Cruz de Tau

A Cruz de Tau é um símbolo que se parece com a cruz tradicional, símbolo máximo do cristianismo, porém com um formato um pouco diferente, sendo composto de uma linha vertical se encontrando com uma linha horizontal.

Esta espécie de cruz sem a cabeça, em formato de T, é uma das mais antigas representações cristãs. É usada por religiosos da ordem dos franciscanos e por membros de alguns movimentos da Igreja Católica. Na Idade Média, era usada como símbolo de vitória e salvação. Vamos entender o que é, como surgiu, e qual o significado da cruz de Tau.

símbolo cruz de tau

O que a cruz de Tau?

Para entendermos a origem do nome, Tau é a última letra do alfabeto hebraico e a 19ª letra do alfabeto grego, que, como você pode imaginar, corresponde à letra “T” na língua portuguesa.

O Tau é citado na Bíblia como o sinal usado pelo profeta Ezequiel para indicar os fiéis que seriam poupados da ira de Deus. É na ordem dos franciscanos que se encontra o Tau com seu mais puro significado: o de uma vida dedicada à caridade e ao despojamento de bens materiais.

Simbolismo da cruz de Tau

Também conhecido como cruz franciscana ou cruz de São Francisco, a cruz de Tau é usada pelos franciscanos no pescoço, com um cordão de três nós e simboliza o caminho do Evangelho, que leva à salvação. Os três nós da cruz de Tau representam a obediência, a pobreza e a castidade. Ao usar este símbolo, revelamos o desejo de viver uma vida cristã, tendo por missão servir ao outro. Santa Clara usava o Tau sobre os doentes, invocando a Deus por sua cura. Também São Francisco usava a Cruz de Tau durante a oração pelos enfermos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Escorpião

Como se forma a Cruz de Tau?

O Tau é formado pelo encontro de duas linhas, vertical e horizontal, representando um caminho de dedicação à fé e à caridade.

Feita de madeira e usada presa ao pescoço, a cruz de Tau tem como principal característica a sua simplicidade. Usada pela ordem dos franciscanos, a cruz de Tau simboliza o desprendimento e uma vida dedicada a servir ao próximo. Outra simbologia da cruz de Tau seria a ligação entre o céu e a terra, entre o divino e o humano.

O símbolo de Tau na Bíblia

A origem mais remota do Tau se encontra na Bíblia, quando o profeta Ezequiel recebe de Deus a revelação de que salvaria das calamidades os inocentes marcados com o sinal do Tau (Ezequiel 9:4).

Como símbolo cristão, o Tau foi adotado no pontificado do papa Inocêncio III, no ano de 1215. Por sua influência, Francisco de Assis assumiu o Tau como símbolo de sua ordem religiosa.

Para a fé cristã, o Tau representa o sofrimento de Cristo, tendo como simbologia o sacrifício e a salvação.

Como deve ser usada a cruz de Tau?

Tanto entre os franciscanos quanto por outras ordens da Igreja Católica, o símbolo da cruz de Tau é usado no pescoço, pendurado por um cordão com três nós, representando o caminho do Evangelho em nossa vida. Os três nós simbolizam os três conselhos presentes no evangelho: obediência, pobreza e pureza de coração.

  • Obediência significa ser leal um projeto maior.
  • Pobreza não representa a econômica, mas a capacidade de ser desprendido, de saber partilhar.
  • Pureza de coração é a capacidade de ser verdadeiro e transparente.
Veja também. Significado do símbolo ->  Serpente

O Tau e São Francisco de Assis

A ligação entre o Tau da bíblia com a ordem franciscana remonta a Francisco de Assis, que tinha veneração pelo símbolo e o usava em suas pregações e bênçãos dos enfermos. Por sua vida de penitência, o Tau, para ele, representava um sinal de sua conversão e a abdicação de vícios e luxos em favor de uma vida cristã.

O Tau hoje usado pela ordem dos franciscanos deve ser talhado em madeira, sem qualquer outro apetrecho. Nunca de aço ou outro metal, pois deve representar a simplicidade absoluta. Também é obrigatório que ele tenha os três nós, que simbolizam os três caminhos do Evangelho.

Por que a cruz de Tau é feita de madeira?

Devido à madeira ser um material mais pobre, a cruz de Tau representa o chamado aos filhos de Deus a viver de maneira simples. Além disso, a madeira é fácil de ser trabalhada, podendo simbolizar o cristão que se deixa moldar segundo a palavra de Deus em sua vida.

O que simboliza o Tau para quem o usa?

Quem usa o Tau coloca sua espiritualidade acima de tudo, buscando uma mudança de vida, voltada para a salvação. Tem como missão servir aos outros, como Jesus, que foi nosso servo até sua morte na cruz. O Tau simboliza o caminho em direção ao bem, por meio da luz e da verdade. Ou seja, os ensinamentos de Cristo. Outra simbologia do Tau é o tempo e a eternidade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Romã

Que valores é preciso ter quem usa a cruz de Tau?

Para usar o Tau, é preciso ser leal aos princípios dos três nós.

Ou seja, ser despojado de bens materiais, buscando enriquecer-se de valores espirituais como a paz, a misericórdia e o perdão.

A cruz de Tau ideal não é aquela que se compra, mas a que ganhamos de outra pessoa, como sinal de que reconhece que vivemos de acordo com os três nós.

Veja também: