Coiote

coiote tattooO símbolo e a simbologia do coiote podem ter duas interpretações. Algumas lendas dizem que o coiote é um símbolo de mau agouro e de desgraça. Outras culturas dizem que o simbolismo do coiote é relacionado à sabedoria, intuição e iluminação. O coiote também pode simbolizar a família, pois normalmente vivem em bandos, mas geralmente são seres solitários, que caminham sem companhia.

Nas doutrinas espiritualistas, o significado do coiote é de se conectar a sua intuição, a fonte de tudo, e utilizar, a partir do que foi intuído, a inteligência e a astúcia para a sobrevivência.

Os coiotes também são muito utilizados como símbolos de independência, pois eles, andando sozinhos, caçam suas presas e sobrevivem sem a ajuda de outros da mesma espécie, inclusive, afastando-se de seus possíveis predadores, como o homem.

O coiote também pode representar, nas doutrinas espiritualistas, a lei do retorno, ou a justiça divina, no conceito de que tudo o que fizer ao outros também será feito a você. Se você conceder amor e benevolência ao outro, também será concedido a você amor e benevolência. Se você atuar para a desgraça e o mal alheio, a desgraça e mal também chegarão à sua porta.

Veja também. Significado do símbolo ->  Sapo

O coiote ensina como inteligência e trapaça caminham juntas, e como devemos ter consciência sobre as atitudes que chamamos de inteligentes, mas que podem ser verdadeiras mentiras para qualquer área da vida, seja profissional, seja amorosa, seja pessoal.

O uivo do coiote é considerado um som divino e toca profundamente a alma. Muitas pessoas possuem, inclusive, uma fobia contra o uivo. Tanto é que, por muitas vezes, o barulho foi utilizado como som para provocar o medo inconsciente das pessoas em filmes e séries de terror, em meados dos anos 1960 e 70.

coiote

Resumindo, o coiote é um símbolo de profundo autoconhecimento em que podemos nos enganar e acabar por trapacear outras pessoas acreditando que a nossa intenção é boa e justa. Por isso, quando se deparar com um coiote em sonho ou como um símbolo forte em sua vida, analise suas ações e palavras e veja se você não está se enganando, pois ele é sempre tido como o trapaceiro.

Coiote para os índios

O coiote para os índios norte-americanos é uma criatura de extremo mau agouro, sendo os criadores da morte. É considerado o ser mais nefasto de toda a criação, responsável por tudo que há de perverso no mundo. Em outras palavras, um gênio muito mal.

Veja também. Significado do símbolo ->  Céu

São inúmeros os contos que os índios relatavam sobre os coiotes. Nessas lendas, muitas vezes, o simbolismo do coiote está ligado com o mal que há em nós. Ou seja, a nossa própria capacidade de causarmos mal a outras pessoas e de utilizar a inteligência para atitudes não virtuosas.

Coiote figura mitológica

Como figura mitológica, o coiote, na cultura norte-americana, é extremamente simbólico e importante. Para os norte-americanos nativos, os índios, os coiotes foram o primeiro povo a habitar a Terra, antes mesmo de qualquer espécie animal, e muito milênios antes dos humanos chegarem ao mundo.

Logo, toda a criação dos animais e, inclusive, dos humanos, foi realizada pelos coiotes.

Ainda na mitologia nativa norte-americana, o coiote é considerado um animal trapaceiro e traiçoeiro, no entanto, existem cultos para o coiote, pois ele ensina também sobre independência e sobrevivência na natureza.

Uma outra característica mitológica poderosa do coiote é que ele só mata para se alimentar, diferentemente do homem, que mata por matar, segundo os nativos norte-americanos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Caveira com asas