Símbolos

Fogo

fogo símbolo A maneira que conhecemos a sociedade humana ocorreu a partir do momento em que o homem passou a dominar o Fogo. Antes desse domínio, o homem vivia igual às demais espécies de animais, ou seja, com uma limitada capacidade de comunicação. Isso pode ser atribuído a um intelecto em desenvolvimento.

Nessa perspectiva, uma vez que o homem teve o domínio do fogo, o cérebro humano se expandiu e proporcionou a ele seu crescimento.

Os indivíduos estavam sujeitos a utilizar esse elemento apenas quando ocorriam queimadas, que poderiam ser decorrentes de causas naturais e/ou de descargas elétricas dos raios, antes das técnicas de controle do fogo.

Uma vez que esse domínio ocorreu, inúmeros avanços foram conquistados, sejam eles:

É inegável a importância do fogo devido ao seu múltiplo uso na praticidade diária na vida humana, que possui um valor diferente para cada povo e cultura.

O que significa Fogo

O fogo significa a vida, iluminação, paixão, o conhecimento intuitivo e espírito. Diante disso, tanto no Ocidente quando no Oriente, o Fogo remete a um símbolo regenerador e purificador.

No que tange ao significado sobrenatural do fogo, ele vai desde as almas errantes até o espírito divino.

Simbologia de Fogo

O fogo simboliza renascimento e renovação. Sob outra perspectiva, também possui um aspecto destruidor. Isso pode ser imaginado pelo fogo do inferno, que representa o ato de arder eternamente sem possibilidade de regeneração.

O culto ao fogo pode ser encontrado nas lareiras, nos lares e em todos os povos. É possível notar, por exemplo, no Candomblé, uma forte relação com os elementos da natureza. Xangô, que é a entidade mais popular, é miticamente um rei. Ele tem o fogo como seu principal elemento natural. Além disso, muitos adeptos do Candomblé realizam inúmeras festividades ao longo do ano na presença de fogueiras.

Simbolismo do Fogo no Zodíaco

O elemento Fogo, junto com a Água, Terra e Ar é um dos quatro elementos tradicionais do Ocidente. Ele está presente em todas as grandes religiões, na alquimia, astrologia e na maçonaria.

Ainda nessa perspectiva, Fogo é o elemento dos signos Áries, Leão e Sagitário. Fogo rege o Planeta da Guerra, Marte, que, por sua vez, rege apenas um signo do zodíaco: Áries.

Associação ao Fogo

O fogo também é visto como símbolo de purificação em culturas agricultoras, que representa os incêndios dos campos. Ele é muito usado, também, em rituais de passagem como símbolo de purificação, dado a sua qualidade de purificação.

Nos rituais de morte e nascimento, o fogo é associado à água, seu princípio antagônico. A purificação através do fogo é complementar à purificação que a água exerce, que também é regeneradora.

Em contrapartida, o fogo se distingue da água por simbolizar a purificação através da compreensão, que pode ser desde a forma espiritual até a verdade.

Cabe destacar que os rituais de cremação são oriundos da acepção do fogo como um mensageiro entre o mundo dos vivos e dos mortos. Ademais, o fogo possui um simbolismo sexual intrinsecamente ligado à sua obtenção por fricção, que consiste em um movimento de vai e vem. Além dessa imagem nos remeter ao ato sexual, é visto como resultado de uma união.

Veja também o significado do símbolo Leão.