Cereja

A cereja, apesar do seu tamanho pequenino, é uma fruta que sempre chamou a atenção, graças à sua cor vermelha intensa, que está entre o vermelho e o vinho (embora haja espécies de coloração amarela). Esta cor também é um dos fatores responsáveis pela imensa gama de significados da cereja, como veremos a seguir.

A cerejeira é originária do Oriente, principalmente Japão e China, e pode estar entre as primeiras árvores frutíferas cultivadas pelo homem. Hoje ela tem de 300 a 400 espécies espalhadas pelo mundo todo, incluindo o Brasil. Outro grande destaque dessa árvore, chamada no Japão de sakura, são suas belas floradas, que ocorrem no final do inverno e início da primavera no hemisfério norte, que são motivo de festas não menos famosas nesse país, as Hanami, palavra que significa “contemplar as flores”.

Quer saber mais sobre o símbolo da cereja, sua presença em tatuagens e propriedades da fruta? Então, continue lendo!

Significado do símbolo da cereja 

Os três países que mais deram significados à cereja foram o Japão, a China e a Índia. Mas, o geral é o seguinte: ela sempre foi usada para simbolizar a pureza, a beleza feminina, a castidade e a inocência, embora seja um símbolo ambivalente, porque, dependendo do contexto, a cereja e o erotismo podem estar intimamente ligados: também pode querer dizer luxúria, perda da virgindade, busca do prazer – sua cor pode ser associada ao hímen feminino, enquanto sua forma o é aos testículos ou seios, principalmente em conversas mais quentes no whatsapp.

Outro ponto que ajuda a dar esses significados é que a cereja pode ser considerada virgem enquanto está presa aos galhos, mas, quando se solta e cai no chão, é porque amadureceu. Além disso, seu sabor, caracteristicamente doce, sempre convida a prová-la.

Veja também. Significado do símbolo ->  Onça

A lenda do seu surgimento vem do Japão: quando a princesa Konohana Sakuya Hime caiu do céu perto do Monte Fuji, transformou-se na flor de cerejeira. Como as cerejeiras florescem pouco antes da colheita do arroz, considerado sagrado para muitos japoneses, e a base da sua alimentação, existe a ideia de que as floradas darão ideia de como será essa colheita, se farta ou não. Outra curiosidade é que a cereja também pode ser associada à inocência da nudez, porque suas flores vêm antes das folhas.

As flores também participam do simbolismo. Por terem vida curta, são associadas, no Japão, à efemeridade da vida, portanto servem como alerta para que aproveitemos cada momento da melhor forma possível. Por causa disso, e pela necessidade de se romper a polpa vermelha para se chegar ao caroço da fruta, os samurais se faziam representar por ela, pois sua filosofia de vida era romperem barreiras para chegar ao mais fundo de si mesmos, e estarem preparados para morrer a qualquer momento.

Curiosamente, na China antiga, seu significado era oposto: a longevidade e eternidade, talvez porque também fossem um símbolo do amor – e, por conta disso, suas folhas são usadas nos chás das cerimônias de casamento.

Na Índia, a sakura é considerada sagrada, de tal maneira que se acredita que tê-la em casa garantirá que, a esse lar, nunca faltará nada. Ou seja, ela também pode ser associada à prosperidade e sucesso.

Veja também. Significado do símbolo ->  Palhaço

Características da cereja

Há espécies de cerejeiras que dão frutos comestíveis, há as cujos frutos não são comestíveis e existem ainda as que não dão frutos. Seu fruto é cientificamente considerado uma drupa.

Dentre as que dão frutos comestíveis, há as cerejas doces, que podem ser comidas in natura, e as azedas, mais bem aproveitadas como ingredientes em tortas, conservas, compotas, doces, sorvetes, coquetéis, entre outros, dando-lhes até um toque de elegância. Algumas espécies também oferecem madeiras consideradas nobres, boas para construção.

As cerejeiras que não dão frutas são muito aproveitadas para decorar ambientes, principalmente no Japão.

As propriedades da cereja, considerada uma fruta pouco calórica, incluem:

  • Diurética;
  • Laxante;
  • Refrescante;
  • Combate radicais livres (pode inclusive ser usada na indústria de cosméticos), gota, artrite e outros tipos de reumatismo;
  • Reduz o ácido úrico;
  • No entanto, se ingerida em excesso, pode causar problemas no estômago, pelo excesso de tanino. O consumo ideal é 200 a 300g por dia.

Tatuagem de cereja

A tattoo de cereja é muito procurada principalmente por mulheres que querem fazer referência à sua feminilidade e beleza. Mas também podem ser atribuídos outros significados: por exemplo, se pintada ainda no ramo, ela simboliza castidade, enquanto que, se madura ou até mordida, pode falar sobre busca do prazer, e até mesmo ser uma insinuação de como suas donas são verdadeiras tentações, por serem tão doces e apetitosas quanto as próprias cerejas!

Veja também. Significado do símbolo ->  Rosa dos Ventos

Além disso, são muito procuradas por mulheres bronzeadas, pois a combinação de cores fica muito bonita, e nesse caso costumam ser tatuadas na barriga ou próximo da virilha. 

Também pode haver o desejo de um casal manifestar a eternidade do seu amor. No entanto, como é mais difícil ver homens aceitando-a como uma tatuagem de casal, muitas mulheres tatuam a fruta e colocam o nome do parceiro no desenho.

Cereja na aparência e decoração

A tonalidade da cereja é queridinha em vários aspectos: cor de cabelo ou das unhas, numa peça ou detalhe de roupa, numa parede ou em parte da decoração do escritório.

Isso porque os olhares são naturalmente atraídos para ela – o vermelho tem a propriedade de estimular nossas conexões cerebrais, e por isso estudiosos costumam dizer que ele é ideal para estimular mais atividade em ambientes de trabalho.

No entanto, é bom não exagerar e pintar todo o ambiente com essa cor, ou colocá-la na presença de pessoas já naturalmente agitadas. Do contrário, enquanto estas apenas ficarão mais elétricas do que já são, pessoas mais calmas não funcionarão no seu melhor, por ficarem ansiosas com esse hiperestímulo!