte da história da humanidade há muito tempo, representados como animais de grande serventia e de grande convívio com os humanos.

Encontrados em todo o planeta – excetuando-se em locais de extremo frio, como a Antártica –, os cavalos são usados para o lazer, para a criação, para o transporte de pessoas e de mercadorias e até mesmo em esportes.

símbolo do cavalo

Simbolismo do cavalo

O cavalo simboliza:

  • Poder,
  • Riqueza,
  • Liberdade,
  • Virilidade,
  • Sexualidade,
  • Força,
  • Velocidade,
  • Espiritualidade.

Essas simbologias destacam principalmente as características do cavalo.

Com grande vínculo com os seres humanos e sendo um animal crucial para o desenvolvimento das sociedades modernas, os cavalos são encontrados em mais de 300 raças distintas.

O cavalo também é símbolo da guerra, da mobilidade, da produtividade e da agricultura, sendo estes seus principais campos de atuação quando usados pelo homem.

O simbolismo do cavalo, quando se trata de uma abordagem mais universal, retrata a liberdade, afinal andar a cavalo propõe às pessoas uma ideia de andar sem amarras, com o desejo de irem até onde quiserem.

Veja também o significado do símbolo Liberdade.

Além disso, o símbolo do cavalo é pré-histórico e pode representar:

  • Vento,
  • Tempestade,
  • Fogo,
  • Água.

O cavalo tem uma ligação mútua com a noite e o mistério, sendo também o filho do fogo.

Dependendo da cultura abordada, da cor do animal ou até da raça, o cavalo pode apresentar outros significados, desde representando o mundo subterrâneo ou as trevas até a ideia de universo celestial.

Veja também os significados dos símbolos Água, Fogo, Ar e Onda.

Veja também. Significado do símbolo ->  Vinho

Simbologia do Cavalo

O cavalo, para as tribos nativo-americanas, é um símbolo de poder, força, liberdade e nobreza – para essas tribos, quem possui esse animal em guerras conta com uma vantagem na disputa.

O cavalo, para os celtas, é um símbolo da boa sorte e da abundância.

O animal sempre foi ligado aos deuses e também é a representação do sol, por favorecer grandes avanços na caça e na guerra. O deus sol apresentava a figura de um cavalo com um rosto humano.

Dentro da mitologia celta, existe a deusa Epona, que simboliza a fertilidade, protege os cavalos e é a divindade favorita dos guerreiros. Sua popularidade foi grande durante o Império Romano.

O cavalo, na cultura chinesa, representa a coragem, a integridade, o poder, a diligência, a inteligência, a fidelidade e a espiritualidade. Ainda, o cavalo é visto como “o mensageiro”.

Dentro da cultura da China, o cavalo foi um meio de transporte fundamental nos anos de paz. Um dos exemplos é na Rota da Seda do Sul, cuja história menciona o seu papel central no comércio chinês.

A questão do “mensageiro” faz referência à introdução do Budismo na China, pois esse animal contribuiu para este feito quando o Imperador Hàn Mingdi enviou um número de pessoas – 18, conforme contam – à Índia, a cavalo, para colher informações sobre os pensamentos budistas.

O cavalo é também um símbolo da espiritualidade, pois, na tradição indiana, conta-se que Buda deixou o mundo físico em um cavalo alado branco e este animal carregava os seus discursos e sermões.

Veja também os significados dos símbolos Buda e Sol.

Na guerra, o cavalo foi um símbolo político importante para o império chinês.

Veja também. Significado do símbolo ->  Aniversário

Dentro das lendas e mitologias chinesas, o personagem Longma (Cavalo-Dragão) é caracterizado como um cavalo que possui cabeça e garras de um dragão e simboliza a inteligência e espiritualidade, relacionado com o espírito do Rio Amarelo.

O cavalo, para os romanos, era um símbolo do renascimento e da fertilidade, pois antigamente eram realizados sacrifícios destes animais em um festival conhecido como “Cavalo de Outubro” em homenagem ao Deus Marte.

O cavalo, para os gregos, representa a riqueza, o poder, a honra e a vitória. Na Grécia Antiga, o animal simbolizava riqueza e status, pois esse animal era extremamente caro de ser adquirido e mantido.

Dentro da mitologia grega, o cavalo aparece relacionado a vários deuses, como Pégaso (cavalo que é filho de Poseidon e Górgona) e representa o lado dos desejos do ser humano. Destacam-se também Xanto e Bálios, cavalos imortais de Aquiles, herói grego, cuja simbologia reflete a força, o poder, a sabedoria e a imortalidade.

Veja também os significados dos símbolos Pégaso e Dragão.

Ainda, há o centauro Quíron que, após ser abandonado pela mãe humana, foi encontrado por Apolo, que lhe passou todo o conhecimento. Por isso é símbolo da sabedoria.

O cavalo, para os mongóis, representa a força, a resistência, a velocidade, a espiritualidade e a liberdade. Para eles, esse animal tem uma conexão com o sagrado.

A sociedade mongol foi construída com a ajuda dos cavalos. O cavalo na guerra, por exemplo, durante o período do imperador Gêngis Khan, apareceu como um incrível destaque pela conquista de boa parte do mundo.

Um símbolo mongol é o cavalo do vento, cujo significado é a representação da alma no Xamanismo. No Tibete, ele simboliza boa sorte e o bem-estar.

Veja também. Significado do símbolo ->  Concha

Cavalo na Psicanálise

Para a Psicanálise, o cavalo está relacionado ao psiquismo inconsciente, aquilo que é não-humano, que possui ligação à impetuosidade dos desejos e aos relógios naturais.

Conforme a visão psicanalítica, este animal leva a noite ao dia – eleva-se das origens sombrias para o céu, ou seja, ele deixa de ser lunar para se tornar celestial.

Sonhar com Cavalo

De maneira geral, sonhar com cavalo pode ser uma forma do subconsciente fazer com que o sonhador preste atenção aos seus relacionamentos com os amigos.

Não somente isso, o sonho pode indicar uma melhora para o sonhador que esteja enfrentando problemas de saúde, ou seja, ele logo recuperará suas forças.

O sonho também pode demonstrar algumas das qualidades mais importantes do sonhador, como o instinto, o poder pessoal, o vigor, a criatividade, entre outros.

Tatuagem de Cavalo

Essencialmente, a tattoo de cavalo procura representar a força, mas também outras características inerentes do animal, como a graciosidade e a resistência.

Sua lealdade, conexão com a realeza e vitalidade são outros pontos muito abordados por pessoas que decidem fazer uma tatuagem de cavalo.

Há possibilidade de acrescentar outros elementos da natureza à tattoo de cavalo ou mesmo a ferradura – um objeto conhecido por representar a sorte.

Veja também os significados dos símbolos: