Serpente

A simbologia da serpente é uma das mais controversas que existe. Enquanto algumas crenças tratam a serpente como um símbolo de traição, outras acreditam que este animal carrega o conhecimento. Na verdade, algumas culturas relacionam a serpente com a criação do mundo.

Mas, qual será o significado da serpente em cada uma delas? Será que há alguma relação entre a serpente na mitologia greco-romana, na indígena, na oriental e na nórdica? É o que você vai descobrir neste artigo!

símbolo serpente

O que significa serpente?

Tudo o que é perigoso ou letal possui um lado oculto e misterioso. A simbologia da serpente é um grande exemplo desse mistério, pois cada cultura e religião considera este símbolo de uma maneira diferente.

Na psicanálise, por exemplo, o significado da serpente tem relação com o erotismo. Na medicina, a símbolo da serpente foi inspirada no deus da cura, Asclepius, que carregava uma vara com uma serpente enrolada.

O simbolismo da serpente mais conhecido no Ocidente, é claro, é o judaico-cristão. No Antigo Testamento, a serpente foi a criatura que enganou Eva e fez com que o ser humano fosse banido do Jardim do Éden.

Uma pesquisa mais aprofundada levará o símbolo da serpente até Lilith, a primeira mulher de Adão que se recusou a se submeter ao homem e, por isso, foi banida do Paraíso.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cervo

Veja também o significado do símbolo Lilith.

O que é a serpente no oriente e no horóscopo chinês?

Por outro lado, a serpente no oriente é considerada um símbolo de sabedoria. Não é exagero dizer que são animais sagrados, que protegem de energias negativas.

A serpente no horóscopo chinês, aliás, representa, justamente, a simbologia da serpente oriental: as pessoas que nasceram no Ano da Cobra são sábias e, além disso, calmas.

O que é a serpente Ouroboros?

Ouroboros é um símbolo da serpente muito conhecido, mas que muitas pessoas desconhecem. Trata-se da serpente que está mordendo o próprio rabo.

A serpente ouroboro passa por diversas épocas e culturas, indo desde os astecas até os alquimistas europeus.

O significado desta serpente é o ciclo eterno de renovação, já que ela se alimenta de si mesma. Tal fato, aliás, também relaciona a serpente ouroboro com a eternidade, um universo sem limites.

Veja também o significado do símbolo Infinito.

O que é a serpente nas mitologias?

A mitologia de muitas culturas possui a serpente como uma de suas principais criaturas.

Para os astecas, por exemplo, a serpente emplumada, ou Quetzalcoatl, é relacionada ao vento, ao planeta Vênus, às artes e ao artesanato. Ademais, também tem relação com o conhecimento e a capacidade de aprendizagem. A serpente emplumada participou da criação do mundo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pégaso

serpente símbolo

Na mitologia hindu, a serpente é uma criatura boa e má ao mesmo tempo, já que possui diversas lendas relacionadas com esta criatura. O rei serpente de cinco cabeças, por exemplo, envenenou os mares e o solo, até que Krishna o derrotou. A Deusa-Serpente, por outro lado, deu à luz mil filhos que estão vivendo em corpos de seres humanos.

O basilisco, criatura que ficou muito famosa por conta do livro e filme “Harry Potter e a Câmara Secreta” faz parte da serpente na mitologia greco-romana. É uma serpente que pode chegar a até trinta metros e que, além de matar quem olha diretamente em seus olhos, ainda pode cuspir fogo, sem contar o seu terrível veneno.

Ainda temos a Medusa, um monstro que petrificava os homens que olhavam para ela. Para os clássicos, porém, a Medusa é um símbolo de proteção, pois é capaz de afugentar o mal.

Na mitologia nórdica, temos a Jormungand, uma serpente que está enrolada na terra, representando os oceanos. Ela é filha de Loki, o deus da mentira. A giganta Angrboda Jormungand e Thor, o deus do Trovão, são grandes inimigos e mataram-se um ao outro durante o Ragnarok.

Veja também. Significado do símbolo ->  Shiva

O que significa a tatuagem de serpente?

A tatuagem de serpente pode possuir muitos significados, seguindo o raciocínio de que, enquanto algumas culturas consideram o símbolo da serpente algo maligno, até mesmo diabólico, outras acreditam que é um ser divino e benévolo. Veja alguns significados:

  • A morte, já que algumas serpentes podem matar em segundos por conta de seu veneno;
  • Serpente ouroboro, representando um ciclo eterno;
  • Serpente enrolada no punhal, mostrando a capacidade de lutar e vencer obstáculos;
  • Serpente relacionada à traição, especialmente em detentos.

Você sabia que existiam tantos significados para a simbologia da serpente? Qual é o seu favorito? Há alguma lenda de serpente em sua cidade? Não se esqueça de comentar!

Veja também os significados dos símbolos: