Khanda

símbolo khandaKhanda é uma palavra que desperta certa curiosidade nas pessoas, já que não é um termo muito usado. Você quer saber mais sobre essa palavra?

Se ficou interessado, acompanhe nosso artigo a seguir e entenda tudo sobre o símbolo de khanda!

O que significa Khanda?

O significado de khanda é ligado a motivos religiosos e ritualísticos. Esse símbolo pode ser comparado à Cruz, de tradição cristã. Dessa maneira, podemos dizer que a imagem é extremamente importante para a religião a qual ela pertence, chamada da sikismo.

Para entender melhor, o sikismo é uma religião de regiões entre o Paquistão e a Índia, marcada pela união entre símbolos e tradições do islamismo e do hinduísmo. Essa religião possui uma simbologia sagrada, inscrita em sua bandeira oficial.

Dentro dessa bandeira, um dos elementos mais marcantes é a khanda. Essa imagem está presente em todos os templos do sikismo.

Vale pontuar que a khanda é um tipo de espada. Entretanto, esse objeto é diferente de espadas comuns, pois possui alguns elementos de destaque.

Veja também. Significado do símbolo ->  Triângulo

Veja também o significado do símbolo Espada.

Simbolismo do Khanda

Imagem de uma espada grande, caracterizada por dois gumes, khanda simboliza poder e potência. Mais especificamente, essa espada simboliza toda a força criadora de Deus, na perspectiva do sikismo. Vamos entender mais sobre os detalhes do símbolo.

A espada khanda é composta de dois gumes, que representam a união entre a justiça divina direcionada aos traidores e pecadores (gume esquerdo) e a liberdade dentro do cumprimento de valores morais (gume direito).

As lâminas mais arredondadas ao redor da espada principal também possuem um simbolismo muito interessante. Elas expressam a perfeição do criador, e é muito usada por guerreiros do começo da tradição religiosa do sikismo, no século XVIII.

khanda símbolo

Depois dessas lâminas circulares, existem duas espadas adicionais. Elas são chamadas de kirpans e possuem significados distintos.

Ao lado esquerdo, vemos a espada que simboliza um poder de origem espiritual. Já ao lado direito, há a espada representativa do poder do tempo. Juntas, essas duas imagens demarcam a importância do crescimento espiritual, mas sem perder a conexão à realidade, buscando a paz.

Veja também. Significado do símbolo ->  Árvore

Khanda na vida cotidiana

Hoje em dia, ainda existem seguidores da religião do sikismo, apesar de ser uma religião característica do século XVIII. Nessa época, existiam os guerreiros sikhs, que foram perseguidos por muito tempo até conseguirem a liberdade para praticar a sua religião.

Por conta dessas perseguições e consequentes fugas, há um significado também político para khanda, sikismo e a bandeira oficial da religião. Entretanto, esse simbolismo mais relacionado ao mundo tangível é pouco explorado.

O uso mais frequente da khanda nos dias atuais é na bandeira da religião. Vale pontuar que o sikismo ainda é bastante praticado na Índia, o principal país em que existe essa tradição.

Entretanto, é interessante lembrar que também existem comunidades praticantes da religião nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Canadá.

No total, o número de adeptos atuais passa dos 20 milhões! Muitas pessoas compartilham dos preceitos relacionados ao sikismo e, como consequência, podem usar também a imagem religiosa da khanda em objetos e decorações nos templos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Beija-flor

E aí, você ficou com alguma dúvida sobre sobre as simbologias de khanda? Entendeu um pouco mais sobre a relação dessa palavra com a nossa vida cotidiana? Não se esqueça de deixar o seu comentário a seguir!