Símbolos

Coiote

coiote tattooO símbolo e a simbologia do coiote podem ter duas interpretações. Algumas lendas dizem que o coiote é um símbolo de mau agouro e de desgraça. Outras culturas dizem que o simbolismo do coiote é relacionado à sabedoria, intuição e iluminação. O coiote também pode simbolizar a família, pois normalmente vivem em bandos, mas geralmente são seres solitários, que caminham sem companhia.

Nas doutrinas espiritualistas, o significado do coiote é de se conectar a sua intuição, a fonte de tudo, e utilizar, a partir do que foi intuído, a inteligência e a astúcia para a sobrevivência.

Os coiotes também são muito utilizados como símbolos de independência, pois eles, andando sozinhos, caçam suas presas e sobrevivem sem a ajuda de outros da mesma espécie, inclusive, afastando-se de seus possíveis predadores, como o homem.

O coiote também pode representar, nas doutrinas espiritualistas, a lei do retorno, ou a justiça divina, no conceito de que tudo o que fizer ao outros também será feito a você. Se você conceder amor e benevolência ao outro, também será concedido a você amor e benevolência. Se você atuar para a desgraça e o mal alheio, a desgraça e mal também chegarão à sua porta.

O coiote ensina como inteligência e trapaça caminham juntas, e como devemos ter consciência sobre as atitudes que chamamos de inteligentes, mas que podem ser verdadeiras mentiras para qualquer área da vida, seja profissional, seja amorosa, seja pessoal.

O uivo do coiote é considerado um som divino e toca profundamente a alma. Muitas pessoas possuem, inclusive, uma fobia contra o uivo. Tanto é que, por muitas vezes, o barulho foi utilizado como som para provocar o medo inconsciente das pessoas em filmes e séries de terror, em meados dos anos 1960 e 70.

Resumindo, o coiote é um símbolo de profundo autoconhecimento em que podemos nos enganar e acabar por trapacear outras pessoas acreditando que a nossa intenção é boa e justa. Por isso, quando se deparar com um coiote em sonho ou como um símbolo forte em sua vida, analise suas ações e palavras e veja se você não está se enganando, pois ele é sempre tido como o trapaceiro.

Coiote para os índios

O coiote para os índios norte-americanos é uma criatura de extremo mau agouro, sendo os criadores da morte. É considerado o ser mais nefasto de toda a criação, responsável por tudo que há de perverso no mundo. Em outras palavras, um gênio muito mal.

São inúmeros os contos que os índios relatavam sobre os coiotes. Nessas lendas, muitas vezes, o simbolismo do coiote está ligado com o mal que há em nós. Ou seja, a nossa própria capacidade de causarmos mal a outras pessoas e de utilizar a inteligência para atitudes não virtuosas.

Coiote figura mitológica

Como figura mitológica, o coiote, na cultura norte-americana, é extremamente simbólico e importante. Para os norte-americanos nativos, os índios, os coiotes foram o primeiro povo a habitar a Terra, antes mesmo de qualquer espécie animal, e muito milênios antes dos humanos chegarem ao mundo.

Logo, toda a criação dos animais e, inclusive, dos humanos, foi realizada pelos coiotes.

Ainda na mitologia nativa norte-americana, o coiote é considerado um animal trapaceiro e traiçoeiro, no entanto, existem cultos para o coiote, pois ele ensina também sobre independência e sobrevivência na natureza.

Uma outra característica mitológica poderosa do coiote é que ele só mata para se alimentar, diferentemente do homem, que mata por matar, segundo os nativos norte-americanos.