Zumbi

O zumbi, apesar de ser uma criatura antiga, só adquiriu a importância que tem hoje na cultura pop a partir de 1968, por meio do filme “A noite dos mortos-vivos”, de George Romero.

Originalmente, era um cadáver trazido de volta à vida por um feiticeiro para ser escravizado, sem vontade própria, noção repetida pelos primeiros filmes de Hollywood em que ele aparece até o lançamento de “A noite dos mortos-vivos”, fonte na qual bebem todas as produções literárias, cinematográficas e de outras mídias a respeito desta figura desde então.

símbolo zumbi

E a razão da recente explosão do zumbi na cultura, da qual um dos expoentes é a série televisiva “The Walking Dead”, produzida desde 2010 a partir de quadrinhos publicados em 2003, passa pelo fato de que o simbolismo do zumbi pode oferecer um importante espelho do homem do século XXI.

Quer saber mais? Continue lendo!

Origem da palavra zumbi

“Zumbi” vem do quimbundo, uma língua do oeste africano, nzumbi, nzumbe ou nzambi, que tem um amplo leque de significados: pode ir desde “cadáver”, “fantasma” e “duende” a “divindade” ou “espíritos ancestrais”. Ou seja, da maneira como ficou conhecida para o mundo, a palavra se refere a entes sobrenaturais que assombram os vivos.

Veja também o significado do símbolo Duende.

Apesar de mortos que retornam à vida ser um tema muito antigo em diversas mitologias, a que criou o zumbi é relativamente recente: o vodu, surgido no Caribe, particularmente no Haiti, mistura de crenças do oeste da África com as dos colonizadores cristãos.

A ideia era que certos feiticeiros, chamados bokor, tinham o poder de ressuscitar mortos que continuariam trabalhando nas plantações de cana-de-açúcar. Como eles não dispunham da própria alma, ou apenas de uma parte dela, não tinham vontade própria. Isso pode ter sido usado como metáfora da dominação dos negros pelos colonizadores, contribuindo para a luta contra a escravidão, e posteriormente para a independência do Haiti em relação à França.

Veja também. Significado do símbolo ->  Real

Coincidentemente, e muito antes disso, aqui no Brasil a palavra foi usada para nomear uma importante referência da luta dos negros contra a escravidão: Zumbi dos Palmares, o líder do maior quilombo do Brasil. Provavelmente ele recebeu esse nome por remeter à “divindade” e “espíritos ancestrais”. Guerreiro que deu muito trabalho aos portugueses, parte da sua fama é pela crueldade da sua morte: morto numa emboscada, teve a cabeça cortada, conservada em sal e exposta em Recife, mostrando que ele não era mais poderoso que as autoridades coloniais.

Zumbi no cinema

A primeira produção de Hollywood sobre este tema data da década de 1930, e houve mais algumas até o filme de Romero. Elas se baseavam no folclore haitiano, e assim o zumbi era irracional, andava lentamente e tinha muita força física, mas não fazia mal aos que estavam à sua volta; o medo dos espectadores era de acabar da mesma forma pelas mãos do feiticeiro dono do morto-vivo. No geral, a cultura haitiana era retratada com muito preconceito.

Considera-se que Romero fez muito pelo zumbi ao libertá-lo do contexto religioso, tornando sua história possível de acontecer em qualquer lugar. “A noite dos mortos-vivos” é sobre um grupo que se refugia numa casa abandonada para escapar do ataque de zumbis, que querem comê-los (primeira vez que eles aparecem como canibais), o que inaugura a ideia de apocalipse zumbi. Mas logo se vê que não é este o único e nem o pior perigo que eles enfrentam: a verdadeira ameaça é dos desentendimentos dentro do próprio grupo das vítimas. Ou seja, aqui a denúncia da falência das relações sociais e a corrupção moral começam a ser relacionadas com a simbologia do zumbi.

Veja também. Significado do símbolo ->  Sereia

zumbi símbolo

E o fato de o líder desses fugitivos ser negro mostra que é possível conectar o símbolo do zumbi com o que está acontecendo no momento de uma produção, pois isso remete à luta dos negros pelos direitos civis nos Estados Unidos, muito forte naquele momento. Em 1978, “O despertar dos mortos”, do mesmo cineasta, muda o ambiente claustrofóbico da casa abandonada para um shopping, em que as pessoas se alienam da perseguição dos zumbis consumindo as mercadorias disponíveis sem pagar.

Hoje, pode-se dizer que este importante vilão do cinema é metáfora de alguma deterioração da sociedade, que vai contagiando a maioria aos poucos, como uma epidemia zumbi: falência das relações, medo de experiências científicas de manipulação da vida, de novas doenças, desastres naturais. Pode também ser uma crítica ao capitalismo, que “zumbifica” as pessoas ao fazê-las comprar com o mesmo apetite de um zumbi. Pode ser também uma representação do medo natural do ser humano do envelhecimento e da morte.

Tattoo de zumbi

A tatuagem de zumbi é considerada principalmente masculina. Esta é uma das figuras que mais coloca em evidência os traços de cada escola de tatuagem, desde as mais realistas até as mais estilizadoras e personalistas. Como quem a faz é fã de produções midiáticas sobre zumbis, o interesse é mostrar a admiração por esta criatura de maneiras assustadoras, engraçadas ou até mesmo sexy.

Zumbi no Dia das Bruxas

É claro que, sendo um monstro canibal, ele não poderia faltar nesse dia! Fantasias e maquiagens dão a ideia de um ser pálido, com a pele podre, sangrando e com pedaços do corpo faltando, embora isso também varie muito.

Uma das manifestações mais populares dos últimos anos é a Zombie Walk, flash mob que reúne fantasiados de zumbis de todas as idades, e que pode acontecer no Dia das Bruxas, no Dia de Finados e até no Carnaval.

Veja também. Significado do símbolo ->  Unicórnio

Sonhar com zumbi

Ao contrário do que se poderia pensar, isso não necessariamente é um pesadelo, ou algo ruim. Em geral, significa que há algum aspecto da sua vida que você está ignorando, e com o qual precisa lidar, para que ela não evolua.

De qualquer forma, há diferenças de interpretação dependendo de quem é o zumbi no sonho:

  • Quando você é o zumbi: neste caso, é preciso mudar rotinas e comportamentos, ser mais ativo na sua vida, para alcançar seus objetivos.
  • Quando o zumbi é uma pessoa próxima: quer dizer que seus sentimentos em relação a essa pessoa estão perdidos; algo aconteceu que impossibilita a recuperação da relação.
  • Quando o zumbi é sua mãe: pode representar as situações em que você se sente impotente, ou o medo de não conseguir conquistar as pessoas para seus objetivos, ou de receber algo ruim de alguém.
  • Quando você é perseguido por um zumbi: ele é um obstáculo importante do qual você está fugindo, que você precisa vencer, para abrir novos caminhos na sua vida.
  • Quando o zumbi está inativo (“morto”): representa o que você quer conquistar, ou o que precisa vencer para chegar onde quer. Pode ser um estimulante para sua luta.