Pomba

A Pomba é o símbolo mundial da paz. Porém, seu significado vai além. Ela representa a pureza, simplicidade, harmonia, esperança e a felicidade reencontrada. Já no contexto cultural, a pomba simboliza a sublimação do instinto animal. Na visão pagã, a pomba também representa a pureza no amor e, como seu complemento, faz associação ao amor carnal e aos instintos sexuais.

símbolo pomba

A pomba é o animal comumente usado para associar Afrodite e Eros, simbolizando o relacionamento amoroso e os desejos dos amantes.

Ou seja, a pomba representa um dos instintos mais incompreensíveis e não palpáveis da raça humana: a alma e a essência do amor. Inclusive, o símbolo também é representado em algumas oportunidades como um casal de pombos.

A Pomba da Paz

A Pomba da Paz é usada no meio cristão e, como seu próprio nome diz, representa a paz, além da esperança. Sua origem vem do Antigo Testamento, quando Noé soltou um pombo branco para que pudesse encontrar terra firme.

Após um tempo de espera, a pomba retornou com um ramo de oliveira, assim Noé soube que a inundação havia abaixado e ainda existia esperança para a humanidade. É justamente por essa passagem que a pomba também é vista simbolicamente como a mensageira de boas notícias.

Veja também. Significado do símbolo ->  Bode

A Pomba do Espírito Santo

Na tradição judaico-cristã, a simbologia da pomba é o Espírito Santo, o terceiro elemento da Santíssima Trindade. Isso porque, além do uso da pomba por Noé, a Bíblia reúne algumas outras passagens envolvendo a pomba em seu texto. Por exemplo, no batismo de Jesus, na passagem a seguir: “O Espírito Santo descer sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba” (Lucas 3,22). Outro momento importante do Livro Sagrado ocorre na Anunciação, com a presença da pomba no momento em que Maria soube da notícia de que conceberia e daria vida ao Filho de Deus.

Além disso, no contexto pagão, as pombas eram vistas como a representação do divino. Por isso, é muito comum que deuses e deusas sejam representados (as) cercados por pombos.

Dessa forma, mesmo antes do Novo Testamento, a pomba já passava por associações a Deus e, mais especificamente, ao Espírito Divino. Assim, os cristãos mantiveram essa representação, reforçando a pomba como o Espírito Santo.

A Pomba Branca

A pomba branca é muito usada na representação da passagem entre a vida e a morte, isso graças à sua brancura imaculada. Um bom exemplo da pomba neste contexto se dá pela imagem de uma pomba saindo do corpo de São Policarpo logo após a sua morte, simbolizando a sublimação da vida, na existência corpórea e espiritual.

Veja também. Significado do símbolo ->  Valknut

A Pomba no Cristianismo

Como podemos perceber, a pomba representa pureza, divindade e paz. E toda essa tradição se dá pelas passagens bíblicas, principalmente no episódio onde Noé busca terra firme para ancorar após o grande dilúvio.

Porém, algo pouco lembrado é que herói bíblico não enviou o pombo como sua primeira opção, por assim dizer. O corvo foi, na verdade, o escolhido para fazer tal tarefa, porém ele voou e não conseguiu encontrar nada, perdendo sua oportunidade. Dessa forma, Noé escolheu a pomba, porém na primeira viagem ela também não encontrou lugar algum para pousar. Sete dias depois, a ave foi novamente solta e, quando retornou, segurava ramo de oliveira em seu bico, e assim Noé finalmente encontrou um lugar para dar sequência à vida da raça humana. Segundo a crença cristã, essa passagem simboliza a paz entre Deus e os homens.

Na passagem citada acima, a pomba era dita como branca, porém em todas as outras passagens sua cor não é citada. Mas é bem da verdade que, desde sempre, sua representação fora como branca, algo que se passou durante gerações e, ainda hoje, segue sendo a usada.

Veja também. Significado do símbolo ->  Mandala