Bode

bode símbolo Com certeza você já deve ter ouvido falar da simbologia do Bode, não é mesmo? Há tantas variações seu significado que acaba sendo impossível não ficar intrigado com o que existe por trás do simbolismo deste animal

O que é um bode Baphomet? Qual é a diferença entre o bode para os cristãos e o bode na astrologia chinesa? Qual é o papel do bode no juízo final? E o que é um bode expiatório?

Você vai descobrir tudo isso neste artigo!

Qual é o significado do bode?

Se há um símbolo que é carregado de negatividade, este é o bode. O bode, para os cristãos, por exemplo, é uma representação do próprio diabo.

Por outro lado, o bode está muito presente na astrologia: não só há o bode na astrologia chinesa, mas também um dos signos do zodíaco ocidental, Capricórnio, também recebeu seu símbolo. Neste caso, o simbolismo do bode não possui nada de negativo.

O bode também está presente na maçonaria. Nesse caso, o significado de bode tem a ver com a crença de que o animal não conta os segredos que lhe foram confessados.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cronos

Qual é a simbologia do bode na religião?

Com os grandes problemas da Idade Média, especialmente a fome e a peste, foi necessário encontrar alguma coisa que simbolizasse o mal. O bode, para os cristãos, é, justamente, um bode expiatório. Em outras palavras, ele levaria a culpa pelas desgraças que estavam acontecendo.

Há muitas características de uma imagem de Satã para os cristãos, que foram retiradas do bode: chifres, pés e cauda, por exemplo.

símbolo bode

O bode, para os cristãos, foi inspirado no deus Pã, da mitologia grega. Por praticar orgias, a divindade foi utilizada para justificar como o sexo fazia os homens bons caírem em tentação.

Segundo Mat 25:31:-32 “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes”.

Nesta parábola, o bode é todo aquele que prefere seguir a sua própria vontade em vez de seguir a vontade de Deus. Desta forma, eles serão separados por toda a eternidade do Pai.

Veja também. Significado do símbolo ->  Zeus

Outra curiosidade é o bode pentagrama invertido, um dos maiores símbolos do Satanismo.

Uma das criaturas relacionadas ao próprio demônio é o bode Baphomet, um bode negro que tem dentro de si a ambivalência: bem e mal, yin e yang, masculino e feminino, céu e terra etc.

Veja também o significado do símbolo Yin Yang.

Enquanto o bode para os cristãos é como se fosse a personificação do mal, o bode Baphomet é, para quem pesquisa mais a fundo, a simbologia do homem que encontra a divindade que habita nele, algo que é possível superando os defeitos e fraquezas.

O que é o bode na astrologia chinesa e ocidental?

Capricórnio, o décimo signo do Zodíaco, é representado pelo símbolo bode robusto, capaz de subir as montanhas mais elevadas.

Já o bode na astrologia chinesa representa o oitavo signo: inteligente, doce, predisposto à arte e à música.

O que é bode expiatório?

Bode expiatório é uma pessoa que acaba recebendo a culpa por algo que outras pessoas fizeram. Muitas vezes, o coitado sequer consegue provar a sua inocência.

Veja também. Significado do símbolo ->  Marfim

Você sabia que existiam essa variedade de simbologia do bode? Acredita que o bode é um símbolo bom ou mau?