Água

O símbolo da água é antiquíssimo e universal, presente nas mais diversas culturas: praticamente todas as mitologias antigas partem de um início de mundo em que tudo era água, devido à sua importância para a manutenção da vida em geral. Não obstante, estes povos também sinalizavam o poder de destruição da água, cuja turbulência e imprevisibilidade causam desastres naturais como enchentes, maremotos, tsunamis, o dilúvio universal, que também está em todas as culturas. Isso, no entanto, abre espaço para se falar dela como símbolo da purificação, da regeneração e da recriação, portanto, da cura.

símbolo água

E não podemos nos esquecer da filosofia antiga, que atribuía à criação de tudo o que existe na natureza aos quatro elementos fundamentais: terra, água, ar e fogo, concepção que alimentou, por exemplo, a alquimia e a astrologia de povos orientais e ocidentais desde a Antiguidade.

Neste texto, vamos conferir um pouco do simbolismo da água. Continue lendo!

Simbologia da água

A água é importante nos mitos dos heróis dos mais diversos povos, pois eles sempre nascem ou renascem dela ou em sua presença. Neste sentido, uma das cenas mais famosas é o batismo de Jesus Cristo, no Rio Jordão, quando se considera que ele nasceu de novo, para enfim começar a realizar sua missão. É este ato que se repete a cada batismo cristão, onde a pessoa é lavada dos seus pecados – é como se morresse para nascer de novo, regenerada. Provável origem da fonte da juventude.

E, por simbolizar a fecundidade, sofrer influência da Lua (que movimenta as marés), ter um caráter imprevisível e movimentos ondulados, foi vista como símbolo do feminino e das emoções, portanto do inconsciente.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz Ansata

Veja também o significado do símbolo Lua.

Água no hinduísmo

No hinduísmo, acredita-se que a vida tenha surgido de um grande ovo que boiava na água, o que faz um paralelo com a placenta materna, remetendo à água como origem e veículo de toda a vida. Não por acaso, nos Vedas é chamada de mâtrimâh, “a mais materna”. Além disso, nas alegorias tântricas ela corresponde ao sopro da vida, o Prana.

Uma das tradições do Ano-Novo no hinduísmo é a lavagem das imagens rituais do divino e dos fiéis, o que representa a regeneração para um novo ano que segue.

Água na mitologia egípcia

Num, o mais antigo deus egípcio, simbolizava as águas primordiais, portanto já existia antes do mundo e participou da criação dele e da vida. Mas, como também tinha como características a turbulência sem limites e a escuridão, simbolizava o poder destrutivo da água, na forma de tempestades e calamidades. Vale lembrar que os egípcios sofriam com as enchentes do rio Nilo, as mesmas que fertilizavam o solo para a produção de alimentos. Ou seja, eles viam a água abraçando a terra para gerar vida.

Não à toa, a deusa do Nilo, Anuket, mais tarde virou também deusa da sexualidade. Seu nome significa “abraçar” ou “aquela que abraça”.

água símbolo

Água na alquimia

A alquimia floresceu em vários povos no Oriente e no Ocidente desde a Antiguidade, e buscava transformar outros metais em ouro por meio da criação da Pedra Filosofal. Acontece que esta Pedra não era exatamente, ou somente, no sentido literal: esperava-se que o alquimista amadurecesse psiquicamente durante sua jornada.

Veja também o significado do símbolo e Pedra Filosofal.

Veja também. Significado do símbolo ->  Chama

Dizia-se, então, que, para ele conseguir a Pedra Filosofal, precisava dos quatro elementos fundamentais: buscá-los em si e refiná-los, para adquirir o equilíbrio (Conjuctio). Desta forma, eram atribuídos a cada um deles uma função psíquica e uma operação alquímica:

  • Terra: realidade externa prática; operação Coagulatio (coagular, solidificar, transformar em terra).
  • Água: pensamento e sentimento; operação Solutio (umedecer, dissolver, regar).
  •  Fogo: pensamento e ação; operação Calcinatio (luz e calor).
  • Ar: a imaginação, a criatividade; operação Sublimatio (transformar em ar).

Veja também os significados dos símbolos Ar e Fogo.

A água era associada ao pensamento e sentimento por sua capacidade de penetrar a Terra: do mesmo jeito, eles penetram a matéria, qualificando-a, permitindo que não ajamos movidos apenas pelos instintos. São eles que permitem as trocas sociais e são maleáveis, como a água adaptando-se a recipientes e vencendo obstáculos. E, mesmo parecendo mais frágeis que a realidade material, podem transformá-la pela persistência.

Mesmo assim, uma pessoa muito Solutio corre o risco de perder-se em sentimentos seus ou de outros, podendo tornar-se muito egocêntrica ou excessivamente dependente dos relacionamentos, porque sem individualidade, vê-se sempre como a vítima.

E, tão-somente como elemento, a água simboliza a purificação, banho, batismo, e é associada ao metal estanho.

Água na astrologia

A astrologia compartilha com a alquimia a concepção dos quatro elementos e dos seus significados no inconsciente humano. Baseada nisso, divide os doze signos entre eles:

  • Terra: Virgem, Touro e Capricórnio.
  • Água: Câncer, Escorpião e Peixes.
  • Fogo: Áries, Leão e Sagitário.
  • Ar: Gêmeos, Libra e Aquário.

Câncer, Escorpião e Peixes são considerados os signos mais emotivos. Por ser esta a sua maior ligação com a realidade comum, o estar junto, o cuidar, o fundir-se com as situações, sobretudo por meio da imaginação, e lidar com inseguranças e medos adquirem grande importância para estas pessoas, que, destas formas, aprofundam-se nas suas trocas com o mundo. Pelas mesmas razões apontadas na alquimia, precisam manter esta característica equilibrada. Por sua vez, pessoas a quem falte este elemento têm mais dificuldade para entrar em contato com suas emoções e necessidades.

Veja também. Significado do símbolo ->  Flor de Lis

Já no horóscopo chinês, que, em vez de se basear no mês, baseia-se no ano, diz-se que pessoas que nascem em anos que terminem em 2 ou 3 são de água, independentemente do animal sob o qual nasceu. Assim, fala-se em Porco-Água, Galo-Água etc. Reconhece-se a mesma característica emotiva da água que na astrologia ocidental, mas aqui ela aparece de maneiras diferentes, de acordo com as características de cada animal. Por exemplo, enquanto o Porco encara seus sentimentos de um modo mais sociável, o Galo, que é naturalmente tímido, tende a externá-los mais artisticamente.

 Sonhar com água

  • Sonhar com água limpa: quer dizer uma fase de serenidade na sua vida. Aproveite!
  • Sonhar com água suja, contaminada: você passará por alguns problemas, pessoais ou profissionais.
  • Sonhar com água parada: se limpa, período de estabilidade e leveza; se suja, você terá problemas.
  • Sonhar com água correndo: sinaliza mudanças na sua vida.