Rosa dos Ventos

rosa dos ventos símboloA imagem da Rosa dos Ventos já é velha conhecida e está presente em todos os sistemas de navegação. A rosa é um desenho muito bonito que atrai muitas pessoas, além de despertar também algumas dúvidas. Se você se interessa pela rosa dos ventos e quer conhecer um pouco mais desse famoso símbolo, este texto é para você! Venha conferir:

Significado de Rosa dos Ventos

A rosa dos ventos ainda desperta dúvidas em muitas pessoas e, apesar de já terem visto a imagem da rosa, há quem não saiba exatamente o seu significado. Se você é uma dessas pessoas, sanaremos todas as suas dúvidas agora mesmo!

A rosa dos ventos é um instrumento que serve para a navegação geográfica, sendo utilizada para determinar a localização de algum corpo ou objeto em relação a outro. A rosa dos ventos é composta pelos pontos cardeais e seus interpostos. O nome de “rosa dos ventos” surgiu devido à semelhança das rosas com os pontos cardeais que existem na bússola, que lembram as pétalas dessa flor.

Veja também. Significado do símbolo ->  Yin Yang

Simbologia da Rosa dos Ventos

Nos dias de hoje, a rosa dos ventos tem uma simbologia bastante característica, que vai muito além de sua utilidade como instrumento de navegação geográfica. O símbolo da rosa dos ventos transmite a ideia de “desejar boa sorte” ou o desejo de alcançar diferentes direções na vida. Por causa de todo este simbolismo envolvendo o desejo de mudança e esperança, não raro a rosa dos ventos acaba por ser escolhida como uma bela opção de tatuagem, o que falaremos mais a frente.

Origem da Rosa dos Ventos

A criação da rosa dos ventos se deu em meados do século XIV com a finalidade de ilustrar os mapas cartográficos da época, baseando-se na direção dos mais importantes ventos sentidos no Mar Mediterrâneo. Durante o período que compreende a Idade Média, os pontos cardeais levavam os nomes dos locais próximos ao Mediterrâneo, como: Tramontana (norte), Ostro (sul), Levante (leste), Ponente (oeste), Greco (nordeste), Siroco (sudeste), Maestro (noroeste), Libeccio (sudoeste).

No total, além dos oito ventos mais importantes, a rosa dos ventos também exibia os oito ventos secundários e dezesseis complementares, somando trinta e dois pontos de divisão.

Veja também. Significado do símbolo ->  Berço

Rosa dos Ventos e Bússola

Muitas pessoas se confundem e acham que a rosa dos ventos e as bússolas são a mesma coisa. A verdade é que não são! Este é um conceito particularmente simples de se entender, vamos lá: a bússola é um objeto para navegação geográfica e funciona por meio de uma agulha magnetizada colocada de maneira horizontal que é capaz de identificar os pontos cardeais.

A bússola funciona por meio de magnetismo terrestre, sendo atraída em direção aos polos do planeta. Mas onde entra a rosa dos ventos nesta história? Pois bem, a rosa dos ventos se encontra dentro da bússola. É o desenho da rosa dos ventos que fica juntamente com a agulha magnética para a identificação dos pontos cardeais! Viu que simples?

Veja também o significado do símbolo da Bússola.

Rosa dos Ventos desenhorosa dos ventos desenho

O desenho da rosa dos ventos é bastante comum em todos os sistemas de navegação geográfica, inclusive os atuais. Seu desenho tem a forma de uma rosa, mas também se assemelha a uma estrela e a finalidade das pontas (ou pétalas) é facilitar a visualizações dos pontos cardeais.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cereja

Tatuagem Rosa dos Ventos

A tattoo de rosa dos ventos é uma das mais procuradas em todo o mundo. O significado da tatuagem de rosa dos ventos pode ser: a procura por novas direções na vida, o gosto por viagens, a vontade de manter o foco e a perseverança, ou pode, figurativamente, apontar para o futuro.