Abóbora

Abóbora é o fruto da aboboreira, muito conhecida por sua cor alaranjada ou avermelhada. A palavra ainda pode significar, no sentido figurado, uma mulher avantajada ou um homem mole e fraco.

De toda forma, abóbora é um fruto que se usa bastante na culinária e tem bastante popularidade nos Estados Unidos por causa do Halloween.

simbolismo da abóbora

Simbologia da abóbora

O simbolismo da abóbora está relacionado com ambivalência dos sentidos.

Ou seja, em um lado, a abóbora está associada com a estupidez e a distração, enquanto que, por outro lado, está associada com a inteligência.

É fácil perceber que a cabaça da abóbora é o elemento utilizado com frequência como forma de ornamento, por isso o símbolo da abóbora acaba englobando a ideia de inutilidade, em especial na crença oriental.

Já as sementes da abóbora, para essas culturas, são apontadas para a sabedoria.

Além disso, a questão da quantidade de sementes da abóbora – que são muitas – fazem deste fruto estar relacionado com a fecundidade e a abundância.

Em regiões do Norte do Laos, os povos acreditavam que eles nasceram das abóboras.

A abóbora é símbolo de regeneração e fonte de vida. No Oriente, é bastante comum que aconteça o consumo das sementes de abóbora durante os rituais de renovação espiritual durante o equinócio de primavera.

Veja também. Significado do símbolo ->  Dente-de-leão

Abóbora no Halloween

A abóbora é o principal símbolo do Halloween nos tempos atuais. Durante essa festividade, as cabaças das abóboras são utilizadas como decoração e até fantasia. Inclusive como item decorativo, usa-se a cabaça para fazer uma cabeça iluminada com vela dentro.

A atividade de esculpir rostos é uma tradição celta. A inclusão da abóbora como símbolo do Halloween começou de forma totalmente aleatória, afinal a festividade também tem origem celta, caracterizada por seus elementos e rituais simbólicos.

Uma das partes da celebração de outono da tradição celta era iluminar o caminho das casas para guiar os bons espíritos. Para isso, o povo utilizava nabos e abóboras para esculpir rostos, adicionando uma luz dentro.

A festividade do Halloween conta com lendas e histórias interessantes. E uma que possui relação com a abóbora é a lenda de Jack-o’-lantern, que seria um espírito amaldiçoado que perambulava pela terra, sem poder entrar no céu ou no inferno, apenas vagando por aí com uma lanterna feita de nabo com um carvão em brasa.

Veja também. Significado do símbolo ->  Gueixa

Os imigrantes irlandeses nos Estados Unidos trouxeram tal lenda para o país, mas adaptaram-na para a cultura norte-americana.

A partir daí, o nabo foi substituído pela abóbora, que era um um fruto muito comum naquela mesma época nos Estados Unidos, afinal há riqueza na produção de abóboras.

Dessa forma, a abóbora começou a associá-la ao Halloween, em grande parte para a ornamentação, sem significado simbólico.

No dia 31 de outubro – o Dia das Bruxas –, diz-se que os mortos estão com passe livre para visitar os entes queridos que ainda estão vivos. As abóboras são esculpidas e acesas para guiar os caminhos deles.

Uso da abóbora

Na culinária, a abóbora é um de imenso valor nutritivo, com muitas vitaminas e minerais, além de ter poucas calorias. É possível incorporar a abóbora em vários cardápios, como sopas, sobremesas e pratos principais.

Geralmente, a abóbora é consumida com a casca, frequentemente preparada de forma refogada ou assada. Até as sementes do fruto podem ser aproveitadas pela quantidade de nutrientes – essas são ingeridas torradas.

Conforme o tipo de abóbora, há também benefícios para a medicina popular. Sendo assim, a quantidade de vitaminas, fibras e sais minerais pode ter alteração. Entretanto, as abóboras são ricas em vitaminas A, B, C e E, bem como em potássio, selênio e cálcio.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cão

A abóbora tem propriedades adstringentes, alcalinizantes e diuréticas.

Por exemplo, o sumo da polpa pode auxiliar em problemas de prisão de ventre. O cataplasma das folhas de abóbora são recomendados para queimaduras, dores e inflamações de ouvido.

Seja cruas, seja torradas, as sementes da abóbora são usadas como vermífugo.

Na Índia, a polpa da abóbora é usada para aliviar dores de cabeça, colocando-a diretamente na testa.

Para o povo das Filipinas, o caldo do pé de abóbora é excelente para curar dores de ouvido.

Já o suco das flores também pode ser usado na medicina, pois ele é digestivo.

Veja também os significados dos símbolos: