Árvore de Natal

árvore de natal tattoo A Árvore de Natal é o símbolo mais notório nas celebrações natalinas. Ela pode ser um pinheiro ou mesmo artificial (tendo sua construção de plástico). A tradição diz que devemos colocar na árvore objetos que fazem referência e simbolizam essa época tão especial, além das luzes.

A árvore de natal como pinheiro significa a vida, pois é uma das espécies de árvores que se mantém sempre viva, com forte coloração verde, mesmo em épocas do ano como o outono e o inverno, quando grande parte das árvores costuma perder suas folhas.

O hábito de enfeitar as árvores de natal é uma prática comum entre católicos, ortodoxos e protestantes até mesmo ateus agnósticos.

Qual a origem da Árvore de Natal?

Segundo alguns estudiosos, a árvore de natal surgiu aproximadamente em 1530, na Alemanha, a partir de Martinho Lutero. Ainda segundo a história, Lutero caminhava pela floresta em uma época de inverno, quando avistou um pinheiro, todo coberto de neve. O que chamou sua atenção foram as condições difíceis em que a árvore mantinha suas folhas intactas, proporcionando uma visão belíssima, junto às estrelas no céu. Encantado, Martinho, quando voltou para casa, tentou explicar para seus familiares aquilo que tinha visto, pegou então galhos de pinheiro, algodões (que seriam a neve), algumas velas e outros objetos, com o objetivo de imitar as estrelas. Assim surgiu a primeira árvore de natal.

Veja também. Significado do símbolo ->  Hibisco

Segundo outra linha de pensamento, as árvores de natal foram, sim, criadas na Alemanha, mas não por Martinho Lutero. Na verdade, essa vertente não entrega um nome de criação, diz apenas que a árvore surgiu entre o século XVI e XVIII e que essa tradição chegou aos Estados Unidos e Europa apenas no século XIX. Além disso, foi apenas no século XX que o Brasil passou a usar a árvore de natal em suas comemorações.

Veja também o significado do símbolo Estrela.

Quando devemos montar a Árvore de Natal?

No que diz respeito ao catolicismo, o dia de montar a árvore de natal fica para o final de novembro. Já nos Estados Unidos, a tradição é que se monte a árvore logo após o Dia de Ação de Graças, que acontece na quarta quinta-feira de novembro, ou seja, novamente sua construção fica para o fim do mês.

Uma tradição que talvez não seja seguida por boa parte das pessoas aqui no Brasil é que o correto não seria montar a árvore de uma vez, esse processo deveria durar dias, onde a árvore seria montada pouco a pouco. Assim, os últimos preparativos deveriam ser feitos a partir do dia 17 de dezembro, deixando a árvore pronta até o dia 24, véspera de Natal. Seguindo ainda ao pé da letra as tradições, no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, a árvore deverá ser desmontada. Para quem não sabe, o dia é a data que se celebra a chegada dos Três Reis Magos a Belém, cidade onde se encontrava o menino Jesus Cristo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Biblioteca

símbolo árvore de natal

Por fim, temos na montagem da árvore de natal a estrela de Natal, que também é chamada corriqueiramente de estrela de Belém. Ela é colocada no topo da árvore ou no presépio, e representa a estrela que guiou os Três Reis Magos até o local exato onde menino Jesus havia nascido. Além disso, ela representa a luz do mundo e Jesus Cristo.

A estrela característica possui quatro pontas, representando os pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste) e uma cauda luminosa, que nos faz lembrar um cometa. É bastante comum também usar a estrela de cinco pontas, nesse caso a uma referência ao corpo humano com suas pernas, braços e cabeça.

Veja também os significados dos símbolos Rosa dos Ventos e Bússola.

Cientificamente dizendo, o astrônomo alemão Johannes Kepler afirmou que a conjunção entre os planeta Júpiter e Saturno, na constelação de Peixes, acabou produzindo uma forte emissão de luz vindo dos céu, e que assim se deu a “estrela”.

Na bíblia, a passagem é descrita no Evangelho de Mateus,  relatando a vinda

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz de Caravaca

de sábios do oriente para visitar o Messias recém-nascido, mas como não sabiam a localização exata de seu paradeiro, pediram ajuda do Rei Herodes, que nada os informou, apenas pediu que, caso os Magos o encontrassem, o avisasse. Porém, os Reis Magos seguindo a estrela de Belém encontraram Jesus mas não voltaram ao Rei Herodes para reportar o fato.