Morte

Morte significa falecimento ou óbito, é quando há completa cessação da vida, da existência. Morte é o mesmo que extinção, é a ausência definitiva de alguma coisa.

O significado de morte é o termo que define a impossibilidade orgânica na manutenção do processo homeostático. É, afinal, o fim de um organismo vivo – seja um ser humano, um animal ou uma planta – que havia sido criado desde seu nascimento.

símbolo morte

Simbologia da morte

Fora do contexto da Biologia, há um conceito social e religioso relacionado à morte, onde se diz que é a separação do corpo e da alma. O símbolo da morte corresponde ao final da vida física (na terra), mas não da existência.

A morte simboliza o final de um ciclo e, em grande parte das vezes, isso pode estar relacionado a elementos negativos, como a noite e a escuridão.

A morte se caracteriza como aquela que destrói a existência, isto é, a desmaterialização.

Ainda, a morte carrega o mistério de transportar as pessoas para mundos desconhecidos, como é o caso do inferno (mundo sombrio), para o céu (o paraíso) ou mesmo outros lugares designados que aparecem nas várias mitologias e crenças.

O simbolismo da morte está associada ao elemento terra, pois não somente como um fim em si, a morte é uma transformação, uma introdução ou o início a um novo ciclo, como também uma revelação do desconhecido. Por isso, a morte representa a regeneração e a renovação.

Veja também. Significado do símbolo ->  Bruxas

A morte no esoterismo tem um sentido positivo, pois aborda a mudança profunda. Geralmente, a morte está relacionada ao número 13. No Tarô, existe o “Arcano 13” que, ao contrário das outras cartas, não tem nomeação, sendo representada por um número e pela imagem de um esqueleto armado com uma gadanha.

Esse é, na verdade, o símbolo que comumente aparece para representar a morte, mas que no Tarô faz a representação de mistério.

Na mitologia grega, Tânato é filho da noite, que personifica a morte e arrebata a alma dos vivos, tanto que faz o papel de ceifador. Já Hades é descrito como deus dos mortos e dos mundos inferiores.

Veja também os significados dos símbolos Hades e Anjo.

A morte no Cristianismo aparece em seu máximo com a morte de Jesus Cristo, sendo que é possível dizer que se caracteriza como o ponto fundante desta crença. Através da morte de Cristo e de sua subsequente ressurreição, percebeu-se que se pode considerar a vida eterna ou a vitória sobre a morte.

A vitória sobre a morte se transforma em um ponto de transição, a passagem onde o crente passa para ir de encontro a Cristo.

A morte na tradição do candomblé era vista como a passagem para uma outra vida, em que poderia existir ou não o retorno ao mundo dos vivos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Elfo

A morte no Budismo é classificada como uma passagem, uma mudança, um limiar, como se fosse um encerramento de um capítulo. Para os budistas, o espírito pode chegar à iluminação ou retornar pelo renascimento no pós-vida.

Veja também o significado do símbolo Buda.

Existia uma crença nos ritos e mistérios de Elêusis, cidade localizada na Grécia, que a vida ultrapassa a morte. Este rito era vinculado a uma mitologia agrária que apontava que, da mesma maneira que o grão de trigo cai e se sepulta na terra para dar origem a uma nova vida, o mesmo ocorre quando o ser humano fosse sepultado na terra.

Representações da Morte

Entre as representações da morte, nas culturas ocidentais principalmente, a morte é apresentada como uma figura assustadora, sempre marcada por caveiras ou aquele ceifeiro que possui manto preto e capuz, que segura uma foice que serve para ceifar as almas das pessoas.

A morte na iconografia antiga aparece como diversas representações: esqueletos, cavaleiros, túmulos, dança macabra, entre outros.

Certos animais podem também simbolizar a morte, em especial os animais noturnos e de cor preta, como as corujas, serpentes, abutres, corvos, etc., além daqueles que se alimentam de cadáveres, como os urubus.

Veja também os significados dos símbolos Coruja, Serpente e Corvo.

Nas culturas ocidentais, o preto é a cor simbólica da morte. Já na Ásia Oriental, a cor que representa a morte é o branco.

Veja também. Significado do símbolo ->  Gueixa

Como símbolos da morte, dessa forma, destacam-se o esqueleto, o túmulo, a foice, a ampulheta, o ceifador, a coruja e o corvo.

Veja também o significado do símbolo Ampulheta.

Dança da Morte

A dança da morte, chamada também de dança macabra, é uma espécie de dança que se originou na Idade Média e que se faz uso de esqueletos animados. A dança macabra simboliza a universalidade da morte, isto é, é o elemento que unifica os seres, afinal a morte é inevitável.

Dia dos Mortos

Dia dos Mortos o nome de uma comemoração típica do México que acontece no dia 01 de novembro e que celebra a memória das pessoas queridas que já morreram.

A caveira mexicana é o símbolo da morte mais utilizado nos dias de celebração desta data, sendo um objeto de decoração, na culinária, em brinquedos, etc.

Para os mexicanos, a morte representa a libertação suprema e que deve ser celebrada com bastante alegria.

Veja também: