Pentagrama Invertido

O Pentagrama Invertido é uma estrela de cinco pontas com duas pontas voltadas para cima e uma ponta voltada para baixo.

O que é pentagrama invertido

O pentagrama invertido é um símbolo amplamente reconhecido como satânico. Por vezes, aparece junto com a cruz de São Pedro também invertida. Essas inversões marcam a percepção de Satanás.

Simbolizam o modo como coloca em dúvida tudo que é certeza na vida dos homens. O pentagrama invertido representa como Satanás pede as pessoas que reconsiderem seus valores culturais, olhem as evidências que ele lhes oferece e sigam comportamentos hediondos.

Símbolo do pentagrama invertido

O significado do pentagrama invertido existe em oposição ao pentagrama de cabeça para cima (com apenas uma ponta para cima), o qual é símbolo de diferentes religiões e misticismos ao longo da história, inclusive do cristianismo.

Significado do pentagrama invertido

Na tradição da magia Wicca, o pentagrama invertido ganha outro significado. Ele significa que o mago está entrando em um segundo estágio de aprendizado. Ou seja, significa que está entrando em um segundo nível de formação, mais elevado que o anterior. O pentagrama invertido, para a alquimia medieval, simbolizava a inserção do ser humano no microcosmo em que vive. Era símbolo de proteção e magia no neopaganismo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Rosa dos Ventos

Simbologia do pentagrama invertido

Um pentagrama invertido com uma cabeça de bode dentro é um dos símbolos mais famosos da Igreja de Satã, fundada por Anton LaVey. É identificado com a figura mitológica de Baphomet.

Pentagrama invertido no satanismo

Em 1855, o significado satânico do pentagrama invertido foi realçado. O autor Eliphas Levi escreveu uma obra sobre magia transcendental em que afirmou que o pentagrama invertido é um símbolo de Satanás e atrai forças sinistras. O símbolo do pentagrama invertido com um círculo ao redor era também associado à Igreja de Satã.

Pontas de pentagrama invertido

No pentagrama invertido, as pontas que estão viradas para cima são duas. Há várias suposições sobre o significado de cada ponta no pentagrama normal. Algumas das mais aceitas são de que as cinco pontas simbolizam as cinco extremidades de uma pessoa (dois braços, duas pernas e uma cabeça), assim como os elementos que compõe o mundo terreno, tal como água, ar, fogo, terra e pensamento. Os cristãos acreditavam que as cinco pontas do pentagrama remontavam as chagas de Cristo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Olho Grego

O pentagrama invertido representa, assim, a inversão da cruz de Cristo, ou ainda a crucificação do apóstolo Pedro, que foi feita ao contrário. Outro ponto de vista identifica que as três pontas inferiores do pentagrama invertido representam a negação da Santíssima Trindade, que é um dos fundamentos da teologia cristã. As duas pontas para cima remontam as diferentes dicotomias de igualdade e contraste que compõem o universo (criação x destruição, positivo x negativo, masculino x feminino, etc.). Simbolizam ainda o desejo físico acima da espiritualidade.

Origem do pentagrama invertido

A associação do pentagrama invertido com o satanismo parece remontar ao começo da Inquisição na Igreja Católica. A primeira Inquisição foi iniciada pelo Papa Lucius II, em 1184. A segunda Inquisição se iniciou em 1231 por meio do Papa Gregório e foi seguida pela famosa Inquisição Espanhola, estabelecida em 1478 por Isabel e Fernando, os reis católicos da Espanha. Ali, o pentagrama invertido já era considerado símbolo de heresia.

Tatuagem do pentagrama invertido

A tatuagem do pentagrama invertido pode remontar à ideia de adoração dos valores conectados ao satanismo (tais como individualismo e soberba). Porém, na leitura da magia Wicca, o símbolo está associado a ultrapassar níveis de aprendizado no conhecimento místico.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pedra Bruta