Samurai

Os Samurais são antigos guerreiros japoneses, dotados de grandes valores éticos e morais. Não é raro encontrarmos filmes, livros ou séries que retratem a tradição japonesa desses soldados da aristocracia imperial, o que acaba por despertar o interesse de muita gente sobre eles, não é verdade? Se você se interessa pelo assunto e quer aprender mais sobre a cultura japonesa, este texto é para você!

samurai

Significado de Samurai

O significado de samurai nem sempre está claro para muitas pessoas. Por isto, vamos dar uma ajudinha! Os samurais foram guerreiros japoneses muito presentes na tradição do país desde a Idade Média. Seu desaparecimento se deu em meados do século XIX.

A palavra samurai significa: a pessoa que serve de ajuda. No início da tradição samurai, os guerreiros eram contratados pelos governantes da época com uma finalidade exclusivamente defensiva. Porém, com o passar do tempo, a tradição foi sendo modificada e os samurais se tornaram um grupo militar, sendo vistos como uma espécie de classe da elite ou um grupo de grande poder que, a partir do século XVIII, foi perdendo aos poucos seus privilégios sociais.

Veja também. Significado do símbolo ->  Lua

Símbolo de Samurai

O grupo dos samurais conta com um símbolo bem específico que pode ser facilmente encontrado em praticamente todos os templos budistas e xintoístas pelo Japão. O nome do símbolo dos samurais é Tamoe, que quer dizer ciclo ou giro, referente ao movimento da terra. O Tamoe está relacionado ao símbolo do Yin Yang, também recebendo o significado de “as diferentes forças do universo”. Para reconhecer o Tamoe por aí é fácil: ele é composto de vírgulas interligadas. O mais comum é com três vírgulas, mas também é possível encontrar com uma, duas ou quatro.

Veja também o significado do símbolo Yin Yang.

Representação do Samurai

Os samurais eram representados fisicamente de uma forma bastante característica. Explicaremos a você as características mais importantes, sendo elas:

  • Bushido: o Bushido era o código de ética seguido pelos samurais. Seu nome quer dizer “caminho do guerreiro” e este documento priorizava a lealdade ao mestre, a autodisciplina e a defesa da honra.
  • Seppuku: o Seppuku é um ritual de suicídio que fazia parte do Bushido. A palavra quer dizer “cortar o ventre” e era realizado quando o samurai era derrotado, o que, para eles, era uma grande desonra. Os samurais acreditavam que, ao realizarem o Seppuku, morreriam com honra, por amor e lealdade à sua pátria.
  • Katana: a katana nada mais é do que a espada que os samurais usavam. Juntamente com elas os samurais usavam a chamada wakizashi, que é uma espada um pouco menor. Ambas são as armas mais tradicionais.
  • Armadura: as armaduras usadas pelos samurais eram feitas de coro e revestidas com verniz, a fim de proteger contra a umidade. Os guerreiros também utilizavam um capacete, este feito de metal, além das proteções dos braços, coxas e luvas. Por fim, utilizavam uma capa feita de seda.
  • Yabusame: esta era uma cerimônia realizada exclusivamente em festivais religiosos. Os samurais andavam a cavalo por cerca de 200 metros portando arco e flecha. A cada 70 metros era disparado uma série de 3 alvos, para setas que representavam amuletos da sorte.
Veja também. Significado do símbolo ->  Hades

Tatuagem de Samurai

Os samurais eram exclusivamente homens e, talvez por isso, sua imagem tende a ser adotada mais por pessoas do sexo masculino do que feminino. Porém, não é raro encontrar mulheres que se identifiquem com a figura do que o samurai representa e, por isso, decidem adotar a tattoo samurai em seus corpos.

tatuagem de samurai

Geralmente, o desenho de samurai é uma arte grande e com uma enorme riqueza de detalhes, por isto é habitualmente tatuado nas costas, ombros ou pernas. Basta uma rápida pesquisada e você conseguirá encontrar uma infinidade de desenhos maravilhosos de samurais para a sua próxima tattoo!