Ramo

Desde os tempos imemoriais, a árvore e seus componentes ocupam o imaginário da humanidade, que atribui à natureza simbolismos sagrados.

Venerada por diversas culturas, a árvore é vista como transmissora de mensagens divinas e a natureza é considerada o maior dos mestres.

Assim é com o símbolo do ramo. Dos ramos de louro que coroavam a cabeça dos Césares romanos aos ramos de palmeira que saudaram a chegada de Jesus a Jerusalém, os ramos têm um lugar especial na nossa cultura e tradições, tanto pagãs quanto cristãs.

simbolismo do ramo

O que é ramo?

Chama-se ramo a divisão ou subdivisão do caule de uma planta, também conhecido como galho.

Numa árvore genealógica, o ramo é cada uma das famílias formadas no mesmo tronco. Mas o simbolismo do ramo vai muito além disso.

Traduzido do grego e do hebraico, o termo “ramo” significa rebento, broto, galho ou palma. Todas essas definições representam o novo, o renovado, o começo ou recomeço, por isso a importância do ramo como símbolo de vitória e prosperidade em nossa vida.

Ramo de louro

Segundo a mitologia greco-romana, Apolo, deus do sol e filho de Zeus teria nascido de uma palmeira. Apaixonado por Dafne, quando esta transformou-se em um loureiro para fugir dele, Apolo passou a usar na cabeça uma coroa feita de ramos de louros. Desse mito, nasceu, na Roma Antiga, o costume de premiar militares e atletas com uma coroa de louros. Também daí vem a expressão “os louros da vitória”.

Veja também. Significado do símbolo ->  Rinoceronte

O ramo de palmeira

Para os antigos egípcios e povos mesopotâmicos, a palmeira (Phoenix) tinha um simbolismo sagrado: representava a imortalidade. Na Grécia Antiga, atletas vitoriosos eram agraciados com uma folha ou árvore de palmeira. Para esses povos, o ramo de palmeira simbolizava vitória, triunfo, paz e vida eterna.

Já no cristianismo, o ramo de palmeira tem um simbolismo ainda mais especial: está associado ao Domingo de Ramos. Segundo o Novo Testamento, foi o dia em que Jesus chegou a Jerusalém, sendo aclamado pela multidão com ramos de palmeira. O ramo simboliza especialmente a vitória e o triunfo.

Até os dias de hoje, o ramo de palmeira é considerado pelos cristãos como a vitória do espírito contra a carne, a derrota do pecado. Para os judeus, por outro lado, o ramo é símbolo de paz e prosperidade.

O Domingo de Ramos

Na religião católica, celebra-se o Domingo de Ramos para iniciar a Semana Santa, um domingo antes da Páscoa. Para marcar essa data, os fiéis recebem ramos de palmeira ao fim da missa. Para os católicos, este tem um significado importante: levar o ramo de palmeira para casa é levar a paz para o seio de seu lar e de sua família.

Ramo, símbolo da paz

Por representar a vitória sobre o mal, o fim do conflito, o ramo de palmeira ganhou um significado maior, simbolizando a paz em todos os sentidos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pirâmide

É por isso que vemos a palmeira inserida em diversas bandeiras e selos, como símbolo de paz. Nas regiões tropicais, esta é substituída pelo coqueiro.

O ramo de oliveira

Outro ramo que tem força simbólica em nossa sociedade é a folha de oliveira. Ela aparece no bico de um pombo, geralmente em mensagens de fim de ano, com votos de paz e prosperidade.

Mas você sabe qual a simbologia do ramo de oliveira? A explicação está nas Escrituras Sagradas. Consta que, após o fim do dilúvio que devastou a Terra, Noé, que havia se salvado com sua família dentro de uma arca, soltou uma pomba em direção às matas, tendo esta retornado com um ramo de oliveira no bico.

E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.

(Gênesis 8,11)

Era um sinal de que o dilúvio havia terminado e que se iniciava um novo tempo, de paz e prosperidade. Para os cristãos, o ramo simboliza a vitória sobre o pecado. Mas, nas festas pagãs, simboliza, também, desejo de paz e prosperidade no Ano Novo.

A tatuagem de ramo

Como já dissemos, a humanidade sempre atribuiu à natureza um simbolismo sagrado. É por isso que as tatuagens de ramos, em sua maioria, trazem consigo um significado de fé, crença e respeito pelo sagrado.

Veja também. Significado do símbolo ->  Selo de Salomão

Veja as tatuagens de ramo mais procuradas:

Tatuagem de ramo de oliveira: seja sozinho ou no bico de um pombo, o ramo de oliveira tem por significado um desejo de paz, sucesso e prosperidade. Também pode representar a vitória da fé e do espírito sobre a carne e o pecado.  Simboliza, ainda abundância e purificação, sendo uma promessa de dias melhores no futuro.

Tatuagem de ramo de louro: também tem bastante representação numa tatuagem, pois é associada tanto ao poderoso Apolo, deus do sol, quanto aos grandes atletas e césares romanos que as usavam na cabeça, como uma coroa da vitória. Uma tatoo de ramo de louro simboliza assim, desejo de vitória em todas as etapas da vida. É um símbolo dos campeões.

Veja também os significados dos símbolos: