Símbolos

Xadrez

Xadrez é um jogo de tabuleiro com origem na Pérsia e na Índia e teve seu formato definitivo como conhecemos hoje na Europa.

Simboliza, esotericamente, a luta do homem com ele mesmo, espiritualmente, o lado branco contra o lado negro. O lado da luz contra o lado das trevas.

O xadrex é o símbolo da luta pelo equilíbrio interior. As cores pretas e brancas da simbologia do xadrez representam ainda o Yin Yang asiático, que significa a dualidade do mundo e de tudo que nele existe. Homem e mulher, luz e trevas, dia e noite, positivo e negativo.

Veja também o significado do símbolo Yin Yang.

Também significa a desigualdade social, posto que as peças do xadrez ocupam posições de mais ou menos destaque e possuem movimentos mais ou menos importantes.

Simboliza ainda o valor do sacrifício, pois é muito comum, numa partida de xadrez, o jogador ter de sacrificar peças para tentar ganhar a partida. Ou, em outras palavras, é uma lição moral na qual é melhor perder a batalha naquele momento do que perder a guerra.

O fim do jogo de xadrez é o xeque-mate, expressão árabe que significa “o rei está morto”. E tal jogada fatal só pode ser realizada por duas peças, então pode-se dizer que o xadrez simboliza também que ninguém ganhar uma guerra sozinho. Que as batalhas da vida devem ter apoio de pelo menos outra parte para se conseguir vencê-las.

Peças do xadrez

O xadrez possui diferentes peças, sendo elas:

Tatuagem de xadrez

A tattoo de xadrez, muito utilizada por homens e maçons, representa a dualidade da vida. Representa também que, muitas vezes, a vida é apenas um jogo, em que existem os dois lados, a luz e as trevas, e vence que conseguir se movimentar melhor e vencer os desafios.