Símbolos

Pimenta

Graças à sua coloração viva (principalmente quando vermelha ou amarela) e ao seu sabor ardido, a pimenta, além de ser um dos temperos mais utilizados ao redor do mundo, também é fortemente usada como amuleto contra mau-olhado e energias negativas em geral, além de atrair sorte e prosperidade. Não bastasse isso, também é bastante associada com sensualidade e sexualidade.

Mas, afinal, como e por que estas associações foram feitas ao longo da história? Conheça aqui a simbologia da pimenta e descubra!

Origem da pimenta

Essa planta, do gênero Capsicum, apareceu primeiro na América Central, na região do México, por volta de 7000 a.C. Logo chegou à América do Sul. Calcula-se que começou a ser cultivada há mais ou menos 5 mil anos, antes mesmo de povos como astecas, maias e incas, o que faz com que seja considerada a planta de cultivo mais antigo no continente americano. Foi usada como tempero, remédio e para conservar alimentos, e esses povos já a plantavam sabendo quais espécies usar para cada função.

Ela começou a se espalhar pelo mundo a partir da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492, que, ao procurar pimenta-do-reino – que é um grão preto também ardido originário da Ásia do gênero Piper –, encontrou as pimentas vermelhas, que logo começaram a ser comercializadas na Europa e na Ásia. Hoje, são cultivadas e consumidas em todo mundo. Há mais de 200 espécies registradas, e algumas das quais são misturas de espécies.

Ao contrário do que diz o senso comum, nem todas elas são ardidas – existem as menos picantes e as que são consideradas doces. A substância que confere o ardor à pimenta chama-se capsaicina, que atua diretamente nas células nervosas da língua. Quanto maior sua concentração, maior a ardência. Existe até mesmo uma escala para medir o nível de pungência nas pimentas: a Escala Scoville.

A pimenta tem benefícios à saúde comprovados cientificamente:

Simbolismo da pimenta

O significado místico da pimenta

Por sua coloração intensa e pungência, os antigos já relacionavam a pimenta com a capacidade de espantar energias ruins (principalmente mau-olhado ou olho gordo, a ideia de que alguém pode ser seriamente prejudicado por ser alvo de muita inveja). Portanto, também devia atrair sorte e prosperidade, uma vez que a planta tem a tendência de limpar um ambiente muito carregado negativamente. Esta crença é facilmente encontrada até hoje em diferentes lugares do mundo.

Por isso, não é incomum ver pessoas usando pimenta como pingentes ou tatuagens, em diferentes partes do corpo: pescoço ou colo, punhos, braços, tornozelos, pés etc.

Da mesma forma, muitos mantêm um vasinho de pimenta na entrada de casa, pois acreditam que a planta absorve a energia negativa. Quando isso acontece, ela seca e morre, então é necessário substituí-la.

O símbolo da pimenta também é usado nos mais diversos rituais religiosos, como bruxarias, oferendas e rituais.

Pimenta na umbanda é considerada um alimento quente, portanto é associada ao fogo. Mentores espirituais como Exu e Preto Velho fazem uso da pimenta para renovação espiritual, limpando energias.

Veja também o significado do símbolo Fogo.

Pimenta na sexualidade

Sempre foi considerada um afrodisíaco, devido às suas cores vibrantes, formato e sabor picante. Estas características têm paralelo com o que se sente durante a atividade sexual. As cores tornam o fruto atraente ao olhar, seu formato é fálico e o sabor ardido, além de provocar o desejo de continuar provando-o, também pode causar prazer, por ativar os hormônios do bem-estar, analgésicos naturais contra dores.

Além disso, o fato de acelerar o bombeamento do sangue também contribui para estimular os órgãos genitais e aumentar o vigor viril. Também libera cheiros corporais que funcionam como atrativos sexuais.

E, por fim, a pimenta simboliza a boa saúde, devido aos benefícios listados acima.

Expressões com pimenta

O uso da pimenta chegou também a algumas expressões bem conhecidas da nossa língua, tais como:

Tatuagem de pimenta

Tattoos de pimenta podem ter diferentes significados, dependendo da pessoa e da sua localização no corpo: