Lilith

lilith símboloO mundo das figuras místicas e endeusadas é muito amplo! E Lilith se enquadra nessa enorme categoria.

Se você quer saber mais sobre o símbolo Lilith, não perca nosso conteúdo a seguir. Exemplificamos tudo para que você entenda melhor.

O que significa Lilith?

O símbolo Lilith tem um significado amplo, relacionado a diferentes tradições mitológicas e religiosas. Em termos mais técnicos, essa palavra denota tudo que é noturno, que caracteriza a noite.

Como mencionamos, Lilith está citada em vários escritos mitológicos. Geralmente, esse termo era usado para descrever alguns demônios frequentes nas histórias antigas. Vamos ver mais sobre esse assunto adiante, mas é interessante notar que o termo tem relação com simbologias da escuridão.

Simbolismo de Lilith

O significado de Lilith vai além da palavra em si. Aqui, falamos muito mais de uma simbologia de Lilith do que de sua mera associação aos motivos noturnos.

Podemos falar que Lilith também está ligada aos assuntos misteriosos. Muitas vezes, essa palavra é usada para descrever algo maléfico, que se corrompeu ao longo de sua vivência.

Veja também. Significado do símbolo ->  Infinito

Esse tipo de significação do símbolo Lilith tem enorme relação com a mitologia da Idade Média, que envolve exatamente essa passagem à escuridão.

Além disso, Lilith simboliza temáticas ligadas aos deuses e entidades maiores. De fato, até ouvimos falar na deusa Lilith em histórias antigas ou em tradições religiosas.

Lilith na mitologia histórica: onde aparece?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Lilith não aparece explicitamente na Bíblia. Entretanto, existem muitas histórias mitológicas que envolvem essa figura. Como mencionamos, essas tradições estão enraizadas na Idade Média.

Apesar de não estar na Bíblia, há uma grande relação entre Lilith, Adão e Eva. Conta a história que Lilith foi a primeira mulher do mundo, inclusive nascendo antes de Eva.

Entretanto, ela ficou no Éden por pouco tempo. Isso ocorreu porque ela se rebelou contra Adão e não obedecia às suas ordens. O problema estava em suas constantes reações ao domínio do marido, que não era tolerado.

A questão ficou tão incômoda que houve a fuga de Lilith do paraíso. Ela resolveu abandonar o Éden, mesmo contra as orientações de Deus. Ainda foram enviados anjos para convencer a deusa Lilith a retornar ao paraíso.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz de Caravaca

Porém, ela não aceitou as tentativas de reconciliação e ainda passou por cima das ordens diretas de Deus. Por conta de todas essas questões, Lilith ficou sozinha e se tornou um demônio.

Existem relatos que contam que Lilith voltou do inferno e se tornou a cobra que convenceu Eva a comer do fruto proibido.

Apesar disso, não existem bases sólidas para corroborar essa suposição. De qualquer forma, vale pontuar que Lilith foi o oposto de Eva, que aceitou a submissão às ordens de Adão e não abandonou o Éden.

É interessante notar que esse é um mito também muito presente na cultura judaica. Nessa tradição, há a menção à deusa Lilith, que se transformou em um demônio.

Alguns acreditam que essa história, apesar de envolver personagens bíblicos, tem influência de tradições da Babilônia. Isso explicaria a grande aderência das tradições judaicas a esse tipo de personagem mitológico e histórico.

E você, já entendeu mais sobre a simbologia de Lilith? Ficou com alguma dúvida sobre as noções que apresentamos aqui? Não se esqueça de deixar o seu comentário após o artigo!

Veja também. Significado do símbolo ->  Caveira Mexicana

Veja também os significados dos símbolos: