Símbolos

Pantera

A pantera negra exerce enorme fascínio sobre o imaginário humano, desde muito antes de Cristo. Religiões baseadas na relação dos humanos com os animais, como o xamanismo, fizeram dela um dos seus símbolos mais poderosos de jornada espiritual.

Dizem que pessoas que a têm como guardiã têm desejo de poder, e normalmente conseguem o que querem com menos esforço. Mesmo preferindo a solidão, entendem como as pessoas funcionam por conseguirem enxergá-las mais a fundo, enquanto sua intimidade permanece um mistério para a maioria.

Ficou interessado? Continue lendo para conhecer mais a respeito do simbolismo da pantera!

Simbologia da pantera

A pantera negra na verdade é uma variação com mais concentração de melanina do leopardo (quando na África e na Ásia), do puma (na América do Norte) ou da onça-pintada ou jaguar (nas Américas Central e do Sul). Tanto que é possível, dependendo da iluminação no animal, enxergar suas manchas no pelo preto. Além disso, estes três animais citados são felinos do gênero Panthera.

Por causa da cor, a pantera no xamanismo simboliza a força feminina, relacionada à Lua, portanto à noite, ao obscuro e à morte (portanto, também ao renascimento). Ela se opõe ao jaguar ou leopardo, que representam o lado solar do poder.

Veja também os significados dos símbolos Onça e Lua.

O modo de vida da pantera na natureza é usado para explicar a atitude diante da vida da pessoa cujo totem é este animal. A pantera não tem o costume de andar em bandos (exceção feita à mãe com seus filhotes). A visão destaca-se: além de enxergar bem no escuro, seus olhos funcionam de forma independente, permitindo-lhe ampliar a imagem do que observa (e assim enxergar detalhes) e calcular distâncias: é a visão binocular. Olfato e audição também são muito apurados, e ela se aproveita disso para monitorar cuidadosamente o alvo antes de atacá-lo, o que quer dizer que o mata gastando o mínimo de energia – mas também tem suficiente resistência física se precisar persegui-lo numa corrida.

O equivalente nos seres humanos é aquela pessoa que não se encaixa em grupos, levando uma vida solitária por opção e ouvindo mais que falando. Não obstante, é extremamente elegante, e por isso atraente, e parte do seu poder de atingir objetivos vem daí. Sedutora, desperta nos outros o desejo de colaborar com ela, ou seja, cultiva intensas paixões e lealdades, o que também lhe acarreta grandes responsabilidades.

Pode dividir opiniões, pois algumas pessoas não gostarão dela por estar sempre no comando. Apesar de muitas vezes tomar a frente em situações difíceis, também é capaz de esperar o momento certo para agir, por observar bem tudo o que acontece à sua volta antes, e depois conseguir o que deseja com uma tática certeira. Então, pode-se dizer que suas grandes forças são sua intuição e seu charme.

Misticamente falando, o símbolo da pantera representa a pessoa que não teme enfrentar as próprias trevas, isto é, seus grandes medos e traumas, a fim de recuperar sua força psíquica original. Por isso, nas religiões antigas, a pantera (e o leopardo e o jaguar) também era o símbolo dos sacerdotes que já haviam enfrentado a si mesmos, e por isso eram capazes de transitar pela luz e pelas trevas com a mesma desenvoltura. Não por acaso, algumas panteras desenvolvem clarividência ou outros canais inconscientes – algumas já nascem voltadas para o lado mais místico da vida.

Sonhar com pantera

Conforme o xamanismo, isso costuma acontecer com pessoas cujo totem é a pantera. No geral, quando alguém sonha com ela pela primeira vez, significa que está pronto para explorar o seu inconsciente, o que não será uma viagem agradável.

Além de precisar enfrentar seu lado-sombra, as energias reprimidas do inconsciente serão liberadas, e a pessoa experimentará um período em que não poderá contar com sua razão para agir, ou seja, terá atitudes irracionais: de sensualidade aflorada e paixões irrefreáveis (o que pode ser uma bela oportunidade para se descobrir sexualmente e resolver possíveis problemas nesse campo!) ou loucura. Isto pode ser interpretado como ter acesso a outras opções de ação e de visão de mundo.

Por outro lado, também é grande o número dos que sonham com ela pela primeira vez depois de passar por um período de perda; neste caso, ela representa renascimento.

Tattoo de pantera

A tatuagem de pantera é considerada feminina, embora homens também a façam. Pode ser tatuada tanto de corpo inteiro como só a cara. Algumas mulheres também a associam com flores, principalmente na cor vermelha.

O objetivo é simbolizar poder, vontade de lutar pelo direito de viver conforme se deseja. Também remete à coragem de se caminhar pelo mistério do inconsciente sempre que for necessário.

Há também quem veja a seguinte dualidade na pantera: amorosa com os filhos (a pantera-fêmea os cria sozinha), mas agressiva com os intrusos do seu território.

Pantera Negra

Pantera Negra, cujo nome original é T’Challa, foi o primeiro herói negro da Marvel, criado por Stan Lee e Jack Kirby, em 1966. Príncipe, e depois rei, do fictício reino africano de Wakanda, sua personalidade, habilidades e trajetória pela vida têm muito do que o símbolo da pantera representa:

Um belo representante não apenas para os protegidos da pantera, mas também para os povos da África, como se pode ver no filme lançado em 2018.