Símbolos

Jardim

Jardins suspensos da Babilônia, Jardim do Éden de Adão e Eva, Jardim Botânico, Jardim Japonês, Jardim de Inverno. As referências são diversas e sempre que pensamos na palavra jardim, surge em nossa mente a imagem agradável de flores e folhagens, oferecendo um espetáculo de cores ao olhar. Nada mais belo que um jardim florido e bem cuidado.

Porém, a simbologia do jardim é bem mais complexa do que se pode imaginar. Conheça os significados e simbolismos que envolvem o termo desde a Antiguidade até os dias atuais.

Significado de Jardim

No dicionário, denomina-se jardim um espaço geralmente fechado, onde se cultivam plantas, flores, folhagens e arbustos. Os jardins existem desde a Antiguidade, podendo ser suntuosos, localizados em palácios ou modestos jardins de praça. Em hebraico, a palavra também está associada a prazer.

Seja qual for a definição, remete a um local agradável, florido e de grande beleza e harmonia, por isso cuidar ou desfrutar de um jardim é sempre uma experiência prazerosa.

O Jardim na Bíblia

Nas passagens bíblicas, o símbolo jardim ressalta a perfeição e a pureza espiritual, além de representar a presença divina.

Segundo o Livro Sagrado, a história da humanidade começa no Jardim do Éden, onde viveram Adão e Eva, os primeiros habitantes da Terra, criados por Deus.

O Jardim do Éden personifica o paraíso, um lugar de paz e tranquilidade, onde Adão e Eva viveram em estado de graça e felicidade, antes de serem expulsos, por traírem a confiança do Criador.

Além do Éden, mais dois jardins são citados na Bíblia:

Outras referências ao Jardim na Bíblia

Há ainda várias passagens sobre jardim na Bíblia, como, por exemplo, no Cântico dos Cânticos, onde ele é considerado um símbolo da feminilidade e fonte de delícias.

“O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de especiarias, para descansar e colher lírios. Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele descansa entre os lírios”. (Cânticos, 6:2-3)

“Suas faces são como um jardim de especiarias que exalam perfume. Seus lábios são como lírios que destilam mirra”. (Cânticos, 5:13)

Simbolismo do Jardim em culturas diversas

Desde os tempos mais remotos, os jardins são elementos simbólicos importantes em diversas culturas. Embora a simbologia varie, todos os povos o consideram um sinal do sagrado e a representação do cosmo em menor escala.

Para a civilização egípcia, os jardins eram objetos de dedicação especial na decoração dos palácios.

Na antiga Roma, eram cultivados com esmero os mais suntuosos jardins, decorados com estátuas e fontes.

Na antiga Pérsia (atual Irã), o espaço era considerado fonte de inspiração poética, além de comparado a um oásis.

O Islamismo, por sua vez, considera Alá (Deus) um jardineiro da humanidade.

Já na mitologia grega, um dos mais famosos é o chamado Jardim das Hespérides, onde Zeus, o deus do relâmpago e do trovão, casou-se com Hera, deusa das mulheres e protetora dos nascimentos. Esse jardim simboliza a união, o amor e a fertilidade.

Outra referência famosa são os Jardins Suspensos da Babilónia, uma das sete maravilhas do mundo.

Veja também os significados dos símbolos Zeus, Relâmpago, Trovão e Raio.

Simbolismo do Jardim dos Sonhos

Chamados de abrigos sagrados, os jardins simbolizam o cosmos, cuidado por um jardineiro zeloso, o Criador.

Na interpretação dos sonhos, o jardim simboliza a própria vida do sonhador, mostrando seus desejos, alegrias ou insatisfações. Se o espaço está bem cuidado, indica satisfação pessoal e serenidade. Mas se, ao contrário, estiver abandonado, é sinal de preocupação e necessidade de cuidar melhor de seus interesses. Sonhar com jardim indica a necessidade de uma pausa na vida e um momento de paz e reflexão.

Jardim Japonês

No Japão, os jardins são considerados uma tradição secular, assim como a cerimônia do chá. Herança do Japão Feudal, os jardins japoneses são um espaço místico e sagrado, que tanto podem ser parte integrante das casas, como ocupar espaços maiores em parques, templos budistas e castelos históricos. 

Como criar um Jardim Japonês

Qualquer pessoa pode projetar em sua casa um jardim japonês, também chamado de jardim Zen, por ser um local de paz e espiritualidade.

Nele, cada elemento tem um simbolismo:

Veja também os significados dos símbolos: