Jardim

Jardins suspensos da Babilônia, Jardim do Éden de Adão e Eva, Jardim Botânico, Jardim Japonês, Jardim de Inverno. As referências são diversas e sempre que pensamos na palavra jardim, surge em nossa mente a imagem agradável de flores e folhagens, oferecendo um espetáculo de cores ao olhar. Nada mais belo que um jardim florido e bem cuidado.

jardim símbolo

Porém, a simbologia do jardim é bem mais complexa do que se pode imaginar. Conheça os significados e simbolismos que envolvem o termo desde a Antiguidade até os dias atuais.

Significado de Jardim

No dicionário, denomina-se jardim um espaço geralmente fechado, onde se cultivam plantas, flores, folhagens e arbustos. Os jardins existem desde a Antiguidade, podendo ser suntuosos, localizados em palácios ou modestos jardins de praça. Em hebraico, a palavra também está associada a prazer.

Seja qual for a definição, remete a um local agradável, florido e de grande beleza e harmonia, por isso cuidar ou desfrutar de um jardim é sempre uma experiência prazerosa.

O Jardim na Bíblia

Nas passagens bíblicas, o símbolo jardim ressalta a perfeição e a pureza espiritual, além de representar a presença divina.

Segundo o Livro Sagrado, a história da humanidade começa no Jardim do Éden, onde viveram Adão e Eva, os primeiros habitantes da Terra, criados por Deus.

O Jardim do Éden personifica o paraíso, um lugar de paz e tranquilidade, onde Adão e Eva viveram em estado de graça e felicidade, antes de serem expulsos, por traírem a confiança do Criador.

Veja também. Significado do símbolo ->  Barco

Além do Éden, mais dois jardins são citados na Bíblia:

  • O Jardim do Getsêmani, localizado no pé do Monte das Oliveiras, em Jerusalém, onde Jesus teria orado e meditado um dia antes de ser preso e crucificado e onde aceitou o cálice amargo pela salvação da humanidade. Nos dias de hoje, ainda há oliveiras no local, que se acredita serem tão antigas quanto os fatos bíblicos.
  • O Jardim da Cidade Celeste, local futuro onde, segundo a Bíblia, não existirá maldição, pecado, dor ou morte, no qual a humanidade viverá em paz por séculos eternos. Nesse local, também não haverá noite, pois será iluminado pelo Cordeiro de Deus.

Outras referências ao Jardim na Bíblia

Há ainda várias passagens sobre jardim na Bíblia, como, por exemplo, no Cântico dos Cânticos, onde ele é considerado um símbolo da feminilidade e fonte de delícias.

“O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de especiarias, para descansar e colher lírios. Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele descansa entre os lírios”. (Cânticos, 6:2-3)

“Suas faces são como um jardim de especiarias que exalam perfume. Seus lábios são como lírios que destilam mirra”. (Cânticos, 5:13)

Simbolismo do Jardim em culturas diversas

Desde os tempos mais remotos, os jardins são elementos simbólicos importantes em diversas culturas. Embora a simbologia varie, todos os povos o consideram um sinal do sagrado e a representação do cosmo em menor escala.

Veja também. Significado do símbolo ->  Anéis Olímpicos

Para a civilização egípcia, os jardins eram objetos de dedicação especial na decoração dos palácios.

Na antiga Roma, eram cultivados com esmero os mais suntuosos jardins, decorados com estátuas e fontes.

Na antiga Pérsia (atual Irã), o espaço era considerado fonte de inspiração poética, além de comparado a um oásis.

O Islamismo, por sua vez, considera Alá (Deus) um jardineiro da humanidade.

jardim símbolo

Já na mitologia grega, um dos mais famosos é o chamado Jardim das Hespérides, onde Zeus, o deus do relâmpago e do trovão, casou-se com Hera, deusa das mulheres e protetora dos nascimentos. Esse jardim simboliza a união, o amor e a fertilidade.

Outra referência famosa são os Jardins Suspensos da Babilónia, uma das sete maravilhas do mundo.

Veja também os significados dos símbolos Zeus, Relâmpago, Trovão e Raio.

Simbolismo do Jardim dos Sonhos

Chamados de abrigos sagrados, os jardins simbolizam o cosmos, cuidado por um jardineiro zeloso, o Criador.

Na interpretação dos sonhos, o jardim simboliza a própria vida do sonhador, mostrando seus desejos, alegrias ou insatisfações. Se o espaço está bem cuidado, indica satisfação pessoal e serenidade. Mas se, ao contrário, estiver abandonado, é sinal de preocupação e necessidade de cuidar melhor de seus interesses. Sonhar com jardim indica a necessidade de uma pausa na vida e um momento de paz e reflexão.

Jardim Japonês

No Japão, os jardins são considerados uma tradição secular, assim como a cerimônia do chá. Herança do Japão Feudal, os jardins japoneses são um espaço místico e sagrado, que tanto podem ser parte integrante das casas, como ocupar espaços maiores em parques, templos budistas e castelos históricos. jardim japonês

Veja também. Significado do símbolo ->  Papai Noel

Como criar um Jardim Japonês

Qualquer pessoa pode projetar em sua casa um jardim japonês, também chamado de jardim Zen, por ser um local de paz e espiritualidade.

Nele, cada elemento tem um simbolismo:

  • Pedras (ishi): representam a resistência e os caminhos da nossa vida.
  • Ponte (ashi): simboliza a transição para o sagrado.
  • Lanterna (toro): remete à iluminação mental.
  • Água (mizu): representa o ciclo da vida, podendo ser uma fonte (tsukubai), que simboliza a purificação.
  • Lago de carpas (koi): representa a prosperidade.
  • A principais flores que compõem um jardim japonês são:
  • Flor de cerejeira (sakura) – felicidade
  • Bambu (take) – resiliência
  • Momiji (acer) – renovação.

Veja também os significados dos símbolos: