Pedra Bruta

pedra brutaA Pedra Bruta é conhecida como um símbolo ligado à Maçonaria. A representação simbólica do que se chama pedra bruta está intimamente relacionada com a vida de um maçom desde sua iniciação.

Desde o início da história da humanidade, o homem possui um forte vínculo com as pedras. O homem das cavernas, por exemplo, descobriu na pedra um grande aliado e, com ela, conseguiu desenvolver ferramentas que facilitaram sua vida de diversas formas.

Quando falamos da cultura religiosa, as pedras também possuem um significado importante. Elas eram muito usadas para representar deuses e, por sua solidez e durabilidade, serviam para sugerir o poder e a estabilidade de uma divindade.

Assim, as esculturas eram talhadas segundo a imagem e semelhança de animais ou homens destinados a se tornarem alvo de devoção e reverência.

Significado de Pedra Bruta

A pedra bruta é conhecida como um símbolo ligado a maçonaria. Para um um aprendiz maçom, esse simbolismo está relacionado às “arestas” da personalidade que ele terá que aparar ou limar para poder se aperfeiçoar. Portanto, os aprendizes seriam tal como pedras brutas que necessitam esculpir seus sentimentos para tornarem-se perfeitos espiritualmente.

Veja também. Significado do símbolo ->  Valknut

As arestas a que nos referimos e que começam a serem esculpidas referem-se aos pecados que ferem os princípios da moral e dos bons costumes que o movimento maçônico jurou combater, como o ciúme, perfídia, a vingança, os vícios, entre outros. Quanto mais polido, mais graduados os maçons se tornam na sociedade secreta.

A simbologia de pedra bruta é embasada no paralelismo que começa quando o homem habitava as cavernas. Esses indivíduos tinham uma capacidade intelectual quase nula por não terem instrução e, muitas vezes, eram rudes e despreparados. Isso assemelha-se ao sentimento do aprendiz da maçonaria quando o mesmo toma conhecimento da complexidade da filosofia maçônica. Portanto, assim como o homem das cavernas, o aprendiz deve trabalhar a fim de “lapidar” a pedra bruta em busca da evolução, no caso, de sua jornada na maçonaria.

pedra bruta símbolo

Para outra vertente, o símbolo de pedra bruta está vinculado à obra divina e à liberdade, sendo que a pedra polida, portanto, o significado contrário. Esse significado está ligado à interferência humana e à servidão que é produto da submissão de uma individualidade forçada.

Veja também. Significado do símbolo ->  Fada

Existe um passagem dessa simbologia na escritura Sagrada, onde a pedra bruta é citada nesses termos: “Se me fizerem um altar de pedras, não o façam com pedras lavradas, porque o uso de ferramentas o profanaria.” (Êxodo 20, 25)

Por outro lado, se o trabalho de polir a pedra for desempenhado por Deus, o simbolismo da pedra bruta muda e se torna a iluminação da alma. Cabe a cada um de nós identificar e reconhecer a sutil diferença entre a perfeição da pedra trabalhada e a submissão que o desbastar da pedra pode representar. Ao não reconhecer tal diferença, corremos o risco de nos tornarmos um produto do nosso meio, moldada à revelia do nosso próprio querer.

Veja também o significado do símbolo Pedra Filosofal.