Símbolos

Timão

Indicar uma direção, orientar, guiar, conduzir. São alguns dos significados presentes no símbolo timão, que vem do latim “temo”, que quer dizer eixo de carroça.

Muito popular entre marinheiros e amantes da vida no mar, o timão é usado como tatuagem para quem quer demonstrar na pele a paixão pela atividade marítima. Também está presente em nosso imaginário, na imagem de antigos piratas, conduzindo a caravela, em filmes e desenhos animados.

Sem esquecer que Timão é o apelido carinhoso de um dos times mais queridos do estado de São Paulo e do Brasil: o Corinthians.

Agora que você já viu quantos sentidos existem nessa palavra, embarque com a gente nesse rápido passeio pelos simbolismos do timão.

O que é timão de navio?

No universo náutico, o timão de navio, também conhecido como leme ou roda de leme, é o “volante” da embarcação. Essa ferramenta tem por função orientar e conduzir o navegante nas águas, em direção ao seu destino.

Nos tempos antigos, em naus e caravelas, a roda de leme ou timão era feito de madeira, como até hoje aparece nas imagens simbólicas. Nos veleiros de hoje, o mais comum é o de alumínio.

Assuma o comando, timoneiro!

Na prática do iatismo, chamamos timoneiro à pessoa que comanda a embarcação, por meio do timão. Ele tem que ter firmeza e, ao mesmo tempo, serenidade para conduzir a embarcação com leveza. Graças ao timão, é possível mudar o rumo, desviar de obstáculos e prosseguir na rota certa.

É por isso que, no sentido figurado, timão simboliza governo ou comando.

Simbolismo do timão

Quando falamos em timão, pensamos não apenas no instrumento (aparelho), mas no seu sentido simbólico: o ato de guiar, dirigir, direcionar.

É por isso que, na simbologia do timão, podemos incluir características como: bom-senso, sentido, orientação, prudência, firmeza e espírito de liderança. Assumir o timão é tomar o comando, exercer a liderança e guiar em direção ao rumo certo.

Da mesma forma, a expressão popular “perder o leme” ou “perder o timão” significa perder o rumo, ficar desnorteado, sem direção.

Para quem é ligado ao universo marítimo, o símbolo timão também está associado a outros elementos, como o farol e a âncora. E assim como estes, oferece várias leituras e simbolismos em nossa vida.

O símbolo do timão no Corinthians

Quem hoje vê o timão no escudo do Corinthians, mal sabe que, quando o time nasceu, em 1910, nem tinha escudo. Somente em 1940 ele começou a ganhar as formas mais próximas das atuais, com uma âncora e dois remos vermelhos, em uma referência aos esportes náuticos, em alta na época.

O escudo foi criado pelo artista Francisco Rebolo Gonsales, que havia sido jogador do time. As formas do escudo foram se modificando com o passar do tempo, até chegar à década de 1990, quando foi adicionada a ele, uma estrela pela conquista do primeiro título do Campeonato Brasileiro. A âncora e o círculo central também sofreram mudanças estéticas. Outras estrelas foram adicionadas: em 1998 e 1999, pela conquista do Brasileirão; em 2000, pelo Mundial de Clubes da FIFA; e em 2005, pelo Campeonato Nacional.

Por coincidência ou não, o símbolo do timão acabou criando um nome popular para o time paulista, visto que a palavra “timão” também é o aumentativo de time, ou seja, um grande time.

A tatuagem de timão

Muito popular entre pessoas ligadas ao mar, seja como ofício ou lazer, a tatuagem de timão remete essencialmente a marinheiros, aventuras, mar e coragem. Trata-se de uma tatuagem mais comum em homens.

A simbologia do timão em tatuagem está associada a orientação, caminho, destino e liderança. Tatuar um timão ou leme no corpo é manifestar o desejo de assumir o comando de sua própria vida, de ter uma direção (orientação) certa ou ainda, a necessidade de conquistar e desbravar novos mares.

No universo da tatuagem, quem escolhe o símbolo do timão acaba tatuando outras imagens associadas ao universo marítimo, como âncora e remo. A tattoo de timão também remete à coragem e prudência dos grandes líderes.

O timão no Budismo

O budismo, doutrina oriental propagada por Buda, é composto de vários símbolos. Um dos mais conhecidos é a Roda do Dharma, também chamada de Dharma-chakra ou Roda da Lei.

Para os seguidores dessa doutrina, esse símbolo, representado por um timão de oito pontas, personifica o sentido cíclico da vida nas culturas orientais. Os oito raios simbolizam o “caminho óctuplo” ou “caminho das oito vias”, ensinadas por Buda para se alcançar a iluminação.

São estes:

Envolvendo as oito pontas do timão, na Roda do Dharma estão dois círculos: o maior, que representa a Samsara, “roda de renascimentos” e o menor, que simboliza o Nirvana, que é a libertação do sofrimento e auge da felicidade.

Veja também os significados dos símbolos: