Símbolos

Escaravelho

Para alguns, o Escaravelho é um inseto que passa uma imagem mística e assustadora, para outros, ele é louvado como símbolo sagrado. Há também os amantes dos animais e biólogos, que o amam e acham esse grande besouro um ser, acredite se quiser, fofo! Parecido com um rinoceronte, a simbologia do escaravelho traz diversas histórias interessantes. Confira a seguir:

Símbolo do Escaravelho

O escaravelho é um inseto da família dos Escarabeídeos. São espécies de besouros coloridos e pesados que se tornaram um símbolo sagrado do Egito Antigo, cujo significado oferece uma nova atmosfera cósmica, repleta de elementos que funcionam como um verdadeiro guia, indicando forças criativas.

Seu simbolismo se refere à eternidade (ou ressurreição) e sabedora, uma vez que ele é o representante do Sol, que renasce dele mesmo, igual a um deus que sempre retorna e detém a sabedoria divina.

Veja também o significado do símbolo Sol.

Escaravelho na Arte Egípcia

O escaravelho na arte egípcia sempre foi representado com o Sol entre e suas pernas, da mesma forma como carregava seus excrementos, fruto de uma analogia com um deus solar que renasce e gera a si mesmo. Não é à toa que o inseto ficou conhecido como Khefri, o deus do Sol Nascente, responsável pela movimentação do Sol.

Veja também o significado de Cruz Ansata.

Poderes Místicos do Escaravelho

Os escaravelhos-do-esterco eram vistos como figuras sagradas que fortificavam as plantações e os solos, pois formavam bolas com os excrementos de outros animais e as distribuíam nas plantações e, assim, as fortaleciam.

A respeito de seus poderes místicos, o escaravelho retém os dons de eternidade e forças cósmicas, sendo um mensageiro que nos mantém cientes de como o destino  é resultado das escolhas que fazemos, e a sina é fruto de nossas reações a ações externas, estando, ambos, presentes no curso de vida; sua energia animal aponta para criatividade e imaginação, e seus ensinamentos se voltam para viagens astrais e conhecimento sagrado.

Escaravelho como talismã

Os antigos egípcios eram extremamente supersticiosos e usavam o escaravelho, vivo ou morto, como amuleto da sorte e talismã, que acreditavam afastar espíritos malignos, proteger os corações dos mortos e trazer boa sorte.

Tatuagem de Escaravelho

Em função disso, hoje em dia não é tão difícil encontrar tattoos de escaravelhos, cujas inspirações partem da cultura egípcia de amuleto, para a marca de sorte e proteção em corpos.

Geralmente são representados com asas de falcões, e simbolizam a capacidade de um indivíduo de persuadir Osíris, deus do julgamento na mitologia egípcia, a deixá-lo em vida após a morte. Sendo assim, a tattoo de escaravelho pode simbolizar uma crença na vida póstuma.

Curiosidades sobre escaravelho

Registra-se que os primeiros escaravelhos surgiram no Mediterrâneo e, hoje, chegam a mais de 20 mil espécies diferentes no mundo todo, sendo comum encontrar da espécie escavador em cemitérios, por conta do solo úmido e fértil.

O inseto também costumava ser usado por crianças dos países africanos como brinquedo e, ainda, inspirou o nome de um livro brasileiro que fez muito sucesso, que ainda rendeu uma produção cinematográfica, titulada “O Escaravelho do Diabo”.