Tridente

O Tridente é um objeto que lembra um garfo, contendo 3 pontas e considerado por muitos como um símbolo mágico e solar, simbolizando poder e força. Não à toa, foi usado pelos gladiadores na Antiguidade. Por muitos anos, foi utilizado como uma arma, porém, pelo fato de possuir 3 pontas, seu poder de penetração nas defesas, como escudos, era menor, assim, foi substituído por lanças com apenas uma ponta.

simbolismo do tridente

De uma forma bem geral, podemos dizer que a simbologia do tridente dependerá muito de qual contexto você queira se integrar. Isso porque ele irá variar de cultura a cultura, não tendo um significado único. Iremos passar por vários destes contextos durante o artigo.

O símbolo do Tridente na Psicologia

Dentro da psicologia, a simbologia do tridente tem referência à 23ª letra do alfabeto grego, o “psi”. Segundo Sigmund Freud (1856-1939), o significado do tridente cercava forças do inconsciente, que representavam a tríade das forças: id (inconsciente), ego (pré consciente) e super ego (consciente). Além disso, cada uma das pontas pode representar as correntes psicológicas humanas, como o comportamentalismo, a psicanálise e o humanismo e, para finalizar, as três pulsões humanas: sexualidade, autoconservação e espiritualidade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz de Nero

Tridente e Deusa Tríplice

Na Mitologia Celta e Nórdica, o tridente é um símbolo sagrado de três pontas, usado por qualquer homem, onde seu objetivo será a união sexual com a Deusa Tríplicem, sendo usado principalmente em rituais, magia sexual ou rituais de fertilidade.

Já na prática da evocação mágica, o tridente é visto como um símbolo aumentado da espada mágica. Assim, suas pontas na verdade representam nosso mundo em 3 dimensões, de forma que o mago pode forçar qualquer ser a cumprir seus desejos, tanto no mundo mental e astral, quanto no mundo físico, ou, caso seja da vontade do mago, nos três mundos simultaneamente.

Tridente de Netuno e Poseidon

Poseidon (assim conhecido na Grécia)  assumiu o estatuto de Deus dos Mares e era conhecido pelos romanos como Netuno. Também era lembrado como o Deus dos maremotos, isso porque, com seu tridente fincado na terra, conseguia deixar o mar agitado.

Não à toa, o tridente ganhou também a simbologia da inconstância, como referência aos mares. Além disso o tridente era uma arma de guerra, onde era possível capturar a alma de seus inimigos. É errado afirmar neste contexto que o tridente usado pelos demônios seja usado nas almas do inferno. Na verdade, sua significância se restringe novamente aos 3 mundos: físico, mental e astral.

Veja também. Significado do símbolo ->  Vela

Tridente de Shiva

O tridente, também conhecido como “Trishula”, era o emblema do Deus supremo do Hinduísmo, na índia. Ele representa a força e união, e era portado por Shiva, deus da energia criativa, da transformação e destruição. Dentro da figura de Shiva, o tridente representa os raios e seus três poderes: o destruidor, o preservador e o criador, bem como pode representar o tempo, em passado, presente e futuro.

Outra divindade do hinduísmo também é representado usando um tridente em suas mãos, o deus do fogo, Agni.

Veja também o significado do símbolo Shiva.

Tridente de Exu

Exu é um orixá mensageiro africano. Ele usa um tridente que tem como simbologia o poder, a força e os mistérios.

símbolo tridente

Assim, pode-se dizer que as três pontas do tridente estão voltadas para a evolução espiritual a partir da sabedoria e do equilíbrio. Por isso os Exus os usam com o objetivo de trazer luz dominando aqueles espíritos que se encontram perdidos. Neste contexto, o tridente tem significado diferente, partindo para os quatro elementos primordiais: a Água, o Ar, o Fogo, e a Terra. Sendo assim o símbolo do universo, da união e da totalidade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cabala

Tatuagem de Tridente

Como você já deve ter percebido, o tridente possui diversos significados distintos, dependendo do local e cultura na qual estejamos incluídos. Assim, seu significado em tatuagens também pode variar bastante, assumindo diferentes interpretações. Porém, apesar disso, é quase unânime que o tridente representa força e poder.

Logo, se pretende fazer uma tatuagem com o símbolo, essas características seriam com certeza uma boa explicação para seu uso.